Assistir um filme em família pode ser uma boa oportunidade de fortalecer os laços entre pais e filhos e ensinar lições valiosas às crianças por meio da sétima arte. Para ajudar os que procuram as melhores opções nos serviços de streaming, a Bula reuniu em uma lista 12 indicações disponíveis na Netflix. Embora quase todos sejam liberados para todas as idades, é preciso observar a classificação indicativa de cada um. Entre os selecionados, destacam-se “A Menina e o Leão” (2019), de Gilles de Maistre; “O Conto da Princesa Kaguya” (2013), de Isao Takahata; e o clássico “O Castelo no Céu” (1986), dirigido por Hayao Miyazaki. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
A adolescente Mia cresceu em uma fazenda de leões comprada por seus pais, John e Alice, na África do Sul. Desde pequena, ela tem uma profunda conexão e amizade com Charlie, um leão branco. Seu pai vende os felinos para caçadores que matam os animais apenas para exibi-los em fotos. Com medo de que o pai venda Charlie, que é de uma espécie em extinção, Mia foge com o leão e tenta levá-lo para um santuário.
Parvana é uma garota que vive no Afeganistão governado pelas forças do Talibã. Quando seu pai é preso de maneira injusta, ela, sua mãe e a irmã ficam desamparadas. Mulheres não podem trabalhar no país e ninguém lhes vende comida se estiverem desacompanhadas. Então, Parvana decide se disfarçar de menino para trabalhar e garantir o sustento de sua família.
O garoto Conor tem enfrentado muitos problemas. Seu pai é ausente, a mãe sofre com um câncer em fase terminal, e seus colegas da escola o maltratam. Mas, antes de dormir, exatamente sete minutos depois da meia-noite, Conor tem o mesmo sonho com uma árvore que lhe conta histórias encantadoras e, em troca, ouve seus desabafos. Ao lado da árvore imaginária, o garoto se sente corajoso para superar suas tristezas.
Anna, uma menina de 12 anos, leva uma vida solitária e triste, sem amigos. Como sofre de asma, o médico recomenda que ela passe uns dias no interior, longe da poluição do ar. Na aldeia de seus familiares, ela decide explorar uma mansão abandonada e encontra Marnie, que se torna sua melhor amiga. Mas, Marnie desaparece repentinamente e Anna percebe que ninguém na vizinhança conhece a garota.
Kaguya, uma bebê, é encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante por Sanuki e sua esposa, Ona. Acreditando que ela é uma presença divina, eles a levam para casa e a chamam de “princesa”. Passado o tempo, Kaguya se transforma em uma bela jovem, que atrai a cobiça de vários nobres, incluindo o próprio imperador. Como não tem interesse em nenhum dos pretendentes, Kaguya exige presentes impossíveis a eles.
Sousuke é um garoto que vive num vilarejo à beira-mar. Um dia, ele encontra um peixinho dourado preso em uma garrafa e decide libertá-lo, sem saber que se trata da deusa do mar Ponyo. Emocionada com a atitude do garoto, Ponyo se transforma em humana para se aproximar dele. Mas, os poderes de Ponyo podem colocar a terra em risco.
Sophie é uma jovem de 18 anos que administra a chapelaria da família. Certo dia, ela é amaldiçoada por uma bruxa, que a transforma numa velha de 90 anos. Desesperada, ela parte pelas Terras Abandonadas, na esperança de encontrar o Castelo Animado, onde dizem que há um feiticeiro que pode ajudá-la. Ao chegar no local, Sophie se oferece para trabalhar como faxineira. Assim, ela espera se aproximar do mago.
Shisuku é uma estudante que sonha em ser escritora e decide ler 20 livros durante o verão. Curiosamente, todas as edições que ela pega na biblioteca parecem ter sido lidas anteriormente por um tal de Seiji. Encantada, ela apelida o desconhecido de “Príncipe dos Livros”. Um dia, numa loja de violinos, ela conhece um garoto de sua idade muito irritante. Mas, com o passar dos tempos, Shisuku descobre que ele é Seiji.
Kiki é uma bruxinha de 13 anos que vive em um vilarejo com a mãe, que é perita em ervas. Segundo a tradição, quando as bruxas chegam à idade de Kiki, devem sair de casa por um ano para aprenderem a viver sozinhas. Acompanhada de seu gato preto falante, Kiki parte para a cidade de Korico. Ela só tem uma habilidade especial: voar em uma vassoura. Então, para ganhar o próprio dinheiro, ela inicia um serviço de entregas.
As irmãs Satsuki e Mei se mudam com o pai para uma casa no campo, perto do hospital onde sua mãe está internada. Elas descobrem uma pequena passagem no quintal, que as levam até Totoro, um ser mágico que protege a floresta. Quando Mei tenta visitar a mãe sozinha, acaba se perdendo no bosque. Então, Satsuki pede ajuda a Totoro para encontrá-la.
Durante a noite, um dirigível viaja através das nuvens no céu. A bordo estão Sheeta, uma jovem órfã dona de uma pedra mágica que lhe dá o poder de levitar, e seu sequestrador, o coronel Muska. De repente, o veículo é atacado por piratas que, assim como Muska, querem a pedra de Sheeta. No meio da confusão, ela consegue fugir e pousa numa pequena cidade, onde conhece Pazu, um garoto que também é órfão. Juntos, eles tentam descobrir onde fica o reino mágico de Laputa.
A humanidade tenta resistir em condições precárias mil anos após os sete dias de fogo, evento que destruiu a maior parte da civilização e da natureza. Agora, os sobreviventes vivem isolados em pequenos reinos, separados pelo “Mar da Corrupção”, uma densa selva com plantas e insetos gigantes e tóxicos. Nausicaä, a princesa do Vale do Vento, tenta compreender melhor a floresta nociva, ao mesmo tempo em que busca proteger seu povo de ataques externos.