Quem cresceu nos anos 1980 ou 90 sabe que as propagandas daquele tempo não tinham muitos filtros e a publicidade voltada para o público infantil era incansável. Quase todas os canais tinham as manhãs dedicadas aos pequenos, prova de que os comerciais davam um grande retorno financeiro para as emissoras. Para as garotas, eram várias as ofertas de bonecas, bichos de pelúcia e outros produtos. Mas, nem todos eram tão acessíveis assim: alguns, além de muito caros, não chegavam às cidades do interior. Para recordar os sonhos de consumo das meninas dos anos 1990, a Bula reuniu em uma lista 30 brinquedos que fizeram sucesso na época.
1 — Furby
Furby é um bichinho de pelúcia que se assemelha a uma coruja. A versão clássica, lançada no fim dos anos 1990, foi um sucesso no Brasil.
2 — Bambolê
Os bambolês podiam ser brinquedos comuns, mas tornaram-se um fenômeno devido ao sucesso do grupo É o Tchan!.
3 — A casa da Barbie
Ter uma Barbie original já era um privilégio no Brasil. Mas a casa da Barbie, com todos os cômodos e móveis coloridos, era um sonho de consumo.
4 — My Little Pony
My Little Pony era um desenho animado exibido no Xou da Xuxa. Os bonecos inspirados nos cavalinhos foram um sucesso entre as garotas.
5 — Raspadinha da Eliana
Com alguns cubos de gelo e um pouco de suco, a máquina da Eliana fazia uma raspadinha na hora. Mas, não era um brinquedo acessível.
6 — Papéis de carta
Mesmo que não houvesse realmente a necessidade de escrever correspondências, colecionar papéis de carta era uma unanimidade entre as garotas.
7 — Coleção Moranguinho
Inspiradas no desenho animado, as bonecas Moranguinho tinham cheirinho de fruta e marcaram a história da marca Estrela no Brasil.
8 — Coleção Coisas que Toda Garota Deve Saber
Os livros de Samantha Rugen, lançados em 1997, davam dicas sobre saúde e beleza para garotas adolescentes.
9 — Estojo Kipling
Para colocar as canetinhas coloridas, a opção mais famosa (e mais cara) era um estojo da Kipling, que vinha com um macaquinho de pelúcia.
10 — Baby Dinossauro
O boneco do Baby Dinossauro, o caçula da famosa Família Dinossauros, repetia o mesmo bordão do personagem: “Não é a mamãe!”.
11 — Meu Primeiro Gradiente
O Meu Primeiro Gradiente era um gravador portátil que vinha com um microfone. Foi o primeiro karaokê daquela geração.
12 — Bonecos dos Power Rangers
Os Power Rangers faziam sucesso tanto com os meninos quanto com as meninas. As miniaturas que imitavam os super-heróis eram uma febre na época.
13 — Dream Store da Barbie
A loja de cosméticos da Barbie tinha todos os itens de uma loja de verdade, desde um balcão chique até as miniaturas de maquiagens.
14 — Carimbos
Tão importantes quanto os papéis de carta eram os carimbos. Os da Hello Kitty e da Turma da Mônica estavam entre os mais disputados.
15 — Kit Frit
O Kit Frit vinha com um pequeno grill de brinquedo e várias miniaturas de alimentos, como ovo, salsicha, camarão e hambúrguer.
16 — Susi
A boneca Susi, criada pela marca nacional Estrela, era uma das maiores concorrentes da Barbie. Tinha várias versões, até uma inspirada na banda É o Tchan!.
17 — Baby Xuxa
Como a Xuxa era a apresentadora infantil mais famosa da época, tinha bonecas de todos os tamanhos. Mas a Baby Xuxa, que segurava o cãozinho Xuxo, fez muito sucesso.
18 — Estrelinha Mágica
Inspirada no filme “Mônica e a Estrelinha Mágica” (1988), a estrelinha de brinquedo acendia e apagava. Foi lançada pela Tectoy.
19 — Melocoton
O Melocoton era o fantoche que acompanhava a apresentadora Eliana no programa Bom Dia & Cia. Foram vendidas mais de 250 mil unidades do boneco.
20 — Microfone da Xuxa
Em formato de palhacinho, o microfone de brinquedo era igual ao que era usado pela apresentadora e tinha um botão que acendia o nariz vermelho.
21 — Caixa Registradora
A imitação da caixa registradora realizava o sonho de muitas crianças: passar as compras no mercado. E ainda vinha com várias notinhas falsas de dinheiro.
22 — Lousa Mágica
Depois de fazer vários desenhos na lousa mágica, era possível apagar tudo arrastando um botão. Ninguém sabia como funcionava, parecia mágica.
23 — Baby Fofão
O personagem Fofão foi um dos maiores sucessos na TV durante os anos 1980. O boneco baby, lançado em 1989, tinha cheirinho de lavanda.
24 — Tamagotchi
O Tamagotchi era um pequeno aparelho portátil que simulava um animal de estimação virtual. Caso não fosse bem cuidado, ele “morria”.
25 — Maquininha de escrever
Nos anos 1990, era raro alguém possuir computador no Brasil. Por isso, o mais chique ainda era digitar numa máquina de escrever.
26 — Lu Patinadora e Lu Esquiadora
Teoricamente, a dupla de bonecas deveria patinar e esquiar. Mas, elas não ficavam em pé por muitos segundos.
27 — Flores Dançantes
Com um mini instrumento musical e óculos coloridos, as flores de brinquedo dançavam toda vez que tocava alguma música.
28 — Fofoletes
As Fofoletes eram pequenas bonecas de apenas sete centímetros, que vinham em embalagens que se pareciam com caixas de fósforos. Tinham cheirinho de chocolate.
29 — Boneca Meu Bebê
A boneca Meu Bebê, da marca Estrela, acompanhou várias gerações de garotas brasileiras, desde os anos 1960. É considerada um clássico.
30 — Toca do Gugu
O apresentador Gugu era adorado pelas crianças nos anos 1990. Ele lançou vários brinquedos, mas o mais desejado era a Toca do Gugu, uma pequena barraca.