Um bom livro não se torna um marco na literatura apenas pela qualidade da narrativa e estilo empregado pelo autor. O contexto em que a história está inserida e o impacto para a sociedade também são indicadores seminais. A Bula reuniu em uma lista dez livros fundamentais que impactaram o mundo à época de seus lançamentos e continuam influenciado leitores nos dias atuais. Entre os destaques, estão clássicos da literatura universal como “O Conto da Aia”, de Margaret Atwood, “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley, e “1984”, de George Orwell. Todos estão em promoção na Amazon no dia de hoje, com preços que variam de 8 a 21 reais.
A história se passa em Gileade, um Estado teocrático e totalitário, localizado onde um dia existiu os Estados Unidos. Esse novo governo foi criado por um grupo fundamentalista autointitulado “Filhos de Jacó”, com o objetivo de “restaurar a ordem”. Anuladas por uma opressão sem precedentes, as mulheres não têm direitos e são divididas em categorias: esposas, marthas, salvadoras e aias. As aias pertencem ao governo e existem unicamente para procriar. Entre elas, está June, nomeada Offred, que é afastada de sua família para servir a um comandante. Apesar de ser designada para dar um filho ao seu chefe, Offred se envolve amorosamente com Nick, o motorista da família, e compartilha segredos de seu passado com ele.
Esse é o primeiro livro autobiográfico de Maya Angelou, e ficou na lista dos mais vendidos dos EUA por dois anos. Maya foi poeta, dançarina, atriz, escritora e ativista dos direitos civis. Abandonada pelos pais divorciados, Maya cresceu na casa da avó, no estado de Arkansas, nos Estados Unidos, durante a época de segregação racial. Marcada por experiências traumáticas e preconceituosas, ela carregou consigo um fardo pesado que só foi aliviado pela literatura.
O romance mais aclamado da literatura mexicana, “Pedro Páramo” é o primeiro de dois livros lançados em toda a vida de Juan Rulfo. O enredo simples trata da promessa feita por um filho à mãe moribunda, que lhe pede que busque o pai, Pedro Páramo, um lendário assassino. Durante a busca, Juan Preciado, o filho, encontra defuntos repletos de memórias, que lhe falam da crueldade implacável de Páramo. O livro inspirou Gabriel García Márquez e Mario Vargas Llosa.
Adaptado duas vezes para o cinema e traduzido para 35 idiomas, o clássico de William Golding já foi visto como uma alegoria, uma parábola, um tratado político e mesmo uma visão do apocalipse. Durante a Segunda Guerra Mundial, um avião cai numa ilha deserta, e seus únicos sobreviventes são um grupo de meninos. Liderados por Ralph, eles procuram se organizar enquanto esperam um possível resgate. Mas, aos poucos, esses garotos aparentemente inocentes transformam a ilha numa visceral disputa pelo poder. Ao narrar a história de jovens perdidos numa ilha, aos poucos se deixando levar pela barbárie, Golding constrói uma reflexão sobre a natureza do mal e a tênue linha entre o poder e a violência desmedida.
Último livro de George Orwell, “1984” é um dos romances mais influentes do século 20. A história gira em torno de Winston, um homem que vive aprisionado em uma sociedade completamente dominada pelo Estado, representado pelo Partido e pelo líder Grande Irmão. O Partido se interessa unicamente pelo poder e reprime qualquer tipo de liberdade de expressão. Winston trabalha com a falsificação de registros históricos do governo, mas não está satisfeito com a realidade, que se disfarça de democracia, e ousa questionar a opressão que o Grande Irmão exerce sobre a sociedade. Para escrever essa obra, o britânico Orwell se inspirou nos regimes totalitários das décadas de 1930 e 40, mas suas críticas e reflexões permanecem atuais. Ele morreu em 1950.
Uma fábula sobre o poder, “A Revolução dos Bichos” narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Sob o comando dos porcos Napoleão e Bola-de-Neve, os bichos expulsam os proprietários da terra e criam suas próprias regras. Mas, os dois porcos começam a competir entre si, Bola-de-Neve é enxotado do território e Napoleão é declarado líder por unanimidade. Com o tempo, o porco governante se torna autoritário, assemelha-se cada vez mais aos humanos e submete os animais a condições de trabalho degradantes. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos eram aliados do Ocidente na luta contra o nazifascismo.
O romance é ambientado em um futuro distópico, no qual as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia, mantendo a ordem e a moral, em uma sociedade organizada por castas. Literatura, música e cinema só têm a função de solidificar o espírito de conformidade. A ciência domina e a simples menção às antiquadas palavras “pai”, “mãe” ou “Deus” produzem repugnância. Bernard Marx, insatisfeito com o sistema, descobre que existe uma reserva natural, onde ainda vivem homens que mantêm os costumes primitivos. Ele decide viajar para este lugar e tenta levar um exemplar dos “selvagens” para a sociedade científica e civilizada.
O patriarca da família Earnshaw, dono na fazenda Morro dos Ventos Uivantes, faz uma viagem e, ao retornar, traz consigo um pequeno órfão, que recebe o nome de Heathcliff. O filho legítimo do sr. Earnshaw, Hindley, fica enciumado e submete o irmão adotado a várias humilhações. Já sua irmã, Catherine, se torna uma grande amiga de Heathcliff e os dois se apaixonam com o passar do tempo. Apesar desse amor, Catherine decide se casar com Edgar Linton, que possui melhores condições financeiras. Então, Heatchcliff deixa o Morro dos Ventos Uivantes e retorna anos depois, rico e disposto a se vingar de todos que o humilharam, mas ainda apaixonado por Catherine.
O livro é uma das obras mais conhecidos de Jane Austen, considerada a primeira romancista moderna de língua inglesa. O romance retrata a relação entre Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy na Inglaterra do século 18. Elizabeth é a filha mais nova de cinco irmãs, e precisa lidar com os problemas relacionados à educação, cultura, moral e casamento na sociedade aristocrática inglesa da época. A trama ganhou diversas versões para o cinema e televisão.