A Revista Bula reuniu em uma lista os dez melhores filmes de viagens para assistir na Netflix e no Amazon Prime Video. Além de belas paisagens, os longas selecionados contam ótimas histórias de superação e fazem importantes reflexões sobre a vida. Todos os filmes receberam boas avaliações da crítica especializada em cinema. Entre eles, destacam-se “Tracks” (2014), de John Curran; “Uma Jornada Inesquecível” (2016), de James Steven Sadwith; e “Comer, Rezar, Amar” (2010), dirigido por Ryan Murphy. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix e Amazon Prime Video
Dylan já percorreu mais de 200 mil quilômetros e quatro continentes em sua motocicleta. No Panamá, ele deseja entrar na Colômbia para conhecer a América do Sul. Mas, existe uma floresta impenetrável entre os dois países, a selva de Darien, considerada a mais perigosa do continente. Usando tambores vazios, ele constrói uma jangada para navegar pelo Oceano Pacífico e chegar ao seu destino.
Neste documentário, a diretora paquistanesa Sabiha Sumar e o ator indiano Kalki Koechlin fazem uma viagem inspiradora entre a Índia e o Paquistão, explorando as complexas relações entre os dois países, que são envolvidos em vários conflitos, mas compartilham laços históricos e culturais. Eles também entrevistam políticos e civis de ambas as nações, trazendo diferentes visões sobre o cenário atual.
Em 1969, Jamie, um adolescente de 16 anos, foge do internato onde vive para viajar até as montanhas de New Hampshire e encontrar o recluso escritor J.D. Salinger, autor do clássico “O Apanhador no Campo de Centeio”. Jamie quer a aprovação de Salinger para adaptar a obra para uma peça de teatro. Em sua viagem, ele passa por dificuldades, faz novas amizades e vive o primeiro amor.
A obra é baseada na história real da jovem Robyn Davidson que, em 1977, decidiu atravessar os 2.700 quilômetros do deserto da Austrália, um dos ambientes naturais mais hostis do planeta, em direção à costa banhada pelo Oceano Índico. Durante a caminhada, ela teve a companhia de Rick Smolan, fotógrafo da National Geographic; de seu fiel cachorro e de mais quatro cavalos. A aventura deu origem ao livro “Tracks”, escrito por Robyn, que se tornou um best-seller na Austrália.
Roma é o cenário de quatro histórias de romance e aventura. Um casal americano que viaja para a cidade para conhecer a família do genro, um homem comum que é confundido com uma estrela de cinema, um arquiteto da Califórnia que visita a cidade com amigos e dois jovens recém-casados que se perdem pelas ruas confusas da capital italiana.
Netflix
Hector, um garoto de 17 anos, está em um centro de detenção juvenil há dois anos. Como parte de sua terapia de reabilitação, ele recebe visitas de um cachorro chamado Oveja e acaba se apegando ao animal. Quando Oveja deixa de aparecer por ter sido adotado por uma família, Hector resolve fugir para encontrá-lo. Ismael, o irmão mais velho, decide acompanhar Hector para garantir que ele não terá problemas.
O casal alemão Felix e Mogli compram um antigo ônibus escolar e o reformam sozinhos, transformando o veículo em uma verdadeira casa, com cozinha completa, sala, banheiro e quarto. Depois, ao lado da cadelinha Rubi, eles embarcam em uma viagem do Alaska à Argentina. O documentário acompanha o dia a dia do casal e todas as dificuldades enfrentadas ao longo da viagem.
Saroo, um garoto de cinco anos, se perde do irmão mais velho em uma estação de trem, em Khandwa, indo parar em Calcutá, numa outra parte da Índia. Sozinho, ele mora na rua e passa por muitas dificuldades até ser adotado por uma família australiana. Incapaz de superar o que aconteceu, aos 25 anos ele decide procurar por sua família na Índia. Para isso, ele conta com a ajuda de seus pais adotivos e de sua namorada, Lucy.
Liz Gilbert parece ter tudo que sempre sonhou: uma casa espaçosa, um marido dedicado e uma carreira consolidada. Ainda assim, ela se sente infeliz e decide arriscar tudo para se redescobrir. Então, Liz se divorcia e embarca em uma viagem de autoconhecimento, passando por três países. Na Itália, ela descobre o prazer da gastronomia; na Índia, se reconecta com a espiritualidade e, em Bali, encontra um grande amor.
O bilionário Edward Cole e o mecânico Carter Chambers são dois pacientes com câncer que dividem o mesmo quarto de hospital. Sabendo que têm poucos meses de vida, eles decidem escrever uma lista com todos os sonhos que desejam realizar antes de morrer. Animados, Edward e Carter fogem do hospital e viajam pelo mundo, seguindo seus sonhos e aproveitando os últimos dias de vida.