A Bula reuniu em uma lista dez filmes e documentários que abordam a política ao redor do mundo, mostrando como lobistas, empresários, magnatas da mídia e governantes se associam para manipular a sociedade, mesmo que indiretamente. A maioria dos títulos se passa em outros países, mas todos oferecem uma visão geral sobre os bastidores da política. Os longas selecionados estão disponíveis na Netflix ou no Amazon Prime Video, os dois serviços de streaming mais populares no Brasil. Dentre eles, os únicos fictícios são “Rede de Ódio” (2020), de Jan Komasa; e “La Dictadura Perfecta” (2014), de Luis Estrada; mas os dois retratam situações que se assemelham à realidade atual.Os filmes estão organizados de acordo com o ano de lançamento.
Netflix
Tomek, um jovem estudante de direito, tenta crescer na vida para ganhar a aprovação de sua família e impressionar Gabi, por quem é apaixonado. Ele consegue emprego em uma empresa de Relações Públicas, famosa por casos de corrupção. Em seu novo trabalho, Tomek percebe que é ótimo nos jogos políticos das redes sociais e cria uma rede de ódio que consegue destruir a reputação de pessoas instantaneamente.
Neste documentário brasileiro, a cineasta Petra Costa parte de seu envolvimento pessoal com a política para relatar o processo de impeachment da ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, acontecimento que impulsionou a polarização política no país e a ascensão da direita ao poder. O filme possui imagens internas e exclusivas do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e do Palácio da Alvorada.
Com base nos escândalos protagonizados pelo Facebook em 2018, quando descobriu-se que a empresa havia repassado dados de 87 milhões de usuários sem permissão, o documentário discute como informações pessoais estão sendo usadas para criar guerras culturais e políticas em todo o mundo. O assunto é abordado por vários especialistas, incluindo Brittany Kaiser, ex-diretora de negócios da Cambridge Analytica, empresa envolvida no caso Facebook.
Em 1971, Kat Graham, dona do “The Washington Post”, está prestes a lançar as ações da empresa na Bolsa de Valores. Ben Bradlee, editor-chefe, está buscando uma notícia impactante, que faça o jornal subir no mercado jornalístico. É quando ele tem acesso a documentos secretos do Pentágono, que revelam mentiras do governo acerca da participação dos EUA na Guerra do Vietnã. Agora, Ben precisa convencer Kat sobre a importância da publicação da reportagem.
O documentário acompanha quatro mulheres democratas que decidem se candidatar ao Congresso nas eleições de 2018, nos Estados Unidos: Alexandria Ocasio-Cortez, de Nova York; Amy Vilela, de Nevada; Cori Bush, do Missouri; e Paula Jean, de West Virginia. Sem experiência prévia ou financiamento de grandes empresas, elas desafiam os poderosos da política e iniciam uma mudança inesperada no país.
Este documentário explora a vida e a carreira do lobista e marqueteiro político Roger Stone, conselheiro de longa data de Donald Trump. Stone teve um efeito transformador na política moderna e sua maior conquista foi a eleição de Trump para presidente dos Estados Unidos, em 2016. Por meio da trajetória desse estrategista, os cineastas fazem um mergulho nos bastidores das campanhas eleitorais norte-americanas.
O presidente do México comete mais uma gafe e o canal MX TV tenta ajudar seu aliado político antes que a polêmica alcance maiores proporções. Para isso, o canal exibe, em horário nobre, um vídeo do governador Carmelo Vargas em um esquema de corrupção. Desesperado para salvar seu futuro político, Vargas fecha um acordo com a própria emissora que o denunciou para mudar sua imagem e torná-lo a nova estrela política do país.
Amazon Prime Video
No início da história dos Estados Unidos, apenas homens brancos podiam votar. O tempo passou e os últimos a conquistarem esse direito foram os negros. A partir da trajetória de Stacey Abrams, candidata à eleição para o governo do estado da Geórgia em 2018, esse documentário mostra como, nos dias de hoje, líderes políticos continuam usando maneiras para impedir votos nos Estados Unidos, principalmente os dos cidadãos negros.
O documentário aborda as manifestações que ocorreram no Brasil em junho de 2013, apresentando seus desdobramentos na política brasileira. A partir desse mês fatídico, são analisados vários momentos decisivos no país, desde o impeachment de Dilma Rousseff, a crise do lulismo, a força da Lava-Jato e a eleição de Jair Bolsonaro. A narração é da atriz Fernanda Torres.
Vladimir Putin é o homem responsável pelo ressurgimento da Rússia como potência global, mas pouco se sabe sobre a forma como ele conseguiu tal poder desenfreado. Este documentário explora a jornada política desse líder autoritário, contextualizando sua ascensão com as necessidades de uma Rússia nostálgica pelas glórias passadas do império soviético.