A Bula reuniu em uma lista dez filmes disponíveis no Amazon Prime Video que irão agradar todos os espectadores que são leitores ávidos. Os filmes escolhidos abordam a literatura em si ou foram baseados em obras literárias. Além disso, todos foram bem-avaliados pela crítica especializada e possuem boas notas em sites de cinema. Entre os selecionados, destacam-se “Amigos para Sempre” (2019), de Neil Burger; “Green Book” (2018), de Peter Farrelly; e “Deus da Carnificina” (2011), de Roman Polanski. Os títulos foram organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Amazon Prime Video
Dell Scott está procurando uma forma de recomeçar a vida. Ele está em liberdade condicional há pouco tempo, desempregado e proibido de ver o filho. A oportunidade aparece quando ele é contratado para ser o cuidador de Phillip, um homem rico e tetraplégico que mora em uma sofisticada cobertura em Nova York. Aos poucos, nasce uma improvável amizade entre os dois, que redescobrem juntos a alegria de viver. O filme é baseado no livro “The Upside” (2012), de Abdel Sellou.
Nos anos 1960, Tony Lip precisa de dinheiro após a falência de seu negócio e aceita trabalhar como motorista para Don Shirley, um celebrado pianista negro. Os dois são muito diferentes e Tony é um bocado racista. Mas, aos poucos, Tony e Don se tornam bons amigos. A história do filme foi inspirada no “Livro Verde do Motorista Negro”, que circulou entre os anos 1930 e 60, que dava aos viajantes negros informações sobre os lugares onde eles podiam dormir e fazer refeições.
Segundo homem mais poderoso do FBI, Mark Felt acredita que irá assumir a direção da organização após a morte do lendário J. Edgar Hoover, mas o presidente dos EUA, Richard Nixon, escolhe outra pessoa para o cargo. Incomodado com a intromissão da presidência no FBI, Mark decide fornecer informações aos jornalistas que estão investigando o escândalo Watergate. Sob o pseudônimo de “garganta profunda”, ele se torna a principal fonte do caso. O filme foi baseado no livro de Mark Felt, lançado em 2006.
Após passar um tempo internado em uma instituição psiquiátrica por conta de seu comportamento explosivo, Pat Solitano Jr. deseja reconstruir sua vida e se reaproximar da ex-mulher. Em um jantar com amigos, ele conhece Tiffany, uma jovem viúva que também está sofrendo com problemas emocionais. Ela convida Pat para ser o seu parceiro em uma competição de dança e uma inesperada amizade nasce entre os dois. O filme é baseado no livro homônimo de Matthew Quick, lançado em 2007.
Rory Jansen trabalha em uma editora e sonha em escrever o próprio livro. Ele trabalha na história há tempos, mas não consegue publicá-la e começa a duvidar de sua capacidade para a escrita. Um dia, em uma loja de antiguidades, ele encontra um manuscrito sem dono e decide publicá-lo como se fosse seu. A obra se torna um sucesso, mas tudo muda quando Rory conhece um senhor que lhe conta a verdade sobre o manuscrito. Segundo críticos, o enredo de “As Palavras” é semelhante ao romance “Lila Lila” (2004), de Martin Sute.
Nigel é um garoto apaixonado por culinária, mas sua mãe só sabe preparar torradas e serve apenas enlatados no jantar. Quando ela morre, o pai de Nigel contrata uma mulher que é ótima cozinheira. Extravagante e sexy, ela tenta conquistar o patrão agradando-o com pratos deliciosos. Para competir pela atenção do pai, Nigel aprende a cozinhar. O filme é baseado no livro autobiográfico “Toast”, do chef Nigel Slater.
Ethan e Zachary, dois garotos de 11 anos, se envolvem em uma briga que acaba de maneira violenta. Alan e Nancy, pais de Zachary, decidem visitar os pais de Ethan, Penelope e Michael, para conversar sobre o ocorrido de maneira civilizada. Mas, os quatro possuem personalidades muito diferentes e o encontro rapidamente se transforma numa discussão séria e cheia de insultos. O filme é baseado na peça homônima de Yasmina Reza, publicada em 2006.
Adaptado da minissérie homônima para a televisão, o filme reconta a história clássica da baleia Moby Dick. Um capitão, após ser ferido pelo animal, retorna ao mar obcecado pela missão de matá-la. Mas, a gigante cachalote ataca o seu navio. O único sobrevivente da tripulação conta a trajetória dos marinheiros lutando contra Moby Dick. O filme é baseado na clássica obra homônima de Herman Melville, de 1851.
Numa cidade ribeirinha de Louisiana, Martine, uma jovem negligenciada pelos pais, conhece Gordy. Os dois querem fugir em busca de novas oportunidades e decidem pegar a estrada juntos. No caminho, eles dão carona para Brett, um homem misterioso que acaba de sair da prisão. Ao longo do caminho, Brett conta sua história aos amigos. “O Lenço Amarelo” é baseado num filme japonês de mesmo nome, dirigido por Yoji Yamada, que foi inspirado nos escritos do jornalista Pete Hamill para o “New York Post”, em 1971.
Passando por uma crise pessoal e artística, o compositor Gustav von Aschenbach viaja para um resort em Veneza. No local, ele desenvolve uma paixão por Tadzio, um jovem polaco que está de férias com a família. Embora observe Tadzio obsessivamente, Gustav não tem coragem de se aproximar. Enquanto isso, sinais da epidemia de cólera chegam a Veneza. O filme foi baseado no livro homônimo de Thomas Mann, publicado em 1912.