Elaborar um fim satisfatório para um filme é um desafio para os cineastas e criar um desfecho emocionante é ainda mais difícil. Mas alguns dos mestres do cinema se sobressaíram nessa arte e fizeram longas capazes de levar qualquer um às lágrimas. Para os leitores que gostam de histórias comoventes, a Bula reuniu em uma lista os dez longas com os finais mais tristes de todos os tempos. A seleção abrange grandes clássicos de diferentes épocas e nacionalidades. Entre os selecionados, estão “Um Corpo Que Cai” (1958), de Alfred Hitchcock; “Espantalho” (1973), de Jerry Schatzberg; e “A Vida é Bela” (1998), dirigido por Roberto Benigni e Grigori Chukhrai.
Jack Terry, um sonoplasta, sai durante a noite para gravar novos sons na cidade. Sem querer, ele grava o barulho de um acidente de automóvel. Depois, Jack descobre que o governador George McRyan, que era apontado como o próximo presidente dos EUA, morreu nesse acidente. Analisando sua própria gravação, ele percebe o barulho de um tiro e começa a investigar uma conspiração por trás da morte do político.
O filme acompanha três trapaceiros que vivem de aplicar pequenos golpes em camponeses e suburbanos de Roma. O líder é o mais velho deles, Augusto. Seus companheiros são Carlo, cujo apelido é Picasso, por querer tornar-se pintor, e Roberto, que deseja ser um cantor conhecido e levar uma boa vida. Ao mesmo tempo em que cometem crimes, esses três amigos tentam lidar com problemas pessoais e familiares.
Arthur Hamilton é um executivo bem-sucedido, mas insatisfeito com a vida. Um dia, ele recebe o telefonema de um conhecido que ele pensava estar morto. Esse amigo apresenta a Arthur uma empresa especializada em “renascimentos”. Ele entra em contato com a organização, que lhe dá a oportunidade de uma nova vida e carreira, mudando de aparência por meio de uma cirurgia. Enquanto isso, todas as providências serão tomadas para que amigos e familiares pensem que ele morreu.
O Vagabundo, personagem de Chaplin, está sem dinheiro, morando nas ruas. Após salvar um milionário bêbado de um acidente, ele ganha mil dólares e decide dar o dinheiro a uma vendedora de flores cega, por quem é apaixonado. A garota usará o dinheiro para pagar a cirurgia dos olhos e ajudar a avó. Mas, quando o milionário recupera a sobriedade, acusa o Vagabundo de ter roubado o dinheiro.
John Scottie, detetive aposentado de São Francisco, sofre de um apavorante medo de altura. Certo dia, um amigo pede a John que vigie sua esposa, Madeleine. Ele aceita a tarefa e começa a seguir a mulher por toda parte. Ela demonstra uma estranha atração por lugares altos, levando o detetive a enfrentar seus piores medos. John começa a acreditar que Madeleine possui problemas psicológicos e tendências suicidas. Aos poucos, ele se apaixona por ela.
Em uma estrada da Califórnia, dois desconhecidos, Max e Lion, estão procurando carona. Max acaba de sair da prisão, após cumprir sete anos por assalto, e Lion é um marinheiro que passou seis anos no mar. O primeiro planeja ir para Pittsburgh, onde pretende abrir um lava-carros, enquanto o segundo quer rever a ex-mulher, a quem abandonou grávida, e conhecer o filho. Os dois começam a conversar e decidem atravessar o país juntos, tornando-se bons amigos ao longo da jornada.
No final do século 19, o dr. Frederick Tavares, cirurgião de Londres, encontra John Merrick em um espetáculo de “aberrações”, no qual ele é apresentado como “O Homem-Elefante”. Merrick é maltratado pelo dono, um animador de circo alcoólatra e sádico. Dr. Frederick se comove e resgata Merrick, acreditando que ele pode se desenvolver intelectualmente para conviver em sociedade.
Durante a Segunda Guerra Mundial, na Itália, o judeu Guido e seu filho, Giosué, são levados para um campo de concentração nazista. Sua mulher, Dora, não é judia e se oferece voluntariamente para ir com sua família. Mas Guido e Giosué acabam sendo separados de Dora. Para proteger seu filho do terror e da violência que os cercam, Guido faz o menino acreditar que eles estão participando de um jogo divertido e cheio de desafios.
Umay é uma alemã de descendência turca. Sofrendo com o marido violento, em Istambul, ela decide fugir com o filho, Cem, de 5 anos. Umay espera encontrar uma vida melhor em Berlim, onde vivem seus familiares. Mas os parentes dela são conversadores e contra a separação, por isso eles exigem que ela se reconcilie com o marido. Como ela se nega a voltar, sua família ameaça enviar Cem para o pai.
Na Itália dos anos 1950, enquanto o país se recupera da Guerra, os idosos sofrem com as miseráveis pensões dadas pelo governo. Em Roma, Umberto Domenico é um funcionário público aposentado que vive em um pequeno quarto alugado. Seus únicos amigos são Flick, um cachorrinho, e Maria, uma jovem empregada que está escondendo a gravidez da família. Com o aluguel atrasado, Umberto recebe um ultimado da dona da pensão, que ameaça despejá-lo.