Ficar em casa pode ser bem menos entediante com a companhia de um bom vinho. Além de ser um símbolo da alegria, é comprovado cientificamente que uma ou duas taças por dia fazem bem à saúde. E, como os tempos atuais não permitem extravagâncias, a Bula reuniu em uma lista dez ótimos vinhos com preços que variam, entre R$ 30 e 70. Os rótulos escolhidos possuem boas avaliações e são encontrados facilmente à venda em supermercados ou na internet, sem que você precise sair de casa para comprá-los. A seleção abrange bebidas de diferentes países, desde exemplares franceses até vinhos produzidos na serra gaúcha.
Este é um típico vinho francês de bistrô: agradável, versátil e frutado. Elaborado com um blend de uvas Merlot e Cabernet Sauvignon, revela agradáveis notas de ameixas maduras com toques de pimenta. Acompanha carnes vermelhas grelhadas, massas com molhos à base de tomate, queijos amarelos, vegetais e cogumelos.
Elaborado com as castas nobres da província chilena de Cachapoal, este vinho conta com refinamento de seis meses em barricas de carvalho francês. É forte e encorpado, ideal para dias frios. Possui notas de frutas vermelhas, madeira e especiarias. Combina com carnes assadas, como steak bovino e cortes de cordeiro.
Produzido na região da Puglia, na Itália, este vinho tinto agrada os mais diferentes paladares. Com leve doçura e refrescância, possui notas de frutas vermelhas maduras, chocolate e toques de eucalipto e canela. Harmoniza bem com carnes vermelhas grelhadas, carne suína com molhos agridoces, embutidos e queijos.
O nome deste vinho é uma homenagem à freira Mariana, do convento de Beja, que escrevia cartas apaixonadas para um soldado espanhol. Suas notas defumadas lembram frutas vermelhas, negras e especiarias. Produzido na região do Alentejo, em Portugal, harmoniza bem com massas e carnes vermelhas.
Elaborado com uvas Chardonnay, este vinho gaúcho não passa por barrica de carvalho, sendo uma opção leve e refrescante, com acidez equilibrada. Tem coloração amarelo-palha e aroma que lembra frutas tropicais. Possui notas florais e de mineralidade. Combina com carnes brancas, frutos do mar e massas com molho branco.
Com coloração rubi intensa, este vinho é elaborado com uvas da variedade Shiraz e produzido pela Vinícola Casella, da Austrália. É um vinho fresco e fácil de beber, com notas fortes de frutas vermelhas, baunilha e especiarias. Harmoniza bem com carnes, massas com molhos condimentados e lombo de porco.
Com o objetivo de preservar a intensidade das uvas Tannat, este vinho gaúcho é amadurecido apenas em tanques de aço inox. É intenso e encorpado, mas com acidez equilibrada. Possui aromas de frutas vermelhas maduras e notas mentoladas. Acompanha bem carnes assadas ao ponto, massas com ragu e queijos maturados.
Produzido com uvas Tannat da serra gaúcha, este é um vinho intenso e concentrado. É amadurecido por dez meses em barris de carvalho francês. Seus aromas remetem a frutas negras, especiarias e grãos torrados de café. Mostra toda sua personalidade acompanhando queijos fortes e carnes como carré de cordeiro e costela bovina.
Produzido na região do Valle de Rapel, no Chile, este vinho é 100% composto de uvas Carmenére. Apresenta aromas de frutas vermelhas frescas, com leve toque mentolado. Suas notas remetem a ameixas maduras e especiarias. Acompanha carnes vermelhas grelhadas, queijos de média maturação e massas com molhos intensos.
Este é um ótimo exemplar dos vinhos espanhóis elegantes e tradicionais, feito por uma família local especializada em vinhos há várias gerações. De vermelho rubi intenso, possui acidez suave, com notas de frutas frescas e especiarias. Acompanha pratos mexicanos, como tacos e burritos, além de massas com molho de tomate.