Desde que surgiu, há uma década, a Netflix tem mostrado que leva a comédia muito a sério. Os “especiais” se tornaram uma ambição para muitos novos comediantes, que ganharam espaço no serviço de streaming para mostrar seus trabalhos ao mundo. Mas, a plataforma também abriga alguns clássicos dos maiores nomes do stand-up. Para os que apreciam o gênero, a Bula reuniu em uma lista os dez shows mais icônicos e engraçados disponíveis na Netflix. A seleção original foi realizada pela revista norte-americana “Esquire”. Entre os humoristas citados, estão nomes como Dave Chapelle, Richard Pryor e Wanda Sykes.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Ali Wong é uma comediante, atriz e roteirista norte-americana. Com este especial de stand-up para a Netflix, ela se tornou mundialmente famosa, estrelando outras produções do serviço de streaming. O show foi filmado em Seattle, quando Ali estava grávida de sete meses. Além de observações únicas sobre a gravidez, ela fala sobre suas experiências sexuais.
Filmado no Radio City Music Hall, em Nova York, este é um dos shows mais aclamados de John Mulaney, roteirista do “Saturday Nigh Live”. Em sua apresentação, Mulaney fala sobre diversas experiências de vida, desde a infância até a vida adulta. Faz observações bem-humoradas sobre casamento, política e seu status de celebridade.
Filmado em David, Califórnia, cidade natal do comediante do “The Daily Show”, Hasan Minhaj, este especial foi aclamado, em 2018, com o Peabody Prize, que premia as melhores produções do audiovisual. Filho de imigrantes indianos, Hasan conta de forma humorada suas experiências da infância e adolescência, crescendo em uma comunidade de maioria branca.
Considerado um dos shows mais importantes da história do stand-up, este especial foi filmado em 1978, em Long Beach, na Califórnia. Richard Pryor criou diferentes personagens e teceu comentários desinibidos sobre vários assuntos, como raça, sexo, família e política. Na época, o filme foi distribuído de maneira independente.
Estrela da sitcom “Sarah Silverman Program”, Sarah Silverman é conhecida por suas sátiras sobre temas polêmicos. Neste especial da Netflix, ela faz observações divertidas acerca de sua vida sexual e fala sobre problemas de saúde, a morte de seu amado cachorro Duck e as excentricidades da rotina de uma atriz.
Este não é um especial comum. Na 22ª edição do prêmio Mark Twain Prize, que homenageou a carreira do comediante Dave Chapelle, vários grandes nomes do humor sobem ao palco e discursam sobre Chapelle. Além disso, são apresentadas imagens que mostram o crescimento artístico de Chapelle, um dos mais influentes humoristas da atualidade.
Em seu espetáculo, Hannah Gadsby aborda questões pessoais sobre gênero, sexualidade e problemas na infância. A comediante, que é lésbica, nasceu na Tasmânia, onde a homossexualidade era crime até 1997. Assim, ela conta como o preconceito interferiu em sua vida e carreira, e explica por que deseja abandonar o stand-up.
Gravado no célebre clube Purple Onion, em São Francisco, este é um dos shows mais icônicos de Zach Galifianakis, comediante conhecido pelo humor absurdo no estilo one-liner (piadas curtas). Acompanhado por um piano, ele conta histórias inusitadas sobre sua vida. O show é considerado um dos mais engraçados da comédia recente.
Conhecida por suas personagens de sucesso nas séries “As Novas Aventuras de Christine” (2006) e “Black-ish” (2015), a atriz Wanda Sykes mostra que também é uma ótima comediante. Em um especial de stand-up para a Netflix, Sykes aborda com acidez os temas referentes à vida de uma mulher negra nos Estados Unidos: racismo, feminismo, família, autoestima e política.
No Heights Theater, em Houston, a comediante Tig Notaro faz observações divertidas sobre casamento, maternidade e conta histórias inusitadas de sua vida, como a vez em que foi convidada para uma festa da apresentadora Ellen DeGeneres. Tig Notaro é conhecida como uma das representantes do estilo deadpan, um humor seco e sarcástico.