Algumas histórias, de tão surpreendentes, não cabem em algumas horas de documentário e precisam de detalhados episódios. Para os espectadores que apreciam este gênero, a Bula reuniu em uma lista as dez melhores séries documentais da Netflix. Entre as selecionadas, estão a polêmica “A Máfia dos Tigres” (2020), de Eric Goode; “O Caso Gabriel Fernandez” (2020), de Brian Knappenberger; e “A Segunda Guerra Em Cores” (2009), de Robert Powell. Todos os títulos foram elogiados pela crítica especializada e receberam notas altas em sites sobre cinema. Os documentários estão organizados de acordo com o ano de lançamento.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
A série apresenta uma comunidade pouco conhecida, mas profundamente interconectada: a dos conservacionistas e colecionadores de tigres nos EUA. O foco principal é Joe Exotic, o excêntrico proprietário do G. W. Zoo. Sua principal inimiga é Carole Baskin, uma protetora de animais que possui um santuário para grandes felinos retirados do cativeiro. Enquanto Baskin diz que Joe explora os animais, ele afirma que ela também obtém lucros criando tigres.
Quando o sol se põe, um novo mundo desperta na selva. Usando a mais avançada tecnologia de câmera em ambientes com pouca luz, essa série documental segue animais ativos durante a noite e revela o que os olhos humanos são conseguem enxergar: o lado secreto dos mais incríveis locais e animais do planeta. Os episódios são narrados pela atriz Samira Wiley.
Esta série documental conta os detalhes sobre o assassinato de Gabriel Fernandez, um garoto de 8 anos que foi morto pela mãe e pelo padrasto em 2013, na Califórnia. Antes de vir a óbito, ele foi torturado por horas. Além dos autores do crime, também foram julgados quatro assistentes sociais que, mesmo após a insistência da professora de Gabriel, não afastaram o garoto da família.
A série documental faz uma viagem por 50 países e mostra a diversidade da natureza ao redor do mundo. São imagens inéditas da vida selvagem, desde o Ártico, passando pelas selvas da América do Sul e pelas profundezas dos oceanos, até as paisagens africanas. O projeto, dos mesmos criadores de “Planeta Terra”, mostra a importância de preservar o mundo natural.
“Rotten” mergulha profundamente no submundo da produção de alimentos para expor a corrupção, o desperdício e as os perigos reais que se escondem por trás de uma simples refeição. Da adulteração de mel por empresas chinesas até um esquema de privatização de pesca nos EUA, o documentário mostra como a cadeia de alimentação está interligada em todo o mundo.
Nesta série documental, o jornalista David Farrier visita pontos turísticos macabros. Lugares inusitados que atraem turistas não só pela história, mas também pela sensação real de perigo. De um lago radioativo até uma floresta supostamente assombrada, David mostra locais de “morte e destruição” que são escolhidos como destinos por pessoas curiosas.
A série acompanha a história do controverso guru indiano Bhagwan Shree Raineesh, mais conhecido como Osho. Nos anos 1960, Osho arrebanhou milhares de seguidores e criou uma comunidade para sua seita no deserto do Oregon, nos Estados Unidos. O projeto causou vários conflitos com a população local e logo foram descobertas as polêmicas sexuais e as corrupções financeiras realizadas pelo guru.
Em “A História de Deus”, Morgan Freeman realiza uma exploração épica sobre Deus. Cada episódio é focado em uma grande questão sobre o divino, desde o mistério da Criação à promessa da ressurreição. Morgan conhece as experiências religiosas e rituais de todo o mundo, viaja com arqueólogos e conversa com cientistas para entender como o homem se relaciona com Deus da antiguidade até os dias de hoje.
Após passar 18 anos preso por um crime que não cometeu, Steven Avery impetra uma ação civil contra o Condado de Manitowoc, pedindo uma indenização milionária. Mas, em 2005, quando está prestes a receber o dinheiro, Steven é acusado de assassinar a fotógrafa Teresa Halbach e condenado à prisão perpétua. O documentário mostra as falhas da justiça americana no julgamento de Steven.
A série reúne raras imagens da Segunda Guerra Mundial, totalmente restauradas, colorizadas e com alta definição. Em 13 episódios, narrados pelo ator Robert Powell, “A Segunda Guerra em Cores” fornece aos telespectadores novas perspectivas de todos os países envolvidos e informações inéditas da guerra que mudou o futuro de toda a humanidade.