Obras inspiradas em crimes sempre foram destaque no cinema e fazem parte do currículo dos grandes diretores, como “O Lobo de Wall Street” (2013), de Martin Scorsese; e “A Sangue Frio” (1967), de Richard Brooks. Segundo os críticos, o sucesso desses filmes se deve, provavelmente, ao espanto de saber que crimes tão absurdos aconteceram de verdade. Para os que gostam do gênero, a Bula reuniu os dez melhores longas baseados em crimes reais que estão disponíveis na Netflix. A plataforma possui alguns dos mais aclamados, como “Zodíaco” (2007), de David Fincher; e “Prenda-me, se For Capaz” (2002), dirigido por Steven Spielberg. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
Quando a filha de Mari Gilbert desaparece, ela passa meses fazendo uma campanha para que a polícia investigue corretamente o caso. Mas, diante da indiferença das autoridades, Mari começa a seguir as pistas e procurar a filha por conta própria no condomínio fechado de Long Island, onde ela foi vista pela última vez. Durante a busca, Mari descobre que várias outras mulheres desapareceram nas mesmas condições. O filme é baseado em fatos reais.
No início da década de 1930, Elizabeth Parker e Clyde Barrow, um casal de criminosos, viaja os Estados Unidos realizando assaltos a bancos, lojas e postos de gasolina. Por onde passam, eles deixam um rastro de destruição. Baseado em fatos reais, o longa retrata a jornada dos detetives Maney Gault e Frank Hamer, que fazem de tudo para capturar Bonnie e Clyde.
Frank Sheeran, “O Irlandês”, é um veterano de guerra cheio de condecorações. Ele aprendeu a matar servindo na Segunda Guerra Mundial e divide seu tempo entre os trabalhos de caminhoneiro e assassino de aluguel para a máfia. Já velho, Frank reflete sobre sua carreira no mundo do crime e seu envolvimento com os Bufalino, uma família de mafiosos. Ele também relembra seu envolvimento no desaparecimento do líder do sindicato dos caminhoneiros, Jimmy Hoffa, que era seu amigo de longa data.
O filme narra o drama de Stefano Cucchi, um jovem agrimensor italiano que foi detido pela polícia, em 2009, acusado de posse ilegal de drogas. A semana que passou na prisão mudou para sempre o destino de Stefano e sua família. Em poucos dias, ele perdeu uma grande quantidade de peso e foi espancado. As investigações do caso revelaram um lado sombrio do sistema judicial italiano.
Nesse drama aclamado pela crítica, o diretor Greengrass mostra os desafios do combate ao terrorismo. Baseado em fatos reais, o filme retrata um ataque a um acampamento de jovens na Noruega, em 2011, que resultou na morte de 75 pessoas. O atirador era Anders B. Breivik, um terrorista que desejava acabar com o multiculturalismo e com a imigração no país.
O documentário narra, com detalhes, o caso Amanda Knox, de repercussão internacional. Em 2007, aos 20 anos, Amanda Knox chegou à cidade de Perugia, na Itália, para estudar como intercambista. Em uma noite de novembro, sua colega de quarto, Meredith, foi esfaqueada até a morte. Amanda e seu namorado italiano foram condenados pelo crime, mas o que realmente aconteceu naquela noite continua sendo uma incógnita para a Justiça ainda hoje e Amanda luta para ser inocentada.
O filme acompanha Michael Finkel, um jornalista que perde o emprego ao ser acusado de escrever uma reportagem mentirosa. Após isso, ele descobre que foi vítima de roubo de identidade: Christian Longo, um criminoso procurado pelo FBI, assumiu o nome de Finkel. Para recuperar sua reputação, o jornalista se aproxima de Longo. A história foi contada pelo próprio Finkel em um livro homônimo, publicado em 2005.
O filme conta a vida dos gêmeos Ronald e Reginald Kray, gângsteres que aterrorizaram Londres na década de 1960 com inúmeros assaltos à mão armada, ataques e assassinatos. Além disso, eles eram donos de uma das casas noturnas mais famosas da cidade. Mas, os dois tinham um relacionamento conturbado, pois enquanto Reginald era meticuloso e sistemático, Ronald tinha comportamento violento e tendências psicóticas.
Durante os anos 1960 e 70, um assassino chamado Zodíaco está aterrorizando São Francisco. Enquanto isso, três cartas diferentes chegam aos jornais da cidade. Com códigos secretos, elas trazem a confissão do assassino, mas precisam ser decodificadas. A polícia e os jornalistas fazem de tudo para descobrir a identidade de Zodíaco, mas o cartunista Robert Graysmith é o único a perceber o que está por trás das cartas: uma referência ao filme “Zaroff, o Caçador de Vidas” (1932).
Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Frank Abagnale Jr., um jovem que, entre seus 16 e 21 anos, fingiu ser médico, advogado, piloto de avião e passou 4 milhões de dólares em cheques sem fundo. Aos 17 anos, ele já era o maior assaltante de bancos da história dos Estados Unidos e acumulava uma grande fortuna. A missão de prendê-lo foi dada ao agente do FBI, Carl Hanratty, que fez de tudo para perseguir o golpista.