É muito comum que o público se decepcione com filmes baseados em obras literárias, pois é difícil resumir em pouco tempo toda a complexidade de um livro e de seus personagens. Mas, em raras vezes o oposto aconteceu: alguns longas conseguiram superar as histórias nas quais foram inspirados. A Bula reuniu em uma lista 16 dessas produções, disponíveis na Netflix ou no Amazon Prime Video. Entre os selecionados, estão “O Lado Bom da Vida” (2013), de David O. Russell, “Meninas Malvadas” (2004), de Mark Waters; e “Los Angeles: Cidade Proibida” (1997), dirigido por Curtis Hanson. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento.
Imagens: Divulgação Netflix e Amazon Prime Video
Netflix
Saroo, um garoto de cinco anos, se perde do irmão mais velho em uma estação de trem, em Khandwa, indo parar em Calcutá, numa outra parte da Índia. Sozinho, ele mora na rua e passa por muitas dificuldades até ser adotado por uma família australiana. Incapaz de superar o que aconteceu, aos 25 anos ele decide procurar por sua família na Índia. Para isso, ele conta com a ajuda de seus pais adotivos e de sua namorada, Lucy. O filme é baseado no livro autobiográfico “Uma Longa Jornada para Casa”, de Saroo Brierley.
O filme acompanha a jornada dos agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) do Rio de Janeiro, liderado pelo capitão Roberto Nascimento. Roberto está cansado da pressão do trabalho e, com o nascimento do primeiro filho, pretende encontrar um substituto para seu cargo e abandonar a corporação. Mas, antes ele precisa ter certeza de que seu sucessor será tão bom quanto ele. Nas operações contra o tráfico, ele observa a conduta de dois novatos da polícia. O longa é baseado no livro “Elite da Tropa” (2006), de Luiz Eduardo Soares.
Em um asilo, um idoso conta a história de amor de Noah e Allie para sua esposa. Na década de 1940, Noah, um operário, e Allie, uma moça rica, se apaixonam, mas a família da jovem proíbe o romance. Quando Noah é convocado para lutar na Segunda Guerra Mundial, Allie perde as esperanças de reencontrá-lo e fica noiva de outro homem. Mas, antes do casamento, Noah retorna para a cidade e os dois se envolvem novamente. “Diário de Uma Paixão” foi inspirado no livro homônimo de Nicholas Sparks, lançado em 1996.
Cady foi educada na África pelos pais cientistas. Quando eles voltam para os EUA, ela precisa estudar numa escola regular, onde fica espantada com a fama das Poderosas, grupo de garotas liderado pela bela e cruel Regina George. Apesar de ser alertada para evitá-las, Cady acaba tendo uma conversa com elas, que resolvem convidá-la para ser uma das poderosas. Cady aceita, com o objetivo inicial de se vingar das maldades de Regina, mas logo acaba se deslumbrando com os privilégios que a popularidade traz. O filme foi inspirado no livro “Queen Bees & Wannanes” (2002), de Rosalind Wiseman.
Mesmo com o QI baixo, Forrest Gump nunca se sentiu desfavorecido. Por obra do acaso, ele participou de alguns dos mais importantes eventos da história dos Estados Unidos. Forrest ensinou Elvis Presley a dançar, serviu com honra no Vietnã, foi estrela de um time de futebol americano, conheceu Richard Nixon e percorreu vários estados a pé. Apesar de todas as suas experiências, ele não consegue esquecer Jenny, seu amor de infância. Forrest Gump foi inspirado no livro homônimo de Winston Groom, lançado em 1986.
O filme conta a história de três irmãos que vivem com o pai em uma fazenda do interior dos EUA, no início do século 20. Alfred, o mais velho, é reservado e sério. Tristan, o do meio, é selvagem e apaixonado pela natureza. Samuel, o caçula, é o mais sensível e constantemente protegido pelos irmãos mais velhos. A noiva de Samuel, Susannah, decide passar um tempo na fazenda e a presença feminina no local acaba criando uma rivalidade entre os irmãos. “Lendas da Paixão” é inspirado no romance homônimo de Jim Harrison, lançado em 1979.
Após os restos mortais de uma jovem serem encontrados na praia da pequena cidade de Amity, todos começam a desconfiar que um tubarão está atacando nas proximidades. O chefe de polícia, Martin Brody, pede que o local seja interditado, mas o prefeito se recusa, com medo de interferir na economia. Então, Brody se une ao pescador Quint e ao cientista Matt Hooper para tentar capturar o animal. Mas, eles não sabem que se trata de um tubarão branco gigante. Tubarão foi inspirado num livro homônimo, de Peter Benchley, de 1974.
Nos anos 1950, Don Vito Corleone é o chefe de uma das famílias de mafiosos mais influentes em Nova York. Virgil Sollozzo, um gângster, anuncia a Don Vito que pretende estabelecer um grande esquema de vendas de narcóticos na cidade, mas só fará isso com a permissão da família Corleone. Vito se nega a apoiá-lo e acaba sendo vítima de um atentado. Enquanto se recupera, ele pede que o filho mais velho, Sonny, assuma os negócios em seu lugar. O Poderoso Chefão foi baseado no livro homônimo de Mario Puzo, lançado em 1969.
Após roubar 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha, a secretária Marion Crane fica desnorteada, dirigindo sem destino pelas estradas, até chegar ao Motel Bates, um hotel decadente. Lá, ela é recepcionada pelo tímido e simpático dono do local, Norman Bates. Marion decide passar a noite no local e desaparece logo em seguida. Sem receber notícias de Marion, sua irmã, Lila Crane, decide procurá-la. O livro homônimo que inspirou o filme, escrito por Robert Bloch, foi lançado em 1959.
Amazon Prime Video
Após passar um tempo internado em uma instituição psiquiátrica por conta de seu comportamento explosivo, Pat Solitano Jr. deseja reconstruir sua vida e se reaproximar da ex-mulher. Em um jantar com amigos, ele conhece Tiffany, uma jovem viúva que também está sofrendo com problemas emocionais. Ela convida Pat para ser o seu parceiro em uma competição de dança e uma inesperada amizade nasce entre os dois. O longa é inspirado no livro homônimo de Matthew Quick, publicado em 2007.
Durante o dia, um misterioso motorista trabalha como dublê em filmes de Hollywood. À noite, usa seu talento para ser piloto de fuga em assaltos. Calado e solitário, ele vê sua vida mudar ao conhecer Irene, uma garçonete cujo marido, Standard, acaba de sair da prisão. Percebendo que Standard corre perigo por dever muito dinheiro a criminosos, ele se oferece para ajudá-lo como piloto num assalto. “Drive” é uma adaptação do romance de mesmo nome, escrito por James Sallis e publicado em 2005.
Jack é um jovem executivo cansado de sua vida monótona. Após voltar de uma viagem, ele descobre que houve uma explosão em seu apartamento. Sem ter a quem pedir ajuda, ele vai morar com Tyler, um homem que conheceu durante a viagem. Para extravasar a raiva, Tyler convida Jack para uma luta. Eles começam a brigar frequentemente e as lutas atraem outros homens. Assim, nasce o Clube da Luta, uma organização anarquista e violenta. O longa é baseado no livro homônimo de Chuck Palahniuk, lançado em 1996.
Ed Exley, Bud White e Jack Vincennes são três detetives de Los Angeles que precisam trabalhar juntos num caso de múltiplos homicídios ocorridos no café Nite Owl. As pistas levam a uma lucrativa casa de prostituição de luxo, que na verdade serve como fachada para negócios ainda mais ilícitos, envolvendo grandes personalidades da cidade, desde astros de Hollywood até oficiais do departamento de polícia. O filme é adaptado do livro homônimo de James Ellroy, lançado em 1990.
O filme acompanha Renton, um jovem usuário de heroína que vive no subúrbio de Edimburgo, na Escócia. Ele leva uma vida despreocupada, dividindo-se entre o namoro com a adolescente Diane e os encontros com seus outros amigos viciados: Sick Boy, um imoral desenhista de HQs; Tommy, um atleta responsável que acaba se desvirtuando; Spud, um rapaz ingênuo e de bom coração; e Begbie, intempestivo e violento. “Trainspotting” é baseado no livro homônimo de Irvine Welsh, de 1993.
O filme acompanha a história de quatro amigos de ascendência judaica que crescem cometendo pequenos crimes nas ruas do Lower East Side, em Nova York. Os crimes vão assumindo maiores proporções, eles se tornam importantes mafiosos e acabam rivalizando. Com o passar do tempo, apenas um dos gângsteres sobrevive. Então, ele volta ao bairro para descobrir o que realmente aconteceu com os outros. “Era Uma Vez na América” foi inspirado no livro “The Hoods” (1953), de Harry Grey.
Randle Patrick, criminoso reincidente, é transferido de uma prisão comum para uma instituição psiquiátrica. Embora não tenha nenhuma doença mental, ele mente para evitar o trabalho forçado e para passar o resto de sua sentença em um ambiente menos hostil. Incomodado com as regras rígidas que a médica Mildred Ratched impõe aos internos, ele incita todos a se rebelarem, mesmo sabendo que isso pode aumentar seu tempo preso. O filme é baseado no livro homônimo de Ken Kesey, lançado em 1962.