Ao longo dos últimos dias, vários acontecimentos trouxeram medo e incerteza a todos. Além dos ataques de violência e dos desastres naturais, as crises na saúde e na economia assolam todo o mundo. Em momentos assim, é necessário se apegar a boas lembranças para enfrentar tudo com coragem e manter a esperança viva. Para ajudar, a Bula reuniu em uma lista 15 ótimos filmes disponíveis na Netflix que nos fazem acreditar em dias melhores. Os longas escolhidos contam histórias de pessoas que passaram por muitas dificuldades, mas conseguiram vencer. Entre os escolhidos, destacam-se “O Homem que Viu o Infinito” (2015), de Matthew Brown; e “Até o Último Homem” (2017), de Mel Gibson. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
A adolescente Mia cresceu em uma fazenda de leões comprada por seus pais, John e Alice, na África do Sul. Desde pequena, ela tem uma profunda conexão e amizade com Charlie, um leão branco. Seu pai vende os felinos para caçadores que matam os animais apenas para exibi-los em fotos. Com medo de que o pai venda Charlie, que é de uma espécie em extinção, Mia foge com o leão e tenta levá-lo para um santuário.
Aos 13 anos, William Kamkwamba, do Malawi, ganhou fama em seu país em 2007, ao construir uma turbina de vento geradora de energia. A região onde William morava foi assolada por uma seca que devastou a plantação de sua família. Estudando sozinho e utilizando materiais improvisados, ele criou um projeto para fornecer água encanada e eletricidade ao seu vilarejo, privilégios aos quais a população do Malawi não tinha acesso.
Emílio é um professor universitário viúvo e aposentado, que vive em Valência, na Espanha. Em um exame de rotina, ele descobre que está no primeiro estágio da doença de Alzheimer. Sabendo que logo perderá todas as suas memórias, Emílio se reaproxima de sua filha, Julia, e da neta, Blanca. Ele também decide viajar para Navarra, onde pretende reencontrar Margarita, sua paixão da adolescência.
O filme conta a história do médico do exército norte-americano Desmond T. Doss. Servindo na Segunda Guerra Mundial, ele defende seus ideais religiosos e se recusa a pegar em uma arma para matar pessoas. Durante a sangrenta Batalha de Okinawa, ele consegue evacuar 75 homens por trás das linhas inimigas sem disparar um único tiro. Desmond foi condecorado, tornando-se o primeiro opositor da história a receber a Medalha de Honra do Congresso.
Howard, um promissor publicitário, entra em depressão após a morte de sua única filha. Ele se afasta dos amigos, do trabalho e só encontra alívio escrevendo cartas para a morte, o tempo e o amor. A empresa que ele criou em parceria com alguns amigos está indo à falência, mas ninguém consegue incentivá-lo a voltar, mesmo após dois anos de afastamento. Por isso, os sócios de Howard procuram uma maneira inusitada de ajudá-lo.
Seyolo Zantoko é um médico congolês recém-formado. Ao receber uma imperdível oportunidade de trabalho, muda-se com sua família para um pequeno vilarejo francês. A partir de então, o filme mostra os desafios enfrentados pela família, que é recebida com hostilidade pelos habitantes da aldeia e precisará vencer o preconceito e as barreiras culturais.
Após sofrer um ataque cardíaco, o carpinteiro Daniel Blake não pode mais trabalhar e luta para receber os benefícios concedidos pelo governo aos que estão desempregados. Porém, ele é analfabeto digital e não consegue lidar com todas as burocracias exigidas. Em uma de suas idas a departamentos governamentais, ele conhece Katia, uma mãe solteira de duas crianças que também está passando por dificuldades. Os dois se aproximam e Daniel decide ajudá-la.
Saroo, um garoto de cinco anos, se perde do irmão mais velho em uma estação de trem, em Khandwa, indo parar em Calcutá, numa outra parte da Índia. Sozinho, ele mora na rua e passa por muitas dificuldades até ser adotado por uma família australiana. Incapaz de superar o que aconteceu, aos 25 anos ele decide procurar por sua família na Índia. Para isso, ele conta com a ajuda de seus pais adotivos e de sua namorada, Lucy.
O filme narra a história de Jesse Owens, uma das figuras mais importantes do esporte americano e um dos primeiros negros a se destacar nas pistas de corrida e no salto em distância. Em 1936, em pleno regime nazista, ele ganhou quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim, superando o racismo e os corredores arianos.
Dedicado à família e ao trabalho, Ramón fica desesperado ao receber o diagnóstico de esclerose múltipla. Ele não consegue se imaginar dependente das pessoas, mas segundo os médicos, dentro de um ano ele será incapaz de andar 100 metros. Após superar a tristeza, Ramón decide testar as limitações de seu corpo. Assim, ele se inscreve numa prova de triatlo e começa a treinar para a competição com a ajuda de seu sogro. O filme é baseado na história verdadeira de Ramón Arroyo.
O filme conta a história do autodidata indiano Srinivasa Ramanujan. Ao ser incentivado por seus professores locais, ele envia seus trabalhos para o matemático inglês G. H. Hard. Impressionado com o intelecto do indiano, Hardy o convida para ir à Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Chegando lá, Srinivasa torna-se professor do Trinity College e muda a história da matemática com seus conhecimentos.
O filme conta a história do autodidata indiano Srinivasa Ramanujan. Ao ser incentivado por seus professores locais, ele envia seus trabalhos para o matemático inglês G. H. Hard. Impressionado com o intelecto do indiano, Hardy o convida para ir à Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Chegando lá, Srinivasa torna-se professor do Trinity College e muda a história da matemática com seus conhecimentos.
O filme conta a história de Stephen Hawking, astrofísico britânico que fez descobertas relevantes para a ciência. Aos 21 anos, ele se apaixona por Jane Wilde, uma estudante de Cambridge, mas logo é diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença motora degenerativa. Jane decide continuar ao lado do namorado e os dois se casam. Contrariando os diagnósticos médicos, Hawking tem três filhos com Jane e persiste em seu trabalho intelectual, tornando-se um dos cientistas mais aclamados do mundo.
Ben Carson, um garoto pobre de Detroit, cresce em meio ao preconceito, sem perspectivas de um grande futuro. Mas, graças ao incentivo de sua mãe, ele insiste nos estudos e se forma em medicina. Com apenas 33 anos, ele é promovido a diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do hospital Johns Hopkins, em Baltimore. Em pouco tempo, graças a seu talento como neurocirurgião, Ben se torna um dos médicos mais reconhecidos do mundo.
Chris Garder enfrenta graves problemas financeiros, o que faz com que sua mulher o abandone. Agora, ele precisa cuidar sozinho do filho, Christopher. Chris procura um emprego melhor, mas consegue apenas um estágio não remunerado em uma corretora de ações. Sua esperança é ser contratado ao final do programa, mas as contas vão se acumulando. Após serem despejados, Chris e Christopher passam a dormir em abrigos e estações de trem, acreditando que dias melhores virão.