Todos os anos, o American Film Institute (AFI) seleciona os melhores filmes produzidos pelo cinema norte-americano. Em 2019, o instituto já anunciou os ganhadores, que despontam como grandes concorrentes ao Oscar. Os longas selecionados são classificados como obras que inovam na arte, realçam a herança cultural da América, inspiram o público e deixam uma marca na sociedade. A Revista Bula reuniu em uma lista todas as obras escolhidas pelo American Film Institute. A seleção desse ano surpreendeu por ter dois títulos dirigidos por mulheres: “The Farewell”, de Lulu Wang; e “Adoráveis Mulheres”, de Greta Gerwig. Além das produções norte-americanas, o AFI também concedeu um prêmio especial ao filme “Parasita”, de Bong Joon-ho, que também foi julgado como um trabalho de excelência. Os títulos não seguem critérios classificatórios e estão organizados por ordem alfabética.
No auge da Primeira Guerra Mundial, em 1917, no norte da França, dois soldados britânicos, Schofield e Blake, recebem uma missão aparentemente impossível: atravessar um território inimigo para alertar outro batalhão britânico sobre uma emboscada mortal. Assim, eles correm contra o tempo para impedir que mais de 1600 soldados, incluindo o irmão de Blake, caiam na armadilha.
As irmãs Jo, Beth, Meg e Amy encaram as experiências e dificuldades da juventude enquanto os Estados Unidos atravessam a Guerra Civil. Com o pai ausente e a mãe trabalhando para sustentá-las, elas ficam sob os cuidados de uma tia e enfrentam problemas como falta de dinheiro, tragédias familiares e rivalidades românticas. O filme é inspirado no livro “Mulherzinhas” (1868), de Louisa May Alcott.
O filme conta a origem do vilão Coringa. Em 1981, ele é Arthur Fleck, um homem que sofre com problemas psicológicos e trabalha como palhaço. Arthur vive em Gotham, uma cidade sombria, tomada pela violência e pela desigualdade social. Após ser agredido por três executivos ricos no metrô, Arthur os mata. O assassinato inicia um movimento de revolta contra a elite em Gotham e o palhaço se torna um herói entre o povo.
Em Los Angeles, durante a década de 1960, Rick Dalton é um ator de TV que busca fazer sucesso no cinema, mas não consegue nenhum papel de destaque. Seu melhor amigo é Cliff Booth, que também trabalha como seu motorista e dublê. O diretor Roman Polanski e a atriz Sharon Tate se mudam para o mesmo condomínio de Dalton, que sonha em fazer amizade com os novos vizinhos para recuperar seu status. Paralelamente a isso, Cliff descobre o rancho onde os seguidores de Charles Manson vivem, mas não imagina o perigo que eles representam.
O diretor de teatro Charlie e a atriz Nicole estão passando por muitas dificuldades no relacionamento e decidem se divorciar. Os dois concordam em não envolver advogados, levando o processo de uma maneira amigável, mas Nicole muda de ideia e contrata uma advogada experiente, Nora Fanshaw. Surpreso com a atitude de Nicole, Charlie se esforça para pagar um famoso advogado e lutar pela custódia do filho, o pequeno Henry.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Jojo é um garoto alemão de 10 anos, que se declara nazista e sonha em participar da Juventude Hitlerista, um grupo composto por outras pessoas que compartilham de seus ideais. Jojo tem Hitler como seu amigo imaginário e conversa com o ditador em seus devaneios. Um dia, Jojo descobre que sua mãe está escondendo uma judia em casa. Depois de tentar expulsá-la de várias maneiras, ele acaba de solidarizando com a nova hóspede.
O famoso escritor de histórias policiais Harlan Thrombley convida toda a sua família para comemorar com ele seu aniversário de 85 anos. Mas, um dia após a festa, a empregada da casa encontra Harlan morto em seu escritório. A polícia e o detetive particular Benoit Blanc são chamados para investigar o caso. Da família disfuncional do escritor aos empregados, Blanc examina todos para descobrir a verdade por trás do assassinato.
O filme foi baseado em um artigo publicado pela “Vanity Fair” em 1997, que narrava a vida de Richard Jewell. Durante as Olimpíadas de Atlanta, em 1996, ele trabalhava como segurança e descobriu que terroristas planejavam bombardear o Centennial Olympic Park. Heroicamente, Jewell ajudou as vítimas a fugirem do local. Mas, o FBI identificou o segurança como um dos suspeitos e, por esse motivo, ele foi perseguido e difamado pela imprensa.
Frank Sheeran, “O Irlandês”, é um veterano de guerra cheio de condecorações. Ele aprendeu a matar servindo na Segunda Guerra Mundial e divide seu tempo entre os trabalhos de caminhoneiro e assassino de aluguel para a máfia. Já velho, Frank reflete sobre sua carreira no mundo do crime e seu envolvimento com os Bufalino, uma família de mafiosos. Ele também relembra seu envolvimento no desaparecimento do líder do sindicato dos caminhoneiros, Jimmy Hoffa, que era seu amigo de longa data.
Billi deixou sua cidade natal, na China, para viver em Nova York, mas ainda mantém uma relação muito próxima com sua avó, Nai Nai. Quando os familiares descobrem que Nai Nai está com câncer e possui apenas algumas semanas de vida, decidem não dizer a ela. Em vez disso, planejam um casamento de última hora para que todos os parentes distantes possam vê-la pela última vez. Apenas uma pessoa não é bem-vinda na festa: Billi, que deseja contar a verdade para a avó.
Menção Honrosa
Toda a família de Ki-woo está desempregada, vivendo num porão sujo e pequeno na parte mais pobre da cidade. Por indicação de um amigo que está deixando o país, Ki-woo consegue um trabalho como professor particular de inglês de uma jovem rica, filha do sr. Park, o dono de uma empresa global de tecnologia. Fascinados com a vida luxuosa dos Park, os parentes de Ki-woo armam um plano para se infiltrarem na rotina da família burguesa.