Para enfrentar 2020 com ânimo, a melhor dica é preencher os dias com boa arte. E, para ajudar aqueles que gostam de passar o tempo livre vasculhando o catálogo da Netflix em busca de um filme que valha a pena, a Revista Bula reuniu dez ótimos longas disponíveis no serviço de streaming. A lista, que possui obras de ficção e documentários, priorizou títulos aclamados pela crítica especializada em cinema e pelos espectadores. Entre eles, destacam-se “O Barato de Iacanga” (2019), de Thiago Mattar; “Viver Duas Vezes” (2019), de Maria Ripoll; e “Dezessete” (2019), dirigido por Daniel Sánchez Arévalo.
Ramón e Jürgen são sócios do escritório de advocacia Mossack Fonseca, na Cidade do Panamá. Atendendo alguns dos homens mais poderosos do mundo, eles participam de todos os tipos de fraudes financeiras para continuar beneficiando seus clientes. Quando o marido de Ellen Martin morre, ela descobre que a apólice do seu seguro de vida era falsa. Sem receber o dinheiro, ela começa a investigar o caso e acaba descobrindo os golpes de Ramón e Jürgen.
As aves silvestres têm rituais de acasalamento que se assemelham a danças fascinantes e perfeitamente executadas. Quando necessitam de um par, os machos se revezam para exibir suas acrobacias. No final, a fêmea escolhe qual lhe agradou mais. Neste documentário, drones e câmeras remotas captam esses rituais por ângulos inéditos. A narração é do ator Stephen Fry.
Hector, um garoto de 17 anos, está em um centro de detenção juvenil há dois anos. Como parte de sua terapia de reabilitação, ele recebe visitas de um cachorro chamado Oveja e acaba se apegando ao animal. Quando Oveja deixa de aparecer por ter sido adotado por uma família, Hector resolve fugir para encontrá-lo. Ismael, o irmão mais velho, decide acompanhar Hector para garantir que ele não terá problemas.
O documentário aborda a história do Festival de Águas Claras, que teve a primeira edição realizada em 1975, em Iacanga, interior de São Paulo. Em meio a ditadura militar, o evento chamou atenção por conseguir reunir um público enorme e grandes nomes da MPB em uma pequena cidade, ficando conhecido como “Woodstock Brasileiro”. Para relembrar esse símbolo da contracultura no país, Thiago Mattar reúne imagens históricas e entrevistas inéditas.
Em um laboratório parisiense, uma mão decepada resolve fugir para encontrar seu corpo. Em uma assustadora fuga pela cidade, ela enfrenta muitos desafios, como ratos e pombos no caminho. Mas, seguindo suas lembranças, consegue encontrar seu corpo, o jovem Naoufel, um entregador de pizzas que está tentando se aproximar de Gabrielle, a bibliotecária por quem ele é apaixonado.
Com base nos escândalos protagonizados pelo Facebook em 2018, quando descobriu-se que a empresa havia repassado dados de 87 milhões de usuários sem permissão, o documentário discute como informações pessoais estão sendo usadas para criar guerras culturais e políticas em todo o mundo. O assunto é abordado por vários especialistas, incluindo Brittany Kaiser, ex-diretora de negócios da Cambridge Analytica, empresa envolvida no caso Facebook.
O filme é baseado na vida da palestrante motivacional Aisha Chaudhary, que morreu em 2015, aos 18 anos. Na trama, os pais de Aisha, Adit e Niren, se mudam para Londres ao descobrir que a garota sofre com um distúrbio de imunodeficiência e precisa de um transplante de medula óssea. Como efeito colateral de um tratamento, Aisha desenvolve fibrose pulmonar, uma condição grave que causa cicatrizes irreversíveis nos pulmões.
José Miguel se muda para uma nova escola, na Cidade do México, em 1994. Todos estão empolgados com a Copa do Mundo, mas ele não se interessa por futebol. Mas, José se apaixona por Cristina, a menina mais bonita da escola, que namora Kenji, um dos melhores jogadores da escola. Para chamar a atenção de Cristina, José monta um time de futebol para enfrentar a equipe de Kenji, mesmo não sabendo jogar.
Emílio é um professor universitário viúvo e aposentado, que vive em Valência, na Espanha. Em um exame de rotina, ele descobre que está no primeiro estágio da doença de Alzheimer. Sabendo que logo perderá todas as suas memórias, Emílio se reaproxima de sua filha, Julia, e da neta, Blanca. Ele também decide viajar para Navarra, onde pretende reencontrar Margarita, sua paixão da adolescência.
A CEO de uma poderosa empresa informa ao mundo que uma nova espécie animal foi descoberta no Chile, o “superporco”. Para apresentá-lo ao mundo, a empresa envia 26 dos animais para diferentes países, onde devem permanecer por dez anos. Após o fim desse período, eles serão levados para Nova York. A jovem Mija cresceu ao lado de Okja, o superporco criado pelo avô, e está decidida a fazer de tudo para que o animal não seja tirado deles.