O mercado de trabalho muda constantemente, e antigas profissões acabam desaparecendo ou sendo aos poucos substituídas por outras. Esse movimento não é recente: ao longo da história, muitos ofícios foram extintos, como o de acendedor de lampiões, por exemplo. E tampouco irá parar em nossa geração. Há estudos que indicam que a maior parte das crianças de hoje trabalhará em profissões que ainda não existem.
Mas hoje em dia já existem profissões que saem um pouco da caixa. Muitas delas surgem da necessidade de facilitar processos; outras, por um aumento de demanda que diminua custos e economize tempo. Cada uma delas tem sua importância, e são menos óbvias que as já tradicionais. Sabendo que elas ficarão durante um bom tempo no mercado, trouxemos exemplos de algumas profissões diferentes e interessantes. Quem sabe você não se interessa por uma delas?
O dia do casamento é um momento especial para os noivos e suas famílias, mas todo o processo que o antecede pode ser extremamente cansativo. Afinal, todo o planejamento começa um bom tempo antes, com a comunicação com fornecedores, convite aos participantes e outras questões que envolvem muita logística. Se antes todo esse esforço ficava por conta da família, hoje existe o cerimonialista, um profissional que resolve tudo para que o dia da cerimônia seja perfeito para todos os envolvidos. É ele quem irá negociar preços, escolher as melhores opções de casas de festas, providenciar o aluguel dos figurinos e acompanhar de perto cada uma das ações que envolvam o casamento. Esse é um exemplo de profissão que aumentou com a demanda, já que os noivos querem aproveitar melhor essa data tão especial. Uma das referências no mercado é Roberto Cohen, o cerimonialista das estrelas. Ele tem uma grande equipe e oferece cursos nos quais dá dicas e também ajuda quem deseja iniciar-se nessa carreira.
Seja porque não têm paciência para descobrir qual é o seu estilo, seja porque não têm tempo para ir às lojas, ou ainda porque tenham obrigação profissional de se vestir bem, muitas pessoas precisam de alguém que as ajude, indicando quais as melhores opções de roupas para várias situações. Esse alguém é o personal stylist, um profissional que vem tendo grande destaque nos últimos anos. Um personal vai indicar as melhores roupas de acordo com o biotipo, estilo (esportivo, elegante, romântico, natural, moderno e criativo, entre outros), faixa etária e outras características pessoais do cliente. Ele também definirá quais as melhores opções dentro do orçamento de cada pessoa. Existem até nomes bem conhecidos na profissão, como Yan Acioli. Ele foi o responsável por inovar o estilo de Ivete Sangalo, Carolina Dieckmann e Luciano Huck, entre outros.
Quem disse que não se pode unir trabalho com diversão? O mineiro João Simão, embaixador da Partypoker, fez do entretenimento sua profissão e se tornou recordista tanto nos feltros presenciais quanto nos online. Ele foi um dos brasileiros que, juntos, faturaram 100 milhões no pôquer online somente nos últimos três meses, em torneios como o Powerfest, aumentando seu bankroll em mais de US$ 9 milhões. Mas para se chegar a isso são necessários anos de esforço contínuo, que incluem horas de treinamento, estudo de movimentos, criação de um bankroll (dinheiro destinado exclusivamente para partidas e torneios) e muita preparação psicológica para lidar com vitórias e derrotas.
Esse é o tipo de profissional que não vemos com frequência, mas sua mensagem chega até nós por meio de postagens em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter. Contratado tanto por grandes empresas quanto por aquelas que ainda estão começando, o gestor de mídias sociais (ou “social media”) deve ter um olho atento a todas as notícias e saber aproveitar o momento para desenvolver e publicar boas peças. Para se tornar um social media é desejável fazer algum curso de design e também dominar ferramentas e aplicativos voltados para a criação de imagens e postagens, além de estar sempre atualizado com notícias e tendências.
O universo fitness e tudo o que se refere a ele vem crescendo muito nas últimas décadas, tanto que muitos influenciadores, como Gracyanne Barbosa, mantêm uma rotina diária de exercícios indicados por seu personal trainer. Alguns deles, como Januário Pinheiro Neri, se tornam tão famosos que acabam entre os mais requisitados pelas celebridades. Além de atender de forma pessoal, também é possível trabalhar com pequenos grupos ou academias, tornando o campo de trabalho mais extenso. É bom lembrar que para atuar nesta área é necessário que o profissional seja formado em Educação Física, já que ele irá indicar exercícios específicos para cada cliente e supervisioná-los para garantir que sejam executados da maneira correta.
Saúde tem que ser levada a sério, e por isso a carreira de tecnólogo em alimentos vem tendo bastante destaque no mercado. Esse profissional desenvolve estratégias de controle de qualidade e também é responsável por acompanhar de perto a fabricação, processamento e conservação dos alimentos, além de realizar pesquisas de qualidade. O tecnólogo em alimentos promete ser uma das profissões mais requisitadas no futuro, já que boa parte da população começa a se interessar pelo assunto e a descobrir os benefícios de uma alimentação balanceada e nutritiva. Formado em Tecnologia de Alimentos, esse profissional deve estar sempre atualizado com todos os processos e metodologia, tendo também raciocínio ágil.
Quando você procura por determinado assunto em seu mecanismo de busca favorito, algumas páginas aparecem no topo. Isso é resultado de dois fatores: otimização desses sites e engajamento, que pode ser pago ou orgânico. Em qualquer dos casos, haverá por trás o analista de SEO (Search Engine Optimization). Um SEO utiliza estratégias para melhor posicionar as páginas dos clientes, indicando soluções de marketing de conteúdo que aumentarão as visitas aos sites. Para se tornar um especialista nesta área, é necessário dominar as ferramentas, estratégias e análise de métricas, além de estar sempre atualizado sobre as novas mudanças nas plataformas de busca.