Os 10 melhores livros brasileiros de 2019

Os 10 melhores livros brasileiros de 2019

A última edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, publicada em 2016, mostrou que, entre 2011 e 2015, a quantidade anual média de livros lidos por habitante passou de 4 para 4,96. Mas, isolando as obras literárias lidas por vontade do entrevistado (e não por alguma obrigação, como estudo), o número despenca para 1,26. Ou seja, como esperado, o brasileiro lê muito pouco. Ser escritor no Brasil, então, pode ser considerado um ato de resistência. E, do meio dos obstinados, surgem obras preciosas todos os anos. A Revista Bula realizou uma enquete entre os meses de setembro e dezembro, com o objetivo de descobrir quais são, segundo os leitores, os melhores livros brasileiros publicados em 2019, em todos os gêneros. A consulta foi feita a assinantes da newsletter — via formulário de pesquisa — que poderiam indicar entre 1 e 10 livros de autores diferentes e publicados a partir do dia 1º de janeiro de 2019. Mil setecentos e cinquenta e seis participantes, de 26 Estados e do Distrito Federal, responderam à enquete. Os livros foram divididos em quatro categorias, de acordo com o número de indicações: +70, +50, +40 e +30. As sinopses são adaptadas das utilizadas pelas editoras.

Foram citados escritores das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais foram os estados com o maior número de escritores mencionados. Em relação à idade, o mais jovem é o carioca Miguel Del Castillo, autor de “Cancún”, que nasceu em 1987, e o mais velho é o mineiro José Murilo de Carvalho, autor de “Jovita Alves Feitosa: Voluntária da Pátria, Voluntária da Morte”, nascido em 1939.

Livros que obtiveram mais de 70 indicações

Livros que obtiveram mais de 50 indicações

Livros que obtiveram mais de 40 indicações

Livros que obtiveram mais de 30 indicações

Carlos Willian Leite

Jornalista especializado em jornalismo cultural e enojornalismo, com foco na análise técnica de vinhos e na cobertura do mercado editorial e audiovisual, especialmente plataformas de streaming. É sócio da Eureka Comunicação, agência de gestão de crises e planejamento estratégico em redes sociais, e fundador da Bula Livros, dedicada à publicação de obras literárias contemporâneas e clássicas.