O British Film Institute, organização filantrópica de incentivo às artes cinematográficas no Reino Unido, organizou em um ranking os 100 melhores filmes de toda a história. Descrita como “a maior pesquisa crítica de cinema de todos os tempos”, a seleção se diferencia por incluir clássicos de diferentes nacionalidades, com especial atenção aos longas europeus e asiáticos. Ao longo da lista, repetem-se grandes cineastas, como Orson Welles, Federico Fellini, Jean-Luc Godard, Fritz Lang, Andrei Tarkovski e Akira Kurosawa. No topo do ranking, estão filmes como “Era uma Vez em Tóquio” (1953), de Yasujiro Ozu; e “2001: Uma Odisseia no Espaço” (1968), de Stanley Kubrick.
John Scottie, detetive aposentado de São Francisco, sofre de um apavorante medo de altura. Certo dia, um amigo pede a John que vigie sua esposa, Madeleine. Ele aceita a tarefa e começa a seguir a mulher por toda parte. Ela demonstra uma estranha atração por lugares altos, levando o detetive a enfrentar seus piores medos. John começa a acreditar que Madeleine possui problemas psicológicos e tendências suicidas. Aos poucos, ele se apaixona por ela.
Supostamente baseado na vida do magnata da imprensa William Randolph Hearst, “Cidadão Kane” conta a história de Charles Foster Kane, um menino pobre que acaba se tornando um dos homens mais ricos do mundo. Antes de morrer, Kane pronuncia uma palavra desconhecida: “Rosebud”. Após semanas de sensacionalismo com a notícia da morte, o jornalista Jerry Thompson é encarregado de descobrir o significado da palavra, entrevistando as pessoas que conviviam com o empresário.
Shukichi e Tomi, um casal de idosos aposentados, deixam a caçula no interior para visitar os outros filhos em Tóquio, cidade que eles ainda não conhecem. Mas, os filhos trabalham muito, são ocupados e não dão atenção para os pais. A única que se preocupa com eles é a nora, Noriko, viúva de um dos filhos do casal. Mesmo gratos a Noriko, eles decidem ir embora antes da hora. Na volta para casa, Tomi fica gravemente doente.
Christine é uma austríaca que vive em Paris, casada com Robert há três anos. Antes de se casar, ela teve um caso com o famoso aviador André Jurieux, que ainda a ama. Secretamente, Robert tem uma amante, Geneviève. Ele deseja deixá-la, mas antes pede que ela compareça a uma festa que ele dará em sua residência no interior. Ao mesmo tempo, um amigo convence Robert a convidar André. Durante o fim de semana, várias tramas românticas se desenvolvem na casa de campo.
Um fazendeiro decide matar sua mulher para fugir com a amante para a cidade. Ao descobrir as intenções cruéis do marido, a mulher fica aterrorizada e foge. Ele começa a persegui-la, mas acaba sentindo pena e desiste do assassinato. Os dois voltam para casa juntos e, ao sofrerem um acidente de barco, ele vislumbra como seria doloroso perdê-la, percebendo que ainda a ama.
Desde a pré-história uma misteriosa estrutura negra parece emitir sinais de outra civilização, interferindo no planeta. Milhões de anos depois, no século 21, uma equipe de astronautas é enviada à Júpiter para investigar o enigma. Eles viajam na nave Discovery One, controlada pelo computador HAL 9000. No meio da viagem, HAL se volta contra os tripulantes e tenta matá-los.
Em 1868, o veterano Ethan Edwards retorna da Guerra Civil e vai para o rancho de sua família, na zona rural do Texas. Após sua chegada, nativos invadem a propriedade, matando seu irmão, sua cunhada e sequestrando suas duas sobrinhas. Com a ajuda do filho adotivo de seu irmão, o índio mestiço Martin, Ethan parte para resgatar as crianças. Obcecados, eles caminham no deserto por mais de cinco anos.
O filme documenta a vida dos habitantes de uma cidade através do olho de uma câmera. Seus atores são as máquinas e os habitantes locais, fotografados em todos os tipos de situações, com a câmera seguindo todos os seus movimentos. É considerado por muitos como o precursor dos documentários, já que o gênero foi fortemente influenciado por Vertov.
Primeiro filme sobre a heroína francesa Joana D’arc, acompanha a trajetória da camponesa que foi condenada à morte por liderar o povo contra o exército invasor inglês, alegando ter sido inspirada por Jesus e São Miguel, durante a Guerra dos Cem Anos. Em suas últimas horas de vida, foi capturada e torturada pelos ingleses. O roteiro foi baseado nos documentos históricos do julgamento de Joana.
Guido Anselmi, um famoso diretor de cinema, está na data limite para produzir seu próximo filme. Mas, ele está sem ideias e enfrenta um bloqueio criativo. Pressionado pela família e pelos amigos, ele decide se internar numa estância termal para buscar inspiração. Assombrado, começa a perder a noção da realidade. Conta-se que o filme é metalinguístico, baseado numa dificuldade que o próprio Fellini estaria vivendo.
11 — O Encouraçado Potemkin (1925), Serguei Eisenstein
12 — O Atalante (1934), Jean Vigo
13 — Acossado (1960), Jean-Luc Godard
14 — Apocalypse Now (1979), Francis Ford Coppola
15 — Primavera Tardia (1949), Yasujiro Ozu
16 — A Grande Testemunha (1966), Robert Bresson
17 — Os Sete Samurais (1954), Akira Kurosawa
18 — Quando Duas Mulheres Pecam (1966), Ingmar Bergman
19 — O Espelho (1975), Andrei Tarkovski
20 — Cantando na Chuva (1952), Gene Kelly e Stanley Donen
21 — A Aventura (1960), Michelangelo Antonioni
22 — O Desprezo (1963), Jean-Luc Godard
23 — O Poderoso Chefão (1972), Francis Ford Coppola
24 — A Palavra (1955), Carl Theodor Dreyer
25 — Amor à Flor da Pele (2000), Wong Kar-Wai
26 — Rashomon: Às Portas do Inferno (1950), Akira Kurosawa
27 — Andrei Rublev (1966), Andrei Tarkovski
28 — Cidade dos Sonhos (2002), David Lynch
29 — Stalker (1979), Andrei Tarkovski
30 — Shoah (1985), Claude Lanzmann
31 — O Poderoso Chefão Parte II (1975), Francis Ford Coppola
32 — Taxi Driver: Motorista de Táxi (1976), Martin Scorsese
33 — Ladrões de Bicicleta (1948), Vittorio De Sica
34 — A General (1926), Buster Keaton e Clyde Bruckman
35 — Metropolis (1927), Fritz Lang
36 — Psicose (1960), Alfred Hitchcock
37 — Jeanne Dielman (1975), Chantal Akerman
38 — Sátántangó (1994), Béla Tarr
39 — Os Incompreendidos (1959), François Truffaut
40 — A Doce Vida (1960), Federico Fellini
41 — Viagem à Itália (1954), Roberto Rossellini
42 — A Canção da Estrada (1955), Satyajit Ray
43 — Quanto Mais Quente Melhor (1959), Billy Wilder
44 — Gertrud (1964), Carl Theodor Dreyer
45 — O Demônio das Onze Horas (1975), Jean-Luc Godard
46 — Playtime: Tempo de Diversão (1967), Jacques Tati
48 — Close-Up (1990), Abbas Kiarostami
49 — A Batalha de Argel (1966), Gillo Pontecorvo
50 — Histoire(s) du Cinema (1998), Jean-Luc Godard
51 — Luzes da Cidade (1931), Charlie Chaplin
52 — Contos da Lua Vaga (1953), Kenji Mizoguchi
53 — La Jetée (1962), Chris Marker
54 — Intriga Internacional (1959), Alfred Hitchcock
55 — Janela Indiscreta (1955), Alfred Hitchcock
56 — Touro Indomável (1980), Martin Scorsese
57 — M (1931), Fritz Lang
58 — O Leopardo (1963), Luchino Visconti
59 — A Marca da Maldade (1958), Orson Welles
60 —Sherlock Jr. (1924), Buster Keaton
61 — Barry Lyndon (1975), Stanley Kubrick
62 — A Mãe e a Puta (1973), Jean Eustache
63 — O Intendente Sansho (1954), Kenji Mizoguchi
64 — Morangos Silvestres (1957), Ingmar Bergman
65 — Tempos Modernos (1936), Charlie Chaplin
66 — O Mensageiro do Diabo (1955), Charles Laughton
67 — O Batedor de Carteiras (1959), Robert Bresson
68 — Onde Começa o Inferno (1959), Howard Hanks
69 — Blade Runner, o Caçador de Androides (1982), Ridley Scott
70 — Veludo Azul (1986), David Lynch
71 — Sem Sol (1983), Chris Marker
72 — A Man Escaped (1956), Robert Bresson
73 — O Terceiro Homem (1949), Carol Reed
74 — O Eclipse (1962), Michelangelo Antonioni
75 — O Boulevard do Crime (1945), Marcel Carné
76 — A Grande Ilusão (1937), Jean Renoir
77 — Nashville (1975), Robert Altman
78 — Chinatown (1974), Roman Polanski
79 — Beau Travail (1999), Claire Denis
80 — Era Uma Vez no Oeste (1968), Sergio Leone
81 — Soberba (1942), Orson Welles
82 — Lawrence da Arábia (1962), David Lean
83 — O Espírito da Colmeia (1973), Victor Erice
84 — Fanny e Alexander (1982), Ingmar Bergman
85 — Casablanca (1942), Michael Curtiz
86 — A Cor da Romã (1968), Sergei Parajanov
87 — Ouro e Maldição (1925), Erich von Stroheim
88 — Um Dia Quente de Verão (1991), Edward Yang
89 — Meu Ódio Será Tua Herança (1969), Sam Peckinpah
90 —Um dia no Campo (1936), Jean Renoir
91 — Aguirre, o Aventureiro (1972), Werner Herzog
92 — Neste Mundo e no Outro (1942), Michael Powell e Emeric Pressburger
93 — O Sétimo Selo (1959), Ingmar Bergman
94 — Um Cão Andaluz (1928), Luis Buñuel
95 — Intolerância (1916), D. W. Griffith
96 — As Coisas Simples da Vida (2001), Edward Yang
97 — Coronel Blimp: Vida e Morte (1943), Michael Powell e Emeric Pressburger
98 — Touki Bouki (1973), Djibril Diop Mambéty
99 — O Medo Consome a Alma (1974), Rainer Werner Fassbinder
100 — Imitação da Vida (1959), Douglas Sirk