Para os leitores que gostam de séries dramáticas, a Bula reuniu em uma lista dez das melhores de 2020, que estão disponíveis na Netflix e no Amazon Prime Video, os dois serviços de streaming mais populares no Brasil. As produções selecionadas foram bem avaliadas em sites como Rotten Tomatoes e IMDb, além de terem sido citadas por críticos de grandes publicações, como Esquire, Vulture e The Guardian. “Nada Ortodoxa”, de Maria Schrader, e “Little Fires Everywhere”, de Liz Tigelaar, são algumas das escolhidas. Os títulos estão organizados por ordem alfabética. “High Fidelity”, de Veronica West e Sarah Kucserka; e “P-Valley”, de Katori Hall; estão no canal pago Starzplay, do Amazon Prime Video, mas é possível testar o serviço gratuitamente por sete dias.
Netflix
Betty e Dan Broderick se conhecem na universidade e se casam. Eles passam por algumas dificuldades no início, mas com o passar do tempo Dan se torna um advogado renomado. O casamento dos dois é aparentemente perfeito, até que Dan se apaixona por uma assistente mais jovem, dando início ao “pior caso de divórcio do condado de San Diego”. Para se vingar, Betty começa a agir irracionalmente, colocando a segurança de toda a família em risco.
Nesta série, a comediante canadense Mae Martin interpreta uma versão de si mesma. Recém-chegada em Londres, ela está buscando oportunidades no cenário do stand-up comedy. Em uma de suas apresentações, ela conhece George, uma mulher que se identifica como heterossexual. Mas, as duas acabam se apaixonando, o que gera muitos conflitos. Além disso, Mae tenta lidar com seu vício em álcool e drogas.
Inspirada em uma história real, a série conta a história de Deborah Feldman, que nasceu em uma seita judaica fundada no Brooklyn por sobreviventes do Holocausto. Essa comunidade acreditava que o genocídio era um castigo dado por Deus e que eles deviam obedecer às regras religiosas mais conservadoras do judaísmo. Feldman teve uma infância repressiva e foi obrigada a se casar aos 17 anos. Aos 19, ela decidiu fugir para Berlim.
Beth Harmon, uma menina órfã, descobre que possui um talento surpreendente para jogar xadrez. Ela aprende o jogo secretamente, com o zelador do orfanato. Ao ser adotada por uma família, ela começa a participar de competições — e a ganhar dinheiro com elas. Em pouco tempo, Beth se torna a melhor jogadora dos Estados Unidos. Agora, aos 22 anos, ela precisa encarar o maior desafio de sua vida: derrotar o campeão mundial de xadrez.
A série conta a história de Otis, um adolescente com dificuldade para fazer novos amigos. Apesar de ser virgem, ele é filho de uma terapeuta sexual, que fala abertamente sobre sexo. Então, Otis se considera um especialista no assunto e junto com Maeve, uma colega de classe rebelde, monta uma clínica de saúde sexual clandestina dentro da escola para oferecer terapia aos outros estudantes. Na 2ª Temporada, Otis começa a namorar uma aluna novata, mas na verdade está apaixonado por Maeve.
Filha do rei George VI, Elizabeth II sabe que não terá uma vida comum. Após a morte do pai, ela dá seus primeiros passos em direção ao trono inglês, começando pelas audiências semanais com os primeiros-ministros. Ao longo dos episódios, a série acompanha a jornada da rainha até os dias atuais. A 4ª temporada cobre o período em que Lady Di se casa com o Príncipe William.
Amazon Prime Video
Peter é um homem solteiro na casa dos 40 anos que está entediado com sua vida solitária. A caminho do trabalho, ele encontra alguns cartazes com mensagens enigmáticas. Seguindo o endereço dos flyers, ele chega a um instituto secreto, onde conhece outras três pessoas intrigadas com o projeto. Juntos, eles decidem descobrir quem está por trás da seita e quais são suas intenções.
Obcecada por música e cultura pop, Robyn Brooks está passando por um momento difícil em sua vida. Além de sua loja de discos no Brooklyn estar à beira da falência, ela foi dispensada pelo namorado, Mac. Sem perceber exatamente o que aconteceu de errado em seu relacionamento, Robyn decide encontrar seus ex-namorados para entender por que tem sido rejeitada ao longo dos anos.
Elena Richardson é uma mulher extremamente organizada. Além de ter quatro filhos adolescentes, ela trabalha no jornal da pacata Shaker Heights e administra alguns negócios da família. Ela aluga uma casa para a artista Mia Warren e sua filha, Pearl, que chegaram à cidade recentemente. As duas tentam se aproximar, mas as visões de mundo diferentes acabam criando conflitos irreparáveis. Desconfiada, Elena decide investigar o passado de Mia.
“P-Valley” é centrada em três mulheres negras do sul dos EUA: Mercedes, Autumn Night e Miss Mississipi. Elas trabalham como strippers na boate Pynk, conhecida como o mais badalado “inferninho” do estado. Pelo local, passam todos os tipos de homens: os ricos, os jogadores, os quebrados, os apaixonados e os condenados. Por mais que a realidade da profissão seja dura, as strippers juntam forças para realizar seus sonhos.