A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou a relação dos indicados ao Oscar 2020. A lista não agradou a todos, já que muitos artistas que eram cotados para a premiação foram deixados de fora. Jennifer Lopez, que foi altamente elogiada pela atuação em “As Golpistas”, era um dos nomes fortes para o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, mas não foi lembrada pela academia. Outro fato que causou revolta nos fãs foi a ausência de Lupita Nyong’o, que se destacou como protagonista do filme “Nós”, mas não foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz. Em uma lista, a Bula reuniu esses e outros nomes que, apesar dos apelos do público, foram esnobados pelo Oscar 2020.
O filme “Adoráveis Mulheres”, de Greta Gerwig, recebeu indicações em seis categorias do Oscar. Mas, a cineasta não foi indicada para “Melhor Direção”. A escolha da academia tem sido contestada por críticos e espectadores ao redor do mundo, tendo em vista a qualidade técnica e o sucesso do filme. Mais uma vez, apenas homens concorrem ao prêmio de direção, o que reforça os boatos de que o Oscar se recusa a nomear mulheres cineastas com trabalhos dignos de reconhecimento.
A atriz Awkwafina foi a primeira asiática a ganhar o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme — Musical ou Comédia, por sua atuação em “Farewell”, de Lulu Wang. Ela, que tem sido vista como uma grande revelação pelos críticos de cinema, foi esquecida no Oscar. Aliás, o filme como um todo foi ignorado, pois não recebeu nenhuma indicação, nem mesmo de “Melhor Filme Estrangeiro”.
A performance de Jennifer Lopez em “As Golpistas” foi uma das mais comentadas do ano, além de ter sido reconhecida na maioria dos festivais de cinema. Por esse motivo, todos esperavam que ela fosse indicada ao Oscar. Mas, a cantora e atriz também foi uma das ignoradas pela academia. Enquanto isso, outros nomes que não eram previstos apareceram na lista, como Kathy Bathes e Margot Robbie.
“The Farewell”, de Lulu Wang, foi um dos filmes mais belos do ano, segundo a crítica. Entre as boas surpresas, está Zhao Shuzhen, a atriz que interpreta Nai Nai, uma avó com câncer que não sabe que lhe resta pouco tempo de vida. A atuação de Shuzhen foi emocionante e os boatos diziam que ela seria indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Mas, Shuzhen foi mais uma das esnobadas pela academia.
Composta e produzida por Beyoncé para o live-action de “Rei Leão”, a música “Spirit” fez muito sucesso no último ano, alcançando milhões de visualização no YouTube em poucas horas. Mas, isso não foi suficiente para concorrer ao Oscar. Ainda que tenha sido incluída em quase todas as listas de indicados para Melhor Canção Original até agora, Beyoncé não conseguiu um lugar na premiação mais importante do cinema.
Parece difícil imaginar Adam Sandler concorrendo ao Oscar de Melhor Ator, mas, segundo os críticos, ele merecia este ano. Protagonista do filme “Joias Brutas”, da Netflix, ele entregou a melhor atuação de sua carreira e foi elogiado em vários festivais de cinema. Mas, o ator foi ignorado pela academia, assim como o longa, que não ganhou nenhuma indicação.
Também bastante elogiado pela crítica, “Meu Nome é Dolemite”, de Craig Brewer, não ganhou nenhuma indicação ao Oscar. A ausência mais notável é a de Eddie Murphy, que era cotado como um candidato ao prêmio de Melhor Ator. Após um tempo longe das telas, ele retornou para interpretar Rudy Ray Moore, um comediante norte-americano que sonhava em fazer um filme.
Apesar das atenções estarem voltadas para Eddie Murphy em “Meu Nome é Dolemite”, Wesley Snipes também apresentou uma grande performance, segundo a crítica. No filme, ele interpretou o cineasta D’Urville Martin, contratado pelo comediante Rudy Ray Moore. Todos esperavam a indicação para Melhor Ator Coadjuvante, que seria a primeira de Snipes. Mas, assim como Murphy, ele não foi contemplado.
Robert De Niro atuou nos dois filmes mais indicados deste ano: “Coringa”, de Todd Phillips, que teve 11 indicações, e “O Irlandês”, de Martin Scorsese, que teve dez. Pelos comentários da crítica, esperava-se que ele fosse concorrer ao prêmio em duas categorias: Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Ator. Mas, ao contrário de seus colegas de elenco, De Niro não foi reconhecido pela academia.
Taron Egerton foi o protagonista da cinebiografia de Elton John, “Rocketman”. Após ganhar o Globo de Ouro de Melhor Ator em Comédia e Musical, ele se tornou um provável candidato ao Oscar de Melhor Ator. Muitos esperavam que ele ganhasse, já que Rami Malek foi o vencedor do ano passado, por “Bohemian Rhapsody”. Mas, a interpretação de Taron não foi suficiente para a academia.
Por seu desempenho em “Nós”, de Jordan Peele, Lupita Nyong’o já ganhou 24 prêmios. Com tanto sucesso, a ausência dela entre as indicadas ao Oscar de Melhor Atriz tem sido um dos assuntos mais comentados na internet. No Twitter, os protestos dos internautas chegaram aos trending topics. Segundo muitos, a academia mostra que é racista, pois entre os 20 indicados nas categorias de atuação, apenas Cynthia Erivo é negra.