10 canções brasileiras para trazer de volta a chuva

10 canções brasileiras para trazer de volta a chuva

Se a Terra for mesmo plana, que não termine em barranco, mas, em cachoeira, para nos banharmos nela. Atos explícitos de burrice sempre acabam em piada. E eu não vim aqui para fazer graça. A maior parte dos meus sonhos restou atolada pelo caminho, num tempo em que chovia demais, podem acreditar. Tenho idade suficiente para assegurar aos mais novos que, sim, “na minha época” — odeio essa frase — chovia mais do que chove hoje. Chuva que criava enxurrada. Que servia de brinquedo ao arrastar a meninada ladeira abaixo. Que fazia lama nas estradas de terra. Que atolava a camionete do leiteiro. Que encharcava a terra para a criançada se lambuzar de barro. Houve um tempo em que brincávamos com a lama, sem enlouquecer as mães com possibilidades mórbidas. A gente se entendia bem com os microrganismos.

2020: O ano em que faremos contato com a desgraceira. Pandemia do Covid-19. Gente morrendo no atacado. A escumalha no poder, escumando enlouquecida pela boca. As boiadas passando. O espetáculo dantesco do fogo sapecando a flora e a fauna. Os céus irrespiráveis do Brasil. Aquela vontade de cair fora daqui. Não são dias fáceis nem para o capeta. O calor infernal tá de arrancar pica-pau do oco. Os meus olhos lacrimejam. Não sei se é fuligem. Não sei se é dor. Não sei se é só vontade de chorar. A ideia é não perder a esperança, nem a sanidade mental.

Faço planos de arrancar os panos para tomar banho de chuva na primeira oportunidade que tiver. Que se dane a vizinhança. É preciso ser feliz, nem que seja na chuva, despido de qualquer maldade. Enquanto ela não chega, fiz uma enquete entre os amigos e leitores que ainda me restavam nas redes sociais. Pedi que as pessoas citassem canções que enalteciam os predicados da chuva. Recebi inúmeras contribuições. É curioso notar como muitos autores, ao comporem as letras das canções, associam a chuva a um fenômeno triste, melancólico, negativo, muitas vezes, um verdadeiro estorvo. Aqui não. Comigo não. Nunca mais reclamo de chuva, só da falta dela.

Compilei um repertório legal que pretendo compartilhar com vocês. Segue abaixo uma seleção de dez canções brasileiras para trazer de volta a chuva, com os respectivos áudios e alguns trechinhos das letras. Foram ordenadas em ordem aleatória. Ouçam com atenção. Se sentirem alegria e confiança, dancem. Dancem em prol da chuva e da água. Dancem como se fossem índios, os residentes primitivos, os reais donos dessas plagas. Quem sabe, a chuva chega, antes da data prevista pelas moças bonitas do tempo. Todo mundo se engana um dia. Até a moças bonitas do tempo. Até Deus, que fez o homem a sua imagem e semelhança para, dentre outras coisas, amar ou destruir a natureza.

Eberth Vêncio

É escritor e médico.