Os podcasts, similares aos programas de rádio, têm se tornado um fenômeno mundial. Segundo o Spotify, entre 2017 e 2018 o número médio de ouvintes de podcasts no mundo inteiro aumentou 330%. Os conteúdos podem ser temáticos ou aleatórios: existem opções para todos os gostos. E para ajudar os cinéfilos e apaixonados por livros, a Bula reuniu em uma lista dez ótimos podcasts brasileiros que abordam cinema e literatura. Além de uma breve descrição sobre cada um deles, também disponibilizamos o link no Spotify, a principal serviço de streaming de áudio da atualidade, mas é importante ressaltar que todos podem ser ouvidos em outras plataformas, aplicativos ou em seus próprios sites. Para acessá-los no Spotify, é necessário fazer inscrição e login. Há opção de cadastro gratuito.
O Feito Por Elas é um podcast que visa discutir e divulgar filmes realizados por mulheres, incentivando o público a conhecê-las. “Mais do que diretoras, pretendemos dar visibilidade para as diferentes mulheres que trabalham nas mais diversas áreas dentro do cinema”, diz o site do projeto. A equipe é composta por quatro apresentadoras com experiência em crítica cinematográfica.
O podcast Cinem(ação) se descreve como “um espaço democrático para discussão de filmes, mercado cinematográfico e entrevistas. Além das análises críticas de obras clássicas e de lançamentos, o programa geralmente convida pessoas da área e dedica alguns episódios em homenagem às funções pouco conhecidas na produção de filmes.
Com muita descontração, o Podcrastinadores é um podcast semanal, que discute não só filmes recentes e antigos, mas também as novidades de séries na TV e nas plataformas digitais. Os apresentadores também recebem outros comentaristas. Os episódios podem ser acompanhados em aplicativos de streaming ou no site.
Com quase 600 episódios disponíveis, o RapaduraCast é um dos mais tradicionais quando se trata de cinema. O programa, que teve início há 13 anos, lança novos episódios toda sexta-feira, fazendo “análises aprofundadas sobre os grandes lançamentos, passando pelos clássicos e principais assuntos da indústria cinematográfica”.
No cinematório, os críticos de cinema e jornalistas Renato Silveira e Kel Gomes analisam e debatem filmes e séries do cinema e da Netflix, desde grandes clássicos até sucessos da Sessão da Tarde. O programa se divide em diferentes quadros: Cinema em Foco, Plano-Sequência, Cinefonia e Cinematório Café.
Esse é um podcast informal, mas totalmente dedicado aos grandes clássicos do cinema e à filmografia de grandes diretores, como Federico Fellini, John Ford, David Lean e Ingmar Bergman. No quadro “Dicas Triplas”, os apresentadores indicam obras importantes aos cinéfilos de plantão.
Com episódios de 30 minutos, esse podcast aborda informalmente livros, autores e escolas literárias, com o objetivo de tornar a literatura acessível a todos. Anunciado como “meia hora alucinógena de literatura”, o programa é apresentado pelos escritores Vilto Reis e Cecília Garcia Marcon, além de outros entusiastas e especialistas da área.
Sob o comando dos escritores Jéssica Balbino e Tadeu Rodrigues, o podcast Rabiscos discute livros clássicos e recentes, bastidores da literatura brasileira contemporânea, leitura e cinema, oralidade, entre outros temas. Também participam do programa convidados autores, jornalistas e pessoas ligadas ao universo artístico.
Anunciado como “uma experiência sonora com a literatura”, o Caixa de Histórias foi criado pelo narrador de audiolivros Paulo Carvalho. Em cada episódio, ele realiza a leitura dramática de um trecho do livro a ser comentado. O objetivo do podcast é apresentar novidades aos leitores, “mostrando uma nova forma de consumir o conteúdo escrito”.
O podcast Perdidos na Estante mistura literatura com cinema, pois é dedicado à análise de filmes que são adaptações de obras literárias. Além disso, o programa também discute séries, lançamentos de livros, bibliografias de grandes escritores e outros temas ligados ao mercado editorial e cinematográfico.