Os prêmios de Melhor Atriz e Melhor Ator estão sempre entre os mais aguardados do evento. A honraria é concedida aos intérpretes que se destacam nos papéis principais das obras cinematográficas lançadas ao longo do ano. Esse Oscar não é apenas uma consagração à atuação dos protagonistas, mas também um atestado de qualidade dos filmes. A Bula reuniu em uma lista os longas que já venceram a categoria e estão disponíveis no Amazon Prime Video ou na Netflix. A seleção priorizou títulos que foram lançados a partir de 2000. Entre eles, estão “O Regresso” (2015), de Alejandro González Iñarritu; e “O Discurso do Rei” (2010), de Tom Hooper.
Em maio de 1940, o primeiro-ministro do Reino Unido, Neville Chamberlain, é forçado a renunciar e indica Winston Churchill como seu substituto. Já em seus primeiros dias no governo, Churchill precisa lidar com um grande desafio: fazer um acordo de paz com Hitler ou lutar até o fim contra os nazistas. Em meio às pressões e oposições, ele tenta tomar a melhor decisão para o país. Gary Oldman foi o vencedor do Oscar de Melhor Ator em 2018.
Em Los Angeles, Mia e Sebastian se conhecem e se apaixonam. Ela é uma aspirante a atriz, ele é um pianista de jazz desempregado. Mia, cansada das audições fracassadas, decide escrever sua própria peça, enquanto Sebastian começa a tocar em uma banda pop. Ao mesmo tempo em que tentam uma chance em Hollywood, Mia e Sebastian fazem de tudo para continuar juntos. Emma Stone, intérprete de Mia, ganhou o Oscar de Melhor Atriz em 2017.
O filme se passa em 1822 e narra a história de Hugh Glass, um explorador que parte para o oeste americano para ganhar dinheiro como caçador. Atacado por um urso, ele fica seriamente ferido e é abandonado para morrer pelos membros de sua equipe. Resistindo à dor e à traição, Glass permanece vivo e inicia uma árdua jornada para se vingar. Leonardo Di Caprio, intérprete de Hugh, ganhou o Oscar de Melhor Ator em 2016.
O filme conta a trajetória de Stephen Hawking, astrofísico britânico. Aos 21 anos, ele se apaixona por Jane Wilde, uma estudante de Cambridge, mas logo é diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença motora degenerativa. Jane decide continuar ao lado do namorado e os dois se casam. Contrariando os diagnósticos médicos, Hawking tem três filhos com Jane e persiste em seu trabalho intelectual, tornando-se um dos cientistas mais aclamados do mundo. Eddie Redmayne foi o ganhador do Oscar em 2015.
Jake Hoyt é um jovem policial que acaba de entrar para a divisão de narcóticos da polícia de Los Angeles. Mas, seu oficial de treinamento, Alonzo Harris, é um agente corrupto. Ao longo de seu primeiro dia de trabalho, Jake é exposto a esquemas ilegais, obrigado a usar drogas e ainda é acusado injustamente de assassinato. Agora, se não conseguir juntar uma grande quantia de dinheiro, Jake será morto pela máfia. O Oscar foi dado a Denzel Washington, que interpreta Jake.
Amazon
Jasmine é uma socialite de Nova York acostumada à vida de luxo proporcionado por seu marido. Quando ele é preso por fraude, ela perde toda sua fortuna e é obrigada a se mudar para São Francisco para morar com a irmã, Ginger. Jasmine acaba encontrando um homem rico, que pode resolver todos os seus problemas financeiros. Mas, em vez de assumir sua atual condição, ela finge que ainda é milionária para tentar conquistá-lo. Cate Blanchett, intérprete de Jasmine, venceu o Oscar em 2014.
Após passar um tempo internado em uma instituição psiquiátrica por conta de seu comportamento explosivo, Pat Solitano Jr. deseja reconstruir sua vida e se reaproximar da ex-mulher. Em um jantar com amigos, ele conhece Tiffany, uma jovem viúva que também está sofrendo com problemas emocionais. Ela convida Pat para ser o seu parceiro em uma competição de dança e uma inesperada amizade nasce entre os dois. Jennifer Lawrence, intérprete de Tiffany, ganhou o Oscar em 2013.
Na década de 1920, o ator George Valentim é uma das estrelas mais famosas do cinema mudo. Ele se apaixona por Peppy Miller, uma figurante que sonha em ser uma grande atriz. A carreira de George está sendo ameaçada pela chegada no cinema falado e ele não sabe como continuar relevante. Ao mesmo tempo, assiste à ascensão de Peppy, que se adapta muito bem ao novo formato de filmes. Jean Dujardin, intérprete de George, ganhou o Oscar de Melhor Ator em 2012.
Desde a infância, o príncipe George é gago. Esse é um sério problema para ele, que constantemente precisa fazer discursos. Após tentar vários métodos, ele é vencido pela insistência da esposa e aceita visitar mais um terapeuta de fala, o dr. Lionel Logue. Inicialmente, George duvida das técnicas pouco convencionais de Logue, mas rapidamente percebe que está progredindo. Agora, ele precisa se preparar para o seu maior desafio: assumir a coroa. Colin Firth, protagonista do filme, ganhou o Oscar em 2011.
O longa conta a história do escritor estadunidense Truman Capote. Em 1959, ele lê um artigo sobre o assassinato de quatro membros de uma família de fazendeiros no Kansas, e decide viajar até o local para investigar de perto a história e escrever sobre ela. Ele acredita ser esta a chance perfeita para provar que um livro de não-ficção pode emocional tanto quanto um ficcional. Aos poucos, Capote ganha a confiança dos policiais, dos moradores e até dos criminosos. Philip Seymour Hoffman, que interpretou o escritor, ganhou o Oscar em 2006.
Letícia é uma mulher negra que acaba de perder o marido, um assassino condenado à pena de morte. Hank é um agente carcerário racista que está em luto pelo filho que cometeu suicídio. As tragédias unem a vida dos dois, que se envolvem sexualmente, entregando-se a uma paixão avassaladora. Mas, para viver esse amor e dar uma nova chance à vida, Hank precisa superar o seu preconceito. O filme rendeu o Oscar de Melhor Atriz para Halle Berry em 2002.
No final do reinado de Marco Aurélio, ele diz que irá deixar o trono para o general romano Maximus. Isso desperta a ira de Commodus, filho do imperador, que mata o próprio pai e ordena a morte do general. Após conseguir fugir, Maximus se esconde sob a identidade de um escravo e gladiador. Dia após dia, ele triunfa nas lutas da arena e ganha a confiança do povo, sabendo que o apoio popular será fundamental quando ele tiver a chance de se vingar de Commodus. Russel Crowe, que interpretou Maximus, venceu o Oscar de Melhor Ator em 2001.