Para ajudar os espectadores que não gostam de perder tempo analisando todas as opções na Netflix, a Bula reuniu em uma lista 15 filmes que são incontestavelmente bons. Esses longas receberam as maiores notas no site norte-americano Metacritic, que reúne críticas de cinema, música e entretenimento em geral. Ou seja, segundo os usuários, são os melhores no serviço de streaming. Entre eles, estão o clássico “Pulp Fiction — Tempo de Violência” (1994), de Quentin Tarantino; o recente “História de um Casamento” (2019), de Noah Baumbach; e o brasileiro “Aquarius” (2016), dirigido por Kleber Mendonça Filho.
Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix
O filme foi inspirado na infância de Cuarón e conta a história de Cleo, uma jovem que trabalha como babá e doméstica de uma família de classe média, moradora do bairro Roma, na Cidade do México. Em um ano, acontecimentos inesperados afetam a rotina da família. Enquanto sua patroa, Sofia, sofre com o afastamento do marido, Cleo engravida do namorado, Fermín, que não quer assumir a criança.
O filme conta três histórias paralelas que acabam se encontrando: a dos assassinos profissionais Vincent Vega e Jules Winnfield, que fazem cobranças para o mercenário Marsellus Wallace; a do boxeador Butch Coolidge, que ganhou uma luta que foi pago para perder e agora está sendo perseguido; e a de um casal que, pela primeira vez, tenta realizar um assalto a uma lanchonete, mas não tem o menor talento para o crime.
Frank Sheeran, “O Irlandês”, é um veterano de guerra cheio de condecorações. Ele aprendeu a matar servindo na Segunda Guerra Mundial e divide seu tempo entre os trabalhos de caminhoneiro e assassino de aluguel para a máfia. Já velho, Frank reflete sobre sua carreira no mundo do crime e seu envolvimento com os Bufalino, uma família de mafiosos. Ele também relembra seu envolvimento no desaparecimento do líder do sindicato dos caminhoneiros, Jimmy Hoffa, que era seu amigo de longa data.
Sauron planeja um grande ataque à cidade de Minas Tirith, fazendo com que o mago Gandalf e Pippin partam para o local na intenção de ajudar a resistência. Para enfrentar o Senhor da Escuridão, Aragorn reúne um exército de forças do bem. Enquanto isso, os membros da Sociedade do Anel, cansados e famintos, continuam sua jornada à Montanha da Perdição, onde pretendem destruir o anel.
O diretor de teatro Charlie e a atriz Nicole estão passando por muitas dificuldades no relacionamento e decidem se divorciar. Os dois concordam em não envolver advogados, levando o processo de uma maneira amigável, mas Nicole muda de ideia e contrata uma advogada experiente, Nora Fanshaw. Surpreso com a atitude de Nicole, Charlie se esforça para pagar um famoso advogado e lutar pela custódia do filho, o pequeno Henry.
Em uma noite de neve, em fevereiro de 1972, o célebre trompetista Lee Morgan foi assassinado por sua própria esposa, Helen, durante um show em Nova York. O crime chocou a comunidade do jazz e a lembrança do evento ainda assombra aqueles que conheciam os Morgans. Nesse documentário, Kasper Collin faz um tributo à Lee Morgan e exibe uma longa entrevista dada por Helen em 1996.
Por meio da discussão sobre o sistema prisional norte-americano, a diretora Ava DuVernay mostra como, desde os tempos da escravidão, a população negra tem sido violentada e aprisionada para saciar os interesses das classes mais ricas dos Estados Unidos. Este fenômeno é perpetrado por leis que camuflam a opressão, incluindo a 13ª emenda da Constituição.
Os irmãos Toby e Tanner moram no interior do Texas e estão sendo pressionados com as dívidas hipotecárias da fazenda de sua família. Para não perderem as terras, eles resolvem viajar pelo Texas assaltando as agências do banco que está fazendo a cobrança. Mas, no meio do caminho, eles cruzam com Hamilton, um delegado prestes a se aposentar que faz de tudo para capturá-los.
Em 1992, a adolescente Sandi Tan reúne suas amigas e George, um professor de cinema, para fazer um filme experimental em Singapura. Mas, depois de tudo finalizado, George desaparece com as filmagens. Em 2011, Sandi recebe um e-mail da ex-esposa do professor, informando que ela estava com algumas imagens do longa. Então, nos anos seguintes, Sandi trabalha para criar algo novo a partir do que restou: um documentário.
Clara é uma recifense de 65 anos, viúva e jornalista aposentada. Ela é a última moradora do edifício Aquarius, local onde criou seus filhos e viveu grande parte da vida. Uma construtora, interessada em erguer um prédio mais moderno no terreno, comprou todos os outros apartamentos. Clara não vê motivos para se mudar e deixa claro que não irá vender seu imóvel. Mas, começa a sofrer ameaças para mudar de ideia.
A Sociedade do Anel foi desfeita depois que os hobbits Pippin e Merry foram capturados pelos orcs. Frodo e Sam seguem em direção à Montanha da Perdição para destruir o anel e descobrem que estão sendo seguidos pelo misterioso Gollum. Enquanto isso, Aragorn, Legolas e Gimli partem para resgatar os hobbits sequestrados.
O documentário oferece um retrato íntimo da aclamada bailarina Wendy Whelan, que está se preparando para deixar o New York City Ballet (NYCB), após um recorde de três décadas na instituição. Uma das dançarinas mais famosas da era moderna, Whelan dançou vários balés de George Balanchine e Jerome Robbins, além de novas obras de coreógrafos de destaque, sendo que muitos papéis foram desenvolvidos especialmente para ela.
Inspirado na história bíblica, o filme apresenta Lazzaro, um garoto muito bondoso e inocente. Apesar de ser explorado pelos familiares, ele estava satisfeito com a vida simples do campo. No entanto, após uma tragédia, Lazzaro acorda no Século 21. O rumo de sua história muda e ele começa uma jornada para reencontrar sua família e viver como antigamente.
Membros de três gerações de uma mesma família vivem juntos na Geórgia. Ao fazer 52 anos, a matriarca desse lar sufocante, Manana, choca a todos quando decide sair de casa e morar sozinha. Cansada da rotina e de seu casamento infeliz, ela percebe que precisa de mudança para reencontrar alegria na vida. Agora, ela terá que se reinventar para aprender a viver longe da família.
Em 1975, Bob Dylan cruzou os Estados Unidos com a turnê “Rolling Thunder Revue”. Em seus shows, ele brincava com novas técnicas musicais e adotava uma teatralidade raramente vista em sua carreira. O cineasta Martin Scorsese uniu imagens de arquivos restaurados e novas entrevistas com Bob Dylan para criar um retrato poético da turnê, considerada um momento histórico para a música.