As séries de investigação criminal sempre estiveram entre as mais populares. Clássicos como “Arquivo-X” (1993) e “Twin Peaks” (1990) estão entre as melhores de todos os tempos, segundo os críticos. Esse gênero se diferencia pelos mistérios, jogos psicológicos com o espectador e pelas reviravoltas no final. Para os leitores que apreciam seriados de investigação, a Bula reuniu em uma lista as dez melhores opções disponíveis na Netflix. Entre os selecionados, estão a premiada “Inacreditável” (2019), de Susannah Grant; e “Manhunt: Unabomber” (2017), de Greg Yaitanes. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento.
A série faz parte da franquia “Criminal”, que se divide entre quatro países: Reino Unido, França, Espanha e Alemanha. Cada episódio se passa numa sala de interrogatório, onde detetives entrevistam suspeitos de diferentes crimes. No Reino Unido, três casos são investigados: o assassinato de uma garota de 14 anos, o envenenamento de um homem e o desaparecimento de um caminhão.
Marie Adler, uma jovem de 18 anos, denuncia à polícia que foi estuprada. Como o criminoso não deixou nenhuma pista, a polícia duvida do relato de Marie. Cansada, ela desiste da queixa e diz que mentiu. Três anos depois, outros casos semelhantes começam a ocorrer em distritos vizinhos e as investigadoras Karen Duvall e Grace Rasmussen se unem para encontrar o estuprador. Enquanto isso, a polícia processa Marie por denúncia caluniosa. A série é baseada em fatos reais.
David Budd é um veterano de guerra que trabalha para o Serviço de Polícia Metropolitano de Londres. Ao viajar em um trem, ele percebe uma movimentação suspeita e consegue impedir um ataque terrorista. Como recompensa, ele recebe uma promoção para ser o guarda-costas da ministra Julia Montague. Sabendo que a ministra apoia a guerra do Afeganistão, Budd se vê dividido entre seu dever e suas crenças.
Jim “Fitz” é um agente do FBI envolvido na força-tarefa Unabom, organizada para capturar Unabomber, como é popularmente chamado o terrorista que envia pacotes-bomba para universidades e companhias aéreas. Linguista altamente especializado, Fitz precisa combater a burocracia da instituição, que recrimina seus métodos não-convencionais. Ao mesmo tempo, tenta lidar com a inteligência do terrorista.
Em 1977, com o aparecimento da psicologia criminal, os agentes do FBI Holden Ford e Bill Tench se unem para realizar um plano ambicioso: desenvolver a primeira pesquisa nos Estados Unidos sobre a mente dos seriais killers. A partir desse estudo, eles pretendem trabalhar em casos aparentemente sem solução. Holden e Bill decidem entrevistar assassinos presos, mas antes precisam ganhar a confiança deles.
Orenthal James, conhecido como O.J. Simpson, era um jogador de futebol americano idolatrado nos EUA. Em 1994, foi acusado de assassinar a esposa, Nicole Brown, e seu amigo Ronald Goldman. Contada pela perspectiva dos advogados que conduziram o caso, a série explora o julgamento de O.J. e os acordos feitos de maneira informal por ambos os lados envolvidos. Foram 372 dias de audiência que pararam todo o país.
Irmã Cathy Cesnik, uma freira professora de um colégio católico em Baltimore, desapareceu em novembro de 1969. Seu corpo só foi encontrado dois meses depois e a investigação levou à descoberta de uma série de crimes sexuais cometidos pelo padre local, A. Joseph Maskell. Mas, as investigações não foram concluídas e os casos permanecem sem solução.
Cora Tanetti leva uma vida feliz ao lado de sua família até que, durante um ataque de raiva, ela assassina um homem na praia. Após ser presa, Cora afirma nunca ter visto a vítima antes e não consegue explicar por que o matou. Para desvendar a mente de Cora, o detetive Harry Ambrose pede que ela faça sessões de hipnose. Aos poucos, ela relembra os episódios traumáticos de seu passado.
Annelise Keating, advogada prestigiada e professora de direito na Universidade de Middleton, escolhe os cinco melhores alunos de sua turma para trabalharem com ela em seu escritório, onde poderão lidar com casos reais. Mas, a vida desses alunos se transforma quando eles se deparam com um caso de assassinato na faculdade. Uma estudante de psicologia foi morta e eles fazem de tudo para descobrir os detalhes do crime.
Após retornar do serviço militar no Afeganistão, o médico John Watson precisa de um lugar para ficar em Londres. Ele vai morar com o detetive Sherlock Holmes, de quem acaba se tornando amigo. Juntos, os dois auxiliam a polícia de Londres na resolução de assassinatos e outros crimes brutais. Eles também contam com a ajuda da patologista Molly Hooper.