Está comprovado pela ciência que as pessoas que adoram viajar são diferentes: elas possuem o gene “wanderlust”, ou DRD4-7R, ligado ao desejo de se conhecer novos lugares. Para ajudar os leitores que são viciados em viagens, mas estão impossibilitados de sair de casa, a Bula reuniu em uma lista dez filmes e documentários disponíveis na Netflix que mostram detalhadamente alguns dos lugares mais bonitos do planeta. Entre os selecionados, destacam-se “Mountain” (2017), de Jennifer Peedom; e “The Fundamentals of Caring” (2016), de Rob Burnett. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Numa área remota das Ilhas Canárias, o surfista Álvaro cai de um penhasco e fratura a bacia. Sem ter a quem pedir ajuda, ele faz de tudo para sobreviver e conseguir voltar à terra firme. Enquanto os dias passam, o surfista enfrenta uma intensa agonia física e mental. O filme é baseado na história real de Álvaro Vizcaíno, ocorrida em 2014.
Anna é uma jovem parisiense que está vivendo o momento mais conturbado de sua vida. A queda de um avião em que Anna deveria estar leva a garota a se questionar sobre seu futuro e sua relação com Greg, seu namorado abusivo. Entre tensões sociais e protestos, Paris se torna um espelho para os sentimentos de Anna.
O casal alemão Felix e Mogli compram um antigo ônibus escolar e o reformam sozinhos, transformando o veículo em uma verdadeira casa, com cozinha completa, sala, banheiro e quarto. Depois, ao lado da cadelinha Rubi, eles embarcam em uma viagem do Alaska à Argentina. O documentário acompanha o dia a dia do casal e todas as dificuldades enfrentadas ao longo da viagem.
Do Tibete à Austrália, do Alasca à Noruega, a cineasta Jennifer Peedom e o fotógrafo Renan Ozturk apresentam imagens impressionantes dos topos das maiores montanhas do mundo. O ator William Dafoe é o narrador e lê trechos do aclamado livro de memórias do montanhista britânico Robert Mcfarlane, “Mountains of the Mind”. Músicas clássicas interpretadas pela Orquestra de Câmara Australiana acompanham as imagens.
Saroo, um garoto de cinco anos, se perde do irmão mais velho em uma estação de trem, em Khandwa, indo parar em Calcutá, numa outra parte da Índia. Sozinho, ele mora na rua e passa por muitas dificuldades até ser adotado por uma família australiana. Incapaz de superar o que aconteceu, aos 25 anos ele decide procurar por sua família na Índia. Para isso, ele conta com a ajuda de seus pais adotivos e de sua namorada, Lucy.
Depois de uma tragédia pessoal, o escritor Ben decide se tornar cuidador. O seu primeiro cliente na nova profissão é Trevor, um jovem de 18 anos que sofre de distrofia muscular. Juntos, eles iniciam uma viagem pelos lugares que Trevor sonha conhecer. No caminho, a dupla conhece a jovem Dot e a futura mãe Peaches, que decidem acompanhá-los na viagem. O filme foi baseado no livro homônimo de Jonathan Evison.
Este documentário aborda a vida de Rohani, um pescador de 80 anos que mergulha em uma única respiração, descendo a grandes profundidades por vários minutos. Munido apenas com um arpão, Rohani mantém a tradição de pesca do povo Bajau, da Indonésia. Pelo seu talento com a caça, ele é conhecido pela comunidade como “Jago”, que significa “mestre”.
Nos anos 1980, Udai se despede de sua aldeia da Índia e parte rumo aos Estados Unidos. Nas cartas que envia para a família, ele fala sobre as maravilhas que encontrou no país. Assim, seu irmão, Ramkart, também alimenta o sonho de se mudar. Quando as cartas de Udai param de chegar, Ramkart descobre que ele desapareceu e decide viajar para procurá-lo. Enquanto isso, ele escreve cartas no nome do irmão para diminuir a dor de sua mãe.
O bilionário Edward Cole e o mecânico Carter Chambers são dois pacientes com câncer que dividem o mesmo quarto de hospital. Sabendo que têm poucos meses de vida, eles decidem escrever uma lista com todos os sonhos que desejam realizar antes de morrer. Animados, Edward e Carter fogem do hospital e viajam pelo mundo, seguindo seus sonhos e aproveitando os últimos dias de vida.