Termo recentemente popularizado, o food porn se refere às imagens e vídeos de alimentos que deixam o espectador com vontade de comer o que está na tela. Para os que se interessam por culinária, a Bula reuniu em uma lista dez filmes e documentários disponíveis na Netflix que abordam temas gastronômicos, mesmo que indiretamente, e possuem cenas no estilo food porn. Entre os escolhidos, destacam-se “Arrasando na Cozinha” (2017), de Raymond Yip; “Sushi a La Mexicana” (2015), de Anthony Lucero; e “Jiro Dreams of Sushi” (2011), dirigido por David Gelb. Os títulos foram organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Elijah sempre foi apaixonado por vinhos e finalmente tem a chance de se tornar sommelier, estudando em uma escola renomada. Mas, seu pai, Louis, deseja que ele assuma o negócio da família, uma tradicional churrascaria em Memphis. Enquanto Elijah luta para se dar bem nos estudos e se desvencilhar das expectativas do pai, Louis se sente rejeitado pelo filho.
Para comemorar o aniversário de 50 anos de Rebecca, Abby planeja uma animada viagem para região vinícola de Napa Valley e convida também suas outras amigas de longa data: Catherine, Val, Jenny e Naomi. Juntas, elas bebem e se divertem sem limites. Mas, desentendimentos e mágoas do passado reaparecem, causando discórdia entre o grupo.
Os amigos de infância Sasha e Marcus se reencontram 15 anos mais tarde, em São Francisco. Agora, ela é uma chef de cozinha famosa, enquanto ele é um músico frustrado. Apaixonado desde sempre pela amiga, Marcus resolve se declarar de uma vez por todas. Mas, no mesmo dia, Sasha conta que encontrou o homem de seus sonhos. Mesmo decepcionado, Marcus finge estar feliz pela amiga.
Sky é um jovem chef que herdou o restaurante Seven, que fica num bairro afastado de Hong Kong. De repente, Paul Ahn, especializado em culinária francesa e ganhador de três estrelas Michelin, decide abrir seu próprio restaurante em frente ao Seven. Sky sabe que os dois têm propostas diferentes, mas Paul continua tentando prejudicá-lo. A rivalidade entre os chefs aumenta quando os dois decidem participar de um reality show de culinária.
Por meio da tradição do “café suspenso”, este documentário conta a história de diferentes pessoas ao redor do mundo que possuem uma relação afetiva com o café. A tradição, que se originou em Nápoles, na Itália; consiste no hábito de comprar um café e deixar outro pago para alguém que não tenha condições financeiras. O “café suspenso” é considerado um gesto de gentileza e caridade.
O filme se passa na década de 1950 e conta a história da ascensão da rede McDonald’s. Ray Kroc, um vendedor ambulante, recebe uma grande encomenda de multimixer, máquina de fazer milk-shake. Ele vai até o local e encontra o McDonald’s, um restaurante gerido por dois irmãos, que está fazendo muito sucesso na cidade. Impressionado, Ray adquire uma participação nos negócios da lanchonete e, aos poucos, vai eliminando os irmãos do negócio.
Por meio de um experimento social, o documentário apresenta um retrato aprofundado sobre a carreira e obra do chef italiano Massimo Bottura, cujo restaurante, Osteria Francescana, foi considerado um dos melhores do mundo. Na Expo Milano de 2015, ele convidou 60 colegas renomados internacionalmente para se juntarem a ele na transformação de alimentos que iriam para o lixo em nutritivas refeições para os mais desfavorecidos residentes da Itália.
Juana, uma mexicana, luta para criar sua filha com dignidade nos Estados Unidos. Com uma facilidade surpreendente para cortar alimentos, ela consegue emprego em um restaurante de culinária japonesa. Aos poucos, Juana se aproxima da cultura oriental e demonstra um grande talento para fazer sushi. Determinada, ela sonha em se tornar chef, mas sofre preconceito de seus colegas por ser latina.
Com quase 90 anos, Jiro Ono trabalha incansavelmente em seu restaurante, o Sukiyabashi Jiro, famoso por servir o melhor sushi do mundo. Há décadas preparando essa iguaria da cozinha japonesa, o chef diz que ainda está em busca da perfeição. Enquanto isso, seu filho, Yoshizaku, conta como é viver com a pressão de ter que substituir o pai no comando do lendário restaurante.
Liz Gilbert parece ter tudo que sempre sonhou: uma casa espaçosa, um marido dedicado e uma carreira consolidada. Ainda assim, ela se sente infeliz e decide arriscar tudo para se redescobrir. Então, Liz se divorcia e embarca em uma viagem de autoconhecimento, passando por três países. Na Itália, ela descobre o prazer da gastronomia; na Índia, se reconecta com a espiritualidade e, em Bali, encontra um grande amor.