O Oscar de Melhor Filme Internacional é um prêmio entregue pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos aos longas produzidos em outros países, com diálogos predominantemente em uma língua que não seja o inglês. Em 2020, foi a primeira vez que um filme estrangeiro alcançou tamanho reconhecimento que também levou o Oscar de Melhor Filme, no caso “Parasita” (2019), de Bong Joon-ho. Para os cinéfilos que gostam de acompanhar a premiação, a Bula reuniu em uma lista os vencedores da categoria que estão disponíveis na Netflix e no Amazon Prime Video. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix e Amazon Prime Video
Amazon Prime Video
Benjamin Esposito se aposenta do cargo de oficial de justiça e decide escrever um livro. Sua inspiração é uma história trágica, da qual foi testemunha em 1974. Na época, o departamento onde ele trabalhava foi designado para investigar o estupro e o consequente assassinato de uma jovem. Em sua jornada, Benjamin conhece o marido da vítima e promete ajudá-lo a encontrar o culpado.
Salomon Sorowitsch, um judeu, é preso e levado para um campo de concentração na Alemanha nazista. Devido à sua inteligência incomum, ele é convidado a liderar um esquema de falsificação de dinheiro estrangeiro. Como Hitler sabe que a guerra está próxima do fim, deseja minar a economia dos países inimigos. Em troca, Salomon ganha alguns benefícios e privilégios entre os outros judeus.
Nos anos 1980, em Berlim Oriental, o escritor Georg Dreyman e a atriz Christa-Maria são suspeitos de infidelidade ao comunismo. Gerd Wiesler, agente da Stasi, a polícia política, é encarregado de implantar um serviço de escutas clandestinas na casa do casal e vigiar tudo que eles fazem ao longo do dia. Com o passar do tempo, Gerd fica obcecado por Georg e Christa, e começa a envolver-se na vida dos artistas.
Tsotsi é um rapaz de 19 anos que vive em Soweto, um assentamento em Joanesburgo. Ele lidera uma gangue e, junto com outros amigos, pratica assaltos e outros crimes para viver. Fugindo de uma briga, ele rouba um carro e atira na mulher que reage. Ele não percebe que ela estava apenas tentando salvar o filho, no banco de trás. Depois de andar alguns quilômetros, Tsotsi percebe a presença da criança e decide levá-la consigo, ainda que não tenha condições de criá-la.
No dia de seu aniversário, Esteban ganha de presente um ingresso para a peça “Um Bonde Chamado Desejo”, estrelada pela atriz Huma Rojo. Na saída, ao tentar pegar um autógrafo de Huma, ele é atropelado e morre. A mãe de Esteban, Manuela, decide ir à Barcelona dar a notícia ao pai do garoto, uma travesti chamada Lola, que não sabe que tem um filho. Nessa jornada, ela conhece várias pessoas, incluindo a própria Huma Rojo, atriz que Esteban admirava.
Netflix
O filme foi inspirado na infância de Cuarón e conta a história de Cleo, uma jovem que trabalha como babá e doméstica de uma família de classe média, moradora do bairro Roma, na Cidade do México. Em um ano, acontecimentos inesperados afetam a rotina da família. Enquanto sua patroa, Sofia, sofre com o afastamento do marido, Cleo engravida do namorado, Fermín, que não quer assumir a criança.
O filme se passa na década de 1980, durante a ditadura na Argentina. Alicia é uma professora de história casada com Roberto e mãe adotiva da pequena Gaby. Com uma vida confortável e completamente alheia à realidade argentina, ela começa a se interessar pelos acontecimentos à sua volta quando reencontra Ana, uma amiga que acaba de voltar do exílio e lhe conta sobre horrores praticados contra os opositores do governo.