Devido à quarentena instituída contra a propagação do Covid-19, museus e instituições culturais estão fechados por tempo indeterminado em todo o mundo. Mas, vários deles estão disponibilizando conteúdo online. Para quem está em casa, essa é uma boa oportunidade para adquirir conhecimento cultural e conhecer alguns dos maiores centros de arte do mundo. Para ajudar, a Bula reuniu em uma lista 15 opções de museus com acervo digitalizado ou exposições virtuais. Entre os citados, estão alguns dos mais conhecidos, como o Art Institute of Chicago, o Museu de Orsay, na França; e o Museu Britânico de Londres.
Enquanto o Metropolitan Museum of Art (MET), de Nova York, está com as atividades suspensas temporariamente, é possível conferir vários conteúdos no site na instituição. Através do projeto #METAnywhere, o museu disponibiliza vídeos, imagens em 360 graus, atividades artísticas, shows musicais e outros.
Clique no link para acessar: Metropolitan Museum of Art
A Pinacoteca de São Paulo, um dos mais importantes museus de arte do Brasil, fechou as portas por cerca de 30 dias e teve que adiar algumas exposições. Mas, pelo Google Arts & Culture, é possível fazer um tour virtual, com visão panorâmica, pelas principais salas da Pinacoteca.
Clique no link para acessar: Pinacoteca do Estado de São Paulo
O Yad Vashen, localizado em Jerusalém, é o memorial oficial de Israel para lembrar as vítimas judaicas do Holocausto. O museu local abriga esculturas, fotografias, pinturas e outros arquivos. No site da instituição, pode-se encontrar coleções digitalizadas e exposições virtuais. Além disso, também é possível conhecer o museu pelo Google Arts & Culture.
Clique no link para acessar: Museu do Holocausto
O museu de belas artes de Chicago oferece vários conteúdos online. Estão disponíveis coleções, exposições, vídeos, materiais educativos, recursos interativos, áudios e outros. “Onde quer que você esteja, a qualquer hora, nossos recursos on-line irão conectá-lo à nossa coleção de arte”, anuncia o site.
Clique no link para acessar: Art Institute of Chicago
Os Museus Vaticanos são um conglomerado de instituições culturais da Santa Sé, que guardam valiosas coleções de artes que pertenceram a diferentes pontífices. No site da instituição, é possível fazer um tour virtual e conhecer a estrutura e as principais obras de cada um dos museus.
Clique no link para acessar: Museus Vaticanos
A Galeria de Uffizi, em Florença, abriga um dos mais famosos museus do mundo. Com várias salas dispostas por estilos e ordem cronológica, o museu possui a maior coleção do período Renascentista, com obras de Caravaggio, Leonardo da Vinci, Rembrandt e outros. Por meio do Google Arts & Culture, é possível percorrer as galerias do museu.
Clique no link para acessar: Galleria degli Uffizi
Situado em Atenas, na Grécia, este museu arqueológico abriga mais de três mil artefatos da Acrópole de Atenas, local onde antes existiu um santuário dedicado ao deus Pandion. A instituição também possui uma galeria com obras que inspiraram a arte moderna. O Google Arts & Culture disponibiliza a vista do museu e suas principais coleções.
Clique no link para acessar: Museu da Acrópole
O Museu de Orsay, localizado às margens do Rio Sena, em Paris, é conhecido por suas coleções de pinturas e esculturas ocidentais do século 19. Por meio do Google Arts & Culture, é possível conferir uma exposição que conta a história do museu e as principais coleções de arte da instituição, incluindo pinturas de Van Gogh.
Clique no link para acessar: Museu de Orsay
O Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea da Coreia do Sul intensificou seu programa de exibições online. No canal do YouTube, o museu fornece vídeos de tours pelas exibições, com a presença dos curadores. No site, mais de oito mil imagens de obras e fotografias também estão disponíveis.
Clique no link para acessar: Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea
O Instituto Inhotim abriga um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e é considerado o maior museu a céu aberto do mundo. Localizado em Brumadinho, em Minas Gerais, a visita ao local é obrigatória para brasileiros. Mas, durante a quarentena, é possível conhecer Inhotim pelo Google Arts & Culture.
Clique no link para acessar: Instituto Inhotim
A notável coleção do Museu Britânico abrange mais de dois milhões de anos de história e cultura humanas. Todo ano, mais de seis milhões de visitantes vão ao local, que contém em seu acervo objetos mundialmente famosos, como as esculturas do Parthenon e múmias egípcias. O Google Arts & Culture disponibiliza um tour virtual pelo museu.
Clique no link para acessar: Museu Britânico de Londres
Fundado em 1800, o Rijksmuseum é o museu nacional dos Países Baixos e fica localizado em Amsterdã, na Holanda. Além de possuir o maior acervo do pintor Rembrandt Harmenszoon van Rijn, a instituição também abriga objetos históricos em mais de 80 galerias. No site oficial, é possível encontrar as obras digitalizadas.
Clique no link para acessar: Obras de Rembrandt digitalizadas
Inaugurado em 1930, o Museu de Arte Ohara, em Kurashiki, ficou conhecido por abrigar a primeira coleção de arte ocidental a ser exibida permanentemente no Japão. Inicialmente, o acervo era formado quase que inteiramente por pinturas e esculturas francesas. Pelo Google Arts & Culture, é possível conferir as obras do museu.
Clique no link para acessar: Museu de Arte Ohara
O Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) possui em suas coleções mais de 200 mil itens, como fotografias, filmes, vídeos e cartazes. Hoje, o local é um dos mais movimentados centros culturais do país. No acervo online, é possível encontrar informações sobre as obras e conferir algumas das coleções do museu.
Clique no link para acessar: Museu da Imagem e do Som
A casa onde viveu o pintor brasileiro Candido Portinari, em Brodowski (SP), é hoje um museu dedicado ao artista. O acervo possui pinturas, desenhos, objetos de uso pessoal, utensílios domésticos e mobiliário. O site oficial da instituição oferece um tour 360º pelo local, com exibição de todas as obras expostas.
Clique no link para acessar: Museu Casa de Portinari