A revista “The Hollywood Reporter” fez várias matérias com as melhores séries de 2020, escolhidas criteriosamente pelo time de críticos de cinema e TV da publicação. A Bula reuniu em uma lista os dez seriados citados que estão disponíveis na Netflix e no Amazon Prime Video, os dois serviços de streaming mais populares no Brasil. A seleção abrange séries ficcionais e documentais que se destacaram pela qualidade técnica, roteiro e pelas atuações. “Normal People”, de Sally Rooney e Alice Birch, e “P-Valley”, de Katori Hall, estão no canal pago Starzplay, no Amazon Prime Video; enquanto “Schitt’s Creek”, de Dan e Eugene Levy, está no Paramount+. Mas ambos os canais oferecem um teste gratuito de sete dias.
Netflix

A série se passa anos antes de Saul Goodman conhecer Walter White, o protagonista da série “Breaking Bad”. Em “Better Call Saul”, ele ainda é Jimmy McGill, um advogado de pequenas causas com problemas na vida financeira. Durante os episódios, o espectador acompanha a transformação de Jimmy em Saul Goodman, o defensor e cúmplice do traficante de metanfetamina Walter White.

“Immigration Nation” é uma série documental que aborda os horrores e as consequências da política de repressão à imigração imposta pelo governo de Donald Trump, nos Estados Unidos. É a primeira produção que consegue depoimentos de funcionários do ICE, Departamento de Imigração e Alfândega do país.

Inspirada em uma história real, a série conta a história de Deborah Feldman, que nasceu em uma seita judaica fundada no Brooklyn por sobreviventes do Holocausto. Essa comunidade acreditava que o genocídio era um castigo dado por Deus e que eles deviam obedecer às regras religiosas mais conservadoras do judaísmo. Feldman teve uma infância repressiva e foi obrigada a se casar aos 17 anos. Aos 19, ela decidiu fugir para Berlim.

Beth Harmon, uma menina órfã, descobre que possui um talento surpreendente para jogar xadrez. Ela aprende o jogo secretamente, com o zelador do orfanato. Ao ser adotada por uma família, ela começa a participar de competições — e a ganhar dinheiro com elas. Em pouco tempo, Beth se torna a melhor jogadora dos Estados Unidos. Agora, aos 22 anos, ela precisa encarar o maior desafio de sua vida: derrotar o campeão mundial de xadrez.

Filha do rei George VI, Elizabeth II sabe que não terá uma vida comum. Após a morte do pai, ela dá seus primeiros passos em direção ao trono inglês, começando pelas audiências semanais com os primeiros-ministros. Ao longo dos episódios, a série acompanha a jornada da rainha até os dias atuais. A 4ª temporada cobre o período em que Lady Di se casa com o Príncipe Charles.

Esta série não ficcional, apresentada pelo crítico gastronômico David Chang, examina a história cultural, sociológica e culinária das comidas populares, servidas em diferentes lugares do mundo. Acompanhado de célebres convidados, Chand explora a tradição por trás de cada alimento e a evolução dos pratos ao longo do tempo.
Amazon Prime Video

A série acompanha a história de amor de Connell e Marianne. Ele é a estrela do time de futebol do colégio, ela é a garota nerd e sem amigos. Os dois acabam se envolvendo, mas ele tem vergonha de assumi-la. No ano seguinte, já na faculdade, eles se encontram em situações opostas: Marianne é adorada e popular, enquanto Connell fica à margem, tímido e inseguro. A série é baseada no livro homônimo de Sally Rooney.

“P-Valley” é centrada em três mulheres negras do sul dos EUA: Mercedes, Autumn Night e Miss Mississipi. Elas trabalham como strippers na boate Pynk, conhecida como o mais badalado “inferninho” do estado. Pelo local, passam todos os tipos de homens: os ricos, os jogadores, os quebrados, os apaixonados e os condenados. Por mais que a realidade da profissão seja dura, as strippers juntam forças para realizar seus sonhos.

Johnny e Moira construíram uma fortuna com uma rede de videolocadoras. Eles se acostumaram à vida luxuosa e seus filhos, David e Alexis, nunca tiveram que trabalhar na vida. Mas, devido à uma fraude milionária, a família perde quase tudo. Falidos, precisam se mudar para Schitt’s Creek, uma pequena cidade que eles compraram no passado, apenas por brincadeira.

Em um mundo no qual superpoderes são comuns, os integrantes do grupo “Os Sete”, deslumbrados pela fama, começam a usar suas habilidades para cometer crimes. Então, humanos e heróis decepcionados com “Os Sete” se juntam para derrotá-los. Chamados de “The Boys”, os justiceiros precisam expor a verdade sobre essas celebridades e impedir o surgimento de novos super-heróis corruptos.