Segundo um estudo realizado pela Mintel (Instituição de Pesquisas de Mercados e Negócios), empresa britânica, o Brasil é o 2º país mais inovador na produção de cervejas artesanais, atrás apenas dos Estados Unidos. Apenas em 2019, mais de 1,2 mil cervejarias brasileiras foram abertas. Aos poucos, o público tem se interessado pelos diferentes estilos da bebida, reconhecendo os pequenos negócios e tirando o monopólio das grandes marcas. Para os apreciadores, a Bula reuniu dez cervejas do Brasil que todos devem experimentar antes de morrer. São rótulos de estados diferentes, mas facilmente encontrados à venda na internet. As fotografias são reproduções das páginas das cervejarias no Facebook e Instagram.
Esta é uma ótima exemplar no estilo New England IPA, com aromas que remetem a frutas tropicais, sabor de lúpulo presente, textura cremosa e médio-baixo amargor. Possui em sua base 65% de malte pale, 10% de trigo em flocos e 25% de aveia em flocos. Harmoniza com carnes assadas e pratos indianos.
Dogma Citra Lover é uma cerveja sem maltes caramelo em sua receita, a primeira da série “single hops”, que leva apenas uma variedade de lúpulo. É do estilo Imperial IPA, versões mais fortes das IPAs tradicionais. Aveludada e com alto amargor, harmoniza bem com carnes assadas na brasa e peixes.
Esta é uma cerveja do estilo gose, produzida por alta fermentação e adição de lactobacilos e sal. Neste caso, também é adicionado hibisco e goiaba na composição. É uma bebida leve, ácida, salgada e muito refrescante. Harmoniza bem com pratos à base de frutos do mar, quiches e queijo leves, como o de cabra.
Esta é uma cerveja do estilo Double New England IPA, caracterizado pela coloração amarelo vivo, adição de cereais não maltados e pelo aroma de frutas tropicais. Leva em sua receita o lúpulo Strata, tipo muito difícil de ser encontrado. Combina com molhos condimentados, carnes assadas, frituras e queijos azuis.
A cerveja Dust to Dust, da cervejaria Spartacus, possui uma base cremosa, pelo uso de aveia e lactose, e uma acidez pronunciada. É do estilo Cream Fruit Sour, com adição de framboesa e goiaba, além de baunilha de Madagascar. Seu sabor remete a um cheesecake com frutas vermelhas. Harmoniza com pratos agridoces e sobremesas.
Premiada em concursos nacionais, a Abyssal Coffee Edition é uma cerveja do estilo Russian Imperial Stout, produzida com Café Novo de Mulungu (CE), extraído a frio. É escura, viscosa e aromática, mas equilibrada no paladar. Harmoniza bem com sobremesas à base de chocolate, queijos fortes, como o gorgonzola, e charcutarias.
Do estilo Russian Imperial Stout, a cerveja “Cookie de Chocolate” possui uma harmonia de sabores que remete ao tradicional biscoito americano. Em seu preparo, foram utilizados cacau, baunilha, avelã e café, tudo para chegar ao aroma característico do cookie. Com textura licorosa, fica ótima com sobremesas como brigadeiro.
Esta é um exemplar do estilo American Barley Wine, cervejas marcantes que lembram o vinho. É maturada com chips de Jabuticabeira da fazenda, sem tosta, o que lhe confere maior complexidade e delicadeza. Com refermentação natural na garrafa, harmoniza bem com queijos maturados e carnes com molhos condimentados.
A Ponkan é uma cerveja do estilo Juicy APA, com adição de tangerina Ponkan. A fruta que dá nome ao rótulo vem do Cerro Azul, no Paraná, onde as temperaturas são ideais para o desenvolvimento das frutas cítricas. A receita também leva lúpulos Amarillo, Citra e Mosaic. Harmoniza com pratos condimentados e hambúrguer.
Primeira New England IPA do Brasil vendida comercialmente, esta é a cerveja nacional mais bem-avaliada no site Untappd. É fermentada com levedura Conan, típica do estilo, com muita aveia em sua composição. Possui notas de frutas como pêssego, abacaxi e maracujá. Acompanha sopas, queijos fortes e comidas asiáticas.