Mirando o grande público do Brasil, a Netflix está investindo cada vez mais em no país. Além de disponibilizar grandes filmes brasileiros para todo o mundo, o serviço de streaming também tem produzido em parceria com cineastas daqui. O longa adolescente “Modo Avião” (2020), de César Rodrigues, bateu vários recordes e se tornou o filme de língua não inglesa mais assistido na plataforma, segundo a revista “Variety”. Para os que procuram bons filmes nacionais, a Bula reuniu em uma lista dez opções recentes, lançadas nos últimos três anos. Entre os escolhidos, estão “Paraíso Perdido” (2018), de Monique Gardenberg; e o documentário “Democracia em Vertigem” (2019), de Petra Costa.
Ana recebe uma proposta para trabalhar como influenciadora digital de uma marca famosa. Ela abandona a faculdade para investir todo o seu tempo nas redes sociais, mas vai ficando cada vez mais obcecada pelo trabalho e não consegue largar o smartphone. Certo dia, ao usar o celular no trânsito, ela sofre um grave acidente. Como castigo, Ana é enviada para passar uns dias no sítio do avô, onde não há sinal de internet.
Neste documentário brasileiro, a cineasta Petra Costa parte de seu envolvimento pessoal com a política para relatar o processo de impeachment da ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, acontecimento que impulsionou a polarização política no país e a ascensão da direita ao poder. O filme possui imagens internas e exclusivas do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e do Palácio da Alvorada. “Democracia em Vertigem” concorreu ao Oscar de Melhor Documentário.
O documentário aborda a história do Festival de Águas Claras, que teve a primeira edição realizada em 1975, em Iacanga, interior de São Paulo. Em meio a ditadura militar, o evento chamou atenção por conseguir reunir um público enorme e grandes nomes da MPB em uma pequena cidade, ficando conhecido como “Woodstock Brasileiro”. Para relembrar esse símbolo da contracultura no país, Thiago Mattar reúne imagens históricas e entrevistas inéditas.
Teto é filho de Teodoro, um rico empresário que é conhecido como o “Rei do Tomate”. Em uma festa, ele conhece Paula, uma jovem estudante de medicina. Cansado das pessoas que se aproximam dele por interesse, Teto diz para Paula que é uma pessoa humilde e está concorrendo a uma vaga de estagiário no Rio de Janeiro. Agora, para manter sua mentira, Teto precisa inventar muitas outras.
Juliana está se mudando de Itaúna, no interior de Minas Gerais, para a periferia de Belo Horizonte, onde irá trabalhar como agente de saúde no combate de endemias da região. Em seu novo trabalho, ela conhece pessoas e vive novas situações que começam a mudar sua vida. Ao mesmo tempo, ela enfrenta dificuldades no relacionamento com o marido, que também deseja se mudar para a cidade grande.
O ex-cantor José gerencia a antiga boate Paraíso Perdido, no centro de São Paulo, onde seus filhos e netos se apresentam cantando e dançando músicas populares e românticas. O policial Odair se aproxima da família ao ser contratado como segurança de Imã, um neto de José, alvo frequente de ataques homofóbicos. Com o passar do tempo, Odair se encanta com a excentricidade dessa família e se envolve com uma das filhas de José.
O Brasil é o país que mais realiza cesáreas no mundo. “O Renascimento do Parto 2” busca elucidar os mitos em torno do parto normal e apresenta casos de mulheres que foram induzidas à cesariana e passaram por violência obstétrica, caracterizada por práticas prejudiciais que são realizadas no momento do parto sem o consentimento da gestante.
Rosa é uma mulher que vive uma vida infeliz, uma vez que nada do que ela sonha se concretiza. Filha de intelectuais divorciados, ela vive em conflito com a mãe, de quem guarda muitas mágoas. Além disso, seu casamento com o antropólogo Dado está prestes a ruir e ela não consegue se aproximar das filhas adolescentes, Nara e Juliana. Rosa tenta se acertar com a família, mas sente que está sempre falhando.
Após terminar a graduação, o jovem Tony decide retornar à Remanso, na Serra Gaúcha, sua cidade natal. Ao chegar, ele descobre que Nicolas, seu pai, voltou para a França sem avisar a família, alegando sentir saudade do país de origem. Tony começa a trabalhar como professor de francês em um colégio da cidade e se apaixona pela jovem Luna. Ele tenta levar a vida, mas ainda não sabe como lidar com a ausência do pai.
O filme se passa na década de 1940, no interior de Pernambuco. Cabeleira, um temido matador de aluguel, foi criado longe da civilização pelo cangaceiro Sete Orelhas, que o encontrou ainda bebê. Agora adulto, ele finalmente vai à cidade grande procurar seu pai de criação, que está desaparecido. Chegando lá, ele encontra um lugar sem lei, governado pelo Monsieur Blanchard, um francês que domina o mercado de pedras preciosas.