O cinema mudou muito nos últimos anos. Além da ascensão dos serviços de streaming, os movimentos por representatividade, as redes sociais e o avanço da tecnologia trouxeram novos contextos para a indústria. Apesar disso tudo, no final, o que vale ainda são as boas histórias. Para os que procuram produções recentes e impactantes, a Bula reuniu em uma lista dez ótimas indicações de diferentes gêneros. Entre elas, três estão disponíveis na Netflix: “A casa” (2020), de David e Alex Pastor; “O Poço” (2020), de Galder Gaztelu-Urrutia; e “Por Lugares Incríveis” (2020), de Brett Haley. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento.
Imagens: Divulgação / Reprodução IMDb e Netflix
Javier Muñoz é um publicitário conceituado que perde o emprego e sofre para encontrar outro, pois já está com a idade avançada. Sem ter outra opção, ele tenta levar uma vida modesta ao lado da família e vende seu apartamento. Mas, ao perceber que ainda tem a chave, Javier decide visitar sua antiga casa e fica obcecado pelos novos moradores do lugar. Então, ele começa a se infiltrar na vida da família, com o objetivo de recuperar seu status.
Goreng acorda em uma cela de concreto marcada com o número 48. Seu companheiro de cárcere explica que eles estão em uma prisão vertical, onde não há nada para se fazer a não ser esperar pela comida, que vem por meio de uma plataforma que desce os andares. Dessa forma, quem está nas primeiras celas come mais, deixando apenas restos para os que estão nos níveis mais baixos. Atormentados pela fome, os prisioneiros fazem tudo o que for preciso para sobreviver.
Violet Markey é uma adolescente que sente culpa por ter sobrevivido ao acidente que matou sua irmã. Theodore Finch é perseguido no colégio e em casa. Prestes a cometer suicídio, os dois se conhecem no alto de uma torre e se tornam grandes amigos. Violet e Theodore decidem viajar juntos pelo estado onde moram. Ao longo da jornada, eles descobrem os motivos pelos quais ainda vale a pena viver.
Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Gareth Jones, um jornalista galês que foi o primeiro a desmascarar para o mundo inteiro a utopia soviética, contando a história da fome na Rússia entre 1932 e 1933 e do Holodomor, o genocídio de milhões de ucranianos por meio da privação de comida. O relato de Jones inspirou o livro “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell.
O filme se passa em Paris, no final do século 19, e acompanha o capitão francês Alfred Dreyfus, um dos únicos judeus no exército. No dia 22 de dezembro de 1884, os inimigos de Alfred conseguem fazer com que ele seja acusado de alta traição. Pelo crime, julgado a portas fechadas, o capitão é condenado à prisão perpétua. O caso se arrastou durante 12 anos na justiça, com erros encobertos pelo antissemitismo.
Nove tradutores, escolhidos minuciosamente por uma grande editora, são trancados em um bunker luxuoso para traduzir um livro de um autor famoso em tempo recorde. Eles estão confinados para evitar qualquer tipo de vazamento do livro, o que geraria um enorme prejuízo financeiro para a editora. Mas, uma crise se instaura quando alguém publica as dez primeiras páginas na internet e pede 5 milhões de euros para não postar o restante.
Em 1968, a atriz francesa Jean Seberg está no auge de sua popularidade. Ativista pelos direitos civis, ela se envolve com Hakim Jamal, um carismático líder do movimento Panteras Negras, e passa a ser uma das financiadoras do grupo. O relacionamento chama a atenção do FBI, que designa agentes para vigiar de perto a atriz. Mas um deles, Jack Solomon, se recusa a participar do plano de difamação contra Seberg.
Jared, um jovem de 19 anos, vive em uma pequena cidade conservadora no sul dos Estados Unidos. Ele é gay e filho dos pastores da igreja local. Ao ter sua homossexualidade revelada, Jared é confrontado pelos pais e precisa escolher entre participar de um programa de “cura gay” ou ser expulso da própria família. O filme é baseado na autobiografia homônima de Garrard Conley.
Violet é uma adolescente que sonha em se tornar uma cantora famosa para escapar do vilarejo onde mora junto com a mãe irresponsável. Ela divide seu tempo entre estudo, trabalho e apresentações num pub local. Em um dos shows, ela conhece Vlad, um cantor alcoólatra e em decadência. Ele se oferece para ajudá-la a se preparar para o Teen Spirit, uma famosa competição de canto que realizará audições na cidade.
Richard Brown é um professor universitário que é diagnosticado com câncer terminal. Segundo o médico, sua expectativa de vida é de apenas seis meses. Decepcionado por não ter vivido como queria, Richard aproveita seus últimos dias com intensidade, deixando para trás todos os seus medos e preconceitos. Além disso, ele aconselha seus alunos a não cometerem os mesmos erros que ele.