O primeiro desenho animado exibido no Brasil foi “Pica-Pau”, em 1950, na extinta TV Tupi. Cerca de 70 anos se passaram e o pássaro excêntrico, dono da gargalhada mais icônica da TV, continua fazendo sucesso no país. Assim como Pica-Pau, vários outros personagens marcaram a infância de diferentes gerações de brasileiros que cresceram assistindo os desenhos animados que passavam nas manhãs da TV aberta. Scooby-Doo, Os Flinstones e o icônico Pernalonga são alguns deles. Para os leitores nostálgicos e para os que desejam apresentar essas animações à geração atual, a Bula reuniu em uma lista os 15 melhores desenhos animados de todos os tempos.
Tom e Jerry foi uma das mais influentes séries criadas pelo estúdio Hanna-Barbera. A animação, que se baseava nas tentativas frustradas do gato Tom de tentar capturar o ratinho Jerry, começou a ser produzida em 1940. Até hoje novos episódios e especiais são lançados. No Brasil, o desenho estreou no SBT durante os anos 1980.
O cachorro Scooby-Doo é mascote de um grupo de detetives, formado por Velma, Fred, Salsicha e Daphne. Juntos, eles viajam todo o mundo, sempre em busca de um mistério a ser resolvido. Exibido desde 1969, é o segundo desenho americano com mais temporadas, perdendo apenas para “Os Simpsons”.
Um dos grandes ícones dos desenhos animados da década de 1980, “Caverna do Dragão” foi baseado num jogo de RPG homônimo. A trama acompanhava amigos que eram transportados para o Reino, um universo paralelo, e precisavam encontrar uma forma de retornar para casa. No Brasil, a animação começou a ser exibida em 1986, no Xou da Xuxa.
Considerado um clássico cult dos anos 1980 e 90, o desenho contava a história de He-Man, o homem mais poderoso do universo, que lutava ao lado de seus aliados para proteger o planeta Eternia e o Castelo de Grayskull contra o vilão Esqueleto. A animação, lançada em 1983, foi baseada numa linha de brinquedos da Mattel.
A animação foi um dos maiores sucessos da Warner Bros e tornou-se uma franquia de mídia em todo o mundo. O desenho, lançado em 1930, narrava as aventuras do coelho Pernalonga e seus amigos Patolino, Ligeirinho, Frajola, Piu-Piu, Gaguinho e outros. Chegou ao Brasil em 1962, sendo exibido pela Rede Excelsior.
Criado em 1940, pelo animador Walt Lantz, o icônico personagem foi protagonista de várias séries animadas distribuídas pela Universal Pictures. O desenho de Lantz foi exibido até 1972, mas voltou à TV no fim dos anos 1990, quando se tornou um sucesso também entre as crianças daquela geração. Mascote oficial da Universal Studios, Pica-Pau possui uma estrela na Calçada da Fama.
Os Flintstones foi a animação responsável por transformar a empresa Hanna-Barbera Productions num dos maiores estúdios de Hollywood. A série contava a história de uma família que vivia na Idade da Pedra e tinha um dinossauro como animal de estimação. Primeiro desenho animado a ser exibido no horário nobre nos EUA, “Os Flintstones” foi lançado em 1960.
Inspirado nos quadrinhos “Liga da Justiça”, da DC Comics, a série de animação foi transmitida originalmente entre os anos de 1973 e 1988. Ela conta as aventuras vividas pelos super-heróis Superman, Mulher-Maravilha, Aquaman, Batman e Robin. A base de operações dos heróis era chamada de “Sala da Justiça”.
A série de animação é considerada a mais famosa já produzida pela Disney, pelo fato de ter tido o maior número de episódios: 100 no total. Acompanhava as aventuras do ambicioso Tio Patinhas, o pato mais rico do mundo, e seus amigos. No Brasil, o desenho foi transmitido a partir de 1988 pelo SBT, com dublagem do estúdio Herbert Richers.
Yogi Bear, conhecido como Zé Colmeia no Brasil, foi um desenho criado pelo estúdio Hanna-Barbera em 1961. A trama acompanhava um urso que gostava de roubar as cestas de piqueniques das pessoas que visitavam o parque onde ele morava. Inicialmente, o personagem fazia parte de outra animação, mas devido ao sucesso ganhou seu próprio show.
O desenho, que possui 4 temporadas, começou a ser exibido no Brasil em 1986, pela Rede Globo. A trama contava as aventuras de um grupo de humanoides felinos do planeta Thundera, conhecido como Thundercats. Quando Thundera foi destruído, o grupo teve que fugir para um novo planeta, onde enfrentaram o vilão Mumm-Ra.
Exibida originalmente no início da década de 1960, “Manda-Chuva” tornou-se uma das animações de maior sucesso da época. A história girava em torno de uma gangue de gatos de rua liderada por Manda-Chuva. A Cidade de Nova York, onde se passa a história, foi substituída por Brasília na versão nacional, e a dublagem do protagonista era do ator Lima Duarte.
She-Ra era Adora, a irmã gêmea de He-Man, que foi sequestrada ainda criança e levada para o planeta Etheria. Quando reencontrou He-Man, ela passou a lutar para libertar seu planeta da ditadura de Horda, liderada pelo tirano Hordak e seu exército de mutantes. O desenho foi produzido de 1985 a 1986, pelo Filmation Studios.
Produzida pelo estúdio Hanna-Barbera e exibida originalmente entre 1962 e 1963, “Os Jetsons” corresponde ao desenho “Os Flintstones” e acompanha uma família que vive no futuro, num cenário de muitos avanços tecnológicos. Eles moram em uma cidade suspensa e têm um robô como empregada doméstica
Série animada que marcou diferentes gerações, “Corrida Maluca” foi produzida entre 1968 e 1969, pelo estúdio Hanna-Barbera. Ela narra as tentativas de dez pilotos que competem pelo título de “Corredor Mais Louco do Mundo”. Dick Vigarista e seu cachorro, Muttley, sempre tentam enganar os adversários para saírem na frente.