10 livros mais citados no Facebook

10 livros mais citados no Facebook

Durante todo o ano de 2014 surgiram enquetes no Facebook pedindo para que as pessoas listassem seus livros preferidos — e sugerissem que os amigos fizessem o mesmo.

Na última quinzena do mês de agosto, a equipe do Facebook Data Science monitorou todas as postagens que citassem os termos ’10 livros’ ou ‘dez livros’. Aproximadamente 130 mil enquetes foram compiladas. Estados Unidos, Reino Unido e Índia lideraram o ranking de participações. A idade média dos participantes foi de 37 anos. O número de mulheres que responderam a enquete foi três vezes superior ao número de homens.

No resultado, clássicos como “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen, e “O Apanhador no Campo de Centeio”, de J.D. Salinger, se misturam a ‘Blockbusters’ como “O Sol é Para Todos”, de Harper Lee, e “Jogos Vorazes”, de Suzanne Collins. “O Alquimista”, de Paulo Coelho, é o único livro de autor brasileiro que aparece na lista dos 100 livros mais citados. Ficou em o 20º lugar.

A lista:

1º — Harry Potter — J.K. Rowling (21,1%)

2º — O Sol é Para Todos — Harper Lee (14,5%)

3º — O Senhor dos Anéis — J.R.R. Tolkien (13,9%)

4º — O Hobbit — J.R.R. Tolkien (7,5%)

5º — Orgulho e Preconceito — Jane Austen (7,3%)

6º — A Bíblia Sagrada (7,2%)

7º — O Guia do Mochileiro das Galáxias — Douglas Adams (6%)

8º — Jogos Vorazes — Suzanne Collins (5,8%)

9º — O Apanhador no Campo de Centeio — J.D. Salinger (5,7%)

10º — As Crônicas de Nárnia — C.S. Lewis (5,6%)

Clique aqui para ver a pesquisa completa.

 

Carlos Willian Leite

Jornalista especializado em jornalismo cultural e enojornalismo, com foco na análise técnica de vinhos e na cobertura do mercado editorial e audiovisual, especialmente plataformas de streaming. É sócio da Eureka Comunicação, agência de gestão de crises e planejamento estratégico em redes sociais, e fundador da Bula Livros, dedicada à publicação de obras literárias contemporâneas e clássicas.