A Netflix adiciona novas séries todos os meses, mas nem todas possuem a mesma qualidade. Para os leitores que procuram um seriado para maratonar, mas não querem perder tempo fazendo escolhas incertas, a Bula reuniu em uma lista 15 produções fundamentais do serviço de streaming, que todos deveriam assistir. Todas as selecionadas foram aclamadas e bem-avaliadas pela crítica especializada. Entre elas, destacam-se a recente “Nada Ortodoxa” (2020), de Maria Schrader; “Dark” (2017), de Baran bo Odar e Jantje Friese; e “Archer” (2009), de Adam Reed. Os títulos foram organizados de acordo com o ano de lançamento.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix

Inspirada em uma história real, a série conta a história de Deborah Feldman, que nasceu em uma seita judaica fundada no Brooklyn por sobreviventes do Holocausto. Essa comunidade acreditava que o genocídio era um castigo dado por Deus e que eles deviam obedecer às regras religiosas mais conservadoras do judaísmo. Feldman teve uma infância repressiva e foi obrigada a se casar aos 17 anos. Aos 19, ela decidiu fugir para Berlim.

No final da década de 1950, Malu, uma jovem conservadora, se muda para o Rio de Janeiro com o marido para abrir um restaurante. Mas, ele rouba todo o seu dinheiro e foge. Então, ela transforma o local, que está caindo aos pedaços, em um clube noturno musical. Em sua jornada, Malu descobre um mundo totalmente novo na companhia de mulheres feministas e cantores de bossa nova.

Na trama, Sandy Kominsky é um ator de grande sucesso em Hollywood que hoje dá aulas de atuação. Ele tenta ajudar seu agente de longa data e melhor amigo, Norman, a superar um momento difícil. Ao mesmo tempo, ele tem que administrar sua escola de atores e lidar com os problemas de sua vida amorosa. Com bom humor, Sandy e Norman enfrentam juntos a chegada da velhice.

Os irmãos Marilia e Matthew decidem adotar um garoto para ajudar nos serviços da fazenda. Mas, por um engano, quem chega à casa deles é Anne, uma órfã de 13 anos. Eles decidem devolver a garota, mas ela implora para ficar e afirma ser capaz de trabalhar como um menino. Marilia e Matthew concordam e, com o passar do tempo, se encantam com a inteligência de Anne. A série é baseada na obra “Anne de Green Gables”, de Lucy Maud Montgomery.

A história se passa na pequena cidade fictícia de Winden, na Alemanha. Nesse povoado, onde as famílias permanecem por gerações, todos se conhecem. Quando duas crianças desaparecem, a população se assusta e suas vidas pacatas são completamente atormentadas. As investigações trazem à tona os segredos obscuros de quatro famílias da cidade.

Cora Tanetti leva uma vida feliz ao lado de sua família até que, durante um ataque de raiva, ela assassina um homem na praia. Após ser presa, Cora afirma nunca ter visto a vítima antes e não consegue explicar por que o matou. Para desvendar a mente de Cora, o detetive Harry Ambrose pede que ela faça sessões de hipnose. Aos poucos, ela relembra os episódios traumáticos de seu passado.

A série dá sequência à história iniciada em “Twin Peaks”, lançada em 1991, que acompanhava a jornada do agente Dale Cooper para desvendar um brutal assassinato em uma pacata cidade interiorana. Neste retorno, Cooper está preso no Black Lodge, uma realidade paralela, e finalmente encontra uma forma de voltar ao mundo real. Enquanto isso, o delegado Hawk tenta solucionar os novos mistérios que surgem na cidade.

A série acompanha a rivalidade entre Bobby “Axe” Axelrod, o gestor de uma empresa bilionária especializada no mercado de ações; e Charles “Chuck” Rhode, um procurador federal que está em uma campanha contra Wall Street e escolheu Axe como seu principal adversário. Chuck investiga todos os passos do empresário e espera ansiosamente por uma oportunidade de colocá-lo na cadeia.

Filha do rei George VI, Elizabeth II sabe que não terá uma vida comum. Após a morte do pai, ela dá seus primeiros passos em direção ao trono inglês, começando pelas audiências semanais com os primeiros-ministros. Ela assume a coroa com apenas 25 anos e precisa aprender a equilibrar o tempo entre as obrigações oficiais e sua família. Ao longo dos episódios, a série acompanha a jornada da rainha até os dias atuais.

A série se passa seis anos antes de Saul Goodman conhecer Walter White, o protagonista da série “Breaking Bad”. Em “Better Call Saul”, ele ainda é Jimmy McGill, um advogado de pequenas causas com problemas na vida financeira. Durante os episódios, o espectador acompanha a transformação de Jimmy em Saul Goodman, o defensor e cúmplice do traficante de metanfetamina Walter White.

A série é ambientada em 872, quando muitos dos reinados que hoje compõem a Inglaterra são tomados pelos vikings. A história acompanha o jovem Uhtred, que nasce como um nobre, mas acaba sendo sequestrado pelos vikings depois de se tornar órfão. Após a morte da família que o criou, Uhtred precisa se decidir entre ficar com os vikings ou tentar reconquistar o reino que um dia foi seu.

A série acompanha as perigosas aventuras do cientista Rick e seu neto Morty. Excêntrico e alcoólatra, Rick é extremamente inteligente, capaz de construir máquinas que o permitem viajar por várias dimensões e realidades paralelas. Mas, ele nunca pensa nas consequências de suas ações. Já Morty é um garoto afetuoso e inocente, um contraponto às loucuras do avô.

Após presenciar o suicídio de uma mulher com a aparência idêntica a sua, Sarah Manning, uma órfã com histórico de delitos criminais, resolve assumir a identidade da suicida: Elizabeth Childs, uma ilustre detetive. A intenção de Sarah é roubar o dinheiro da conta bancária de Elizabeth e fugir. Mas, logo ela descobre que a detetive está envolvida em um caso de clonagem humana e que existem outras mulheres iguais a ela espalhadas pelo mundo.

A série se passa na década de 1920 e apresenta a história real da família Shelby, formada por mafiosos que praticam assaltos e apostam ilegalmente em corridas de cavalos. A família é liderada por Tommy, que volta desiludido da Segunda Guerra Mundial e decide entrar para a vida do crime. Com o império dos Shelby crescendo, o inspetor irlandês Chester Campbell é designado para vigiá-los de perto.

Na ISIS, uma agência internacional de espionagem, trabalha o famoso espião Sterling Archer, o melhor de todos. Apesar de bem-sucedido, ele é alcoólatra e egoísta, não se importando ao colocar seus colegas em situações embaraçosas. Archer é subordinado à própria mãe, Malory, que também é sua chefe. Além da mãe, com quem desenvolve uma relação de amor e ódio, ele precisa lidar com Lane Kane, sua parceira de trabalho e ex-namorada.