Ainda que possa ser estressante às vezes, ter as crianças em casa durante o dia todo representa uma ótima oportunidade de estreitar os laços familiares e fazê-las perceber que a diversão também pode estar dentro do nosso lar. Para ajudar os pais nessa missão, a Bula reuniu em uma lista 15 filmes da Netflix que são verdadeiros diamantes e agradam tanto os pequenos quanto os adultos. Os longas selecionados possuem classificação indicativa de até 12 anos. Entre eles, destacam-se “Caninos Brancos” (2018), de Alexandre Espigares; e “O Pequeno Príncipe” (2016), dirigido por Mark Osborne. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix

Os quatro irmãos Tim, Jane e os gêmeos Barnaby estão cansados do comportamento egoísta de seus pais, que estão sempre ocupados e não cuidam devidamente dos filhos. Acreditando que ficarão melhor sozinhos, eles elaboram um plano para que os pais viajem e não voltem mais. Mas, o casal contrata uma babá, Linda, que ensina às crianças o que significa ser uma família de verdade.

Baseado no videogame “Dragon Quest”, o filme acompanha a vida de Luca, um garoto que vive no reino de Gotha. A mãe de Luca foi dada como morta após o parto, mas o pai, Pankraz, acredita que ela foi sequestrada pelos monstros que servem ao vilão Ladja. Então, ele e Luca viajam por Gotha com a esperança de encontrá-la e derrotar Ladja.

No Paquistão dos anos 1970, Pari é uma garota de 14 anos que sonha em pilotar aviões, mas seu pai deseja casá-la com um homem mais velho para fazer jus às tradições. A história de Pari é contada pela perspectiva de sua irmã mais nova, Mehr, que tem apenas 6 anos e desconhece as barreiras que se colocam em meio aos sonhos das mulheres de sua família.

A série documental faz uma viagem por 50 países e mostra a diversidade da natureza ao redor do mundo. São imagens inéditas da vida selvagem, desde o Ártico, passando pelas selvas da América do Sul e pelas profundezas dos oceanos, até as paisagens africanas. O projeto, dos mesmos criadores de “Planeta Terra”, mostra a importância de preservar o mundo natural.

Adaptado do livro homônimo de Jack London, lançado em 1906, o filme conta a história de um cão-lobo nascido nas montanhas do Canadá. Filho de Kichi, o puxador de trenó mais rápido da tribo, ele logo é adotado pela família de Gray Beaver. Em seu novo lar, ele ganha o nome de Caninos Brancos e se torna um animal inteligente e forte. Então, uma promotora de brigas de cães faz de tudo para conseguir roubá-lo.

O filme se passa em 1869 e conta a história de Félicie, uma garota órfã que, num ato de coragem, foge do orfanato rumo a Paris, ao lado de seu melhor amigo, Victor. Ela deseja em ser bailarina, ele quer ser inventor. Para conseguir uma vaga na Grande Ópera de Paris, Félicie usa uma identidade falsa. Mas, logo ela percebe que essa mentira pode afastá-la de seu grande sonho.

A história se passa em 1926, 70 anos antes da jornada de Harry Potter. O magizoologista Newt Scamander, autor do livro “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, leitura obrigatória em Hogwarts; acaba de chegar em Nova York. Em sua preciosa maleta, ele guarda as criaturas fantásticas que coletou durante suas viagens. Quando alguns dos animais escapam, Newt entra em conflito com o Congresso Mágico dos Estados Unidos, que teme a exposição dos bruxos à sociedade.

Para passar numa escola de renome, uma garota é obrigada pela mãe a estudar durante todo o verão. Um dia, um acidente provocado pelo vizinho faz com que a hélice de um avião caia em sua casa. Curiosa para saber como o objeto foi parar ali, ela vai interrogar o vizinho e descobre que ele é um aviador. Os dois logo se tornam amigos e ele conta à menina a história de um pequeno príncipe que vivia em um asteroide. A mãe, achando que a amizade está atrapalhando os estudos da filha, tenta afastá-la do aviador.

Esta série documental busca responder a uma complexa pergunta: “Qual é o animal mais fofo de todos?”. Em cada episódio, são analisadas seis espécies consideradas “bonitinhas” pelas pessoas, sendo que o vencedor é anunciado por último. A obra também aborda como a beleza de alguns animais é essencial para a sobrevivência deles na natureza.

Anna, uma menina de 12 anos, leva uma vida solitária e triste, sem amigos. Como sofre de asma, o médico recomenda que ela passe uns dias no interior, longe da poluição do ar. Na aldeia de seus familiares, ela decide explorar uma mansão abandonada e encontra Marnie, que se torna sua melhor amiga. Mas, Marnie desaparece repentinamente e Anna percebe que ninguém na vizinhança conhece a garota.

Órfã de pai e mãe, a pequena Heidi é levada pela tia para morar com seu avô nas montanhas suíças. O avô, um homem ranzinza, a princípio rejeita a neta, mas logo se encanta com a esperteza da garota. Em meio à natureza, Heidi cresce livre e faz amigos inseparáveis. Mas, um dia, sua tia aparece novamente e decide entregá-la para uma família rica da Alemanha. O filme é baseado no livro homônimo de Johanna Spyri.

No século 19, Jack nasce em um dia tão frio que seu coração congela. Para salvá-lo, a parteira Madeleine substitui o órgão por um relógio. Devido à fragilidade do objeto, Jack vive isolado. Mas, quando completa 10 anos, ele decide que quer conhecer o mundo. Então, sua mãe lhe impõe três regras: não tocar nos ponteiros do relógio, controlar sua raiva e, a mais importante de todas, não se apaixonar nunca.

Flynn Rider, o ladrão mais procurado do reino, resolve se esconder em uma torre abandonada, onde encontra Rapunzel, uma jovem prestes a completar 18 anos, com 21 metros de cabelos dourados mágicos. Desde que nasceu, ela é mantida presa na torre pela bruxa Gothel, que se beneficia dos poderes de seus cabelos. Ansiosa pela liberdade, Rapunzel decide fugir com Flynn.

As irmãs Satsuki e Mei se mudam com o pai para uma casa no campo, perto do hospital onde sua mãe está internada. Elas descobrem uma pequena passagem no quintal, que as levam até Totoro, um ser mágico que protege a floresta. Quando Mei tenta visitar a mãe sozinha, acaba se perdendo no bosque. Então, Satsuki pede ajuda a Totoro para encontrá-la.

Shisuku é uma estudante que sonha em ser escritora e decide ler 20 livros durante o verão. Curiosamente, todas as edições que ela pega na biblioteca parecem ter sido lidas anteriormente por um tal de Seiji. Encantada, ela apelida o desconhecido de “Príncipe dos Livros”. Um dia, numa loja de violinos, ela conhece um garoto de sua idade muito irritante. Mas, com o passar dos tempos, Shisuku descobre que ele é Seiji.
Bônus

Após a morte de seus pais, a garota Mary Lennox é enviada para viver na Inglaterra com seu tio rico. Ao passear pela mansão do tio, Mary descobre um jardim abandonado e decide restaurar o lugar. Para isso, ela conta com a ajuda do filho de um dos serviçais da casa e de seu primo, que está doente. Juntos, eles conseguem transformar o jardim em um lugar mágico e cheio de alegria.