Todos sabemos que nomes como John Lennon e Frank Sinatra revolucionaram a história da música. Mas, poucas vezes ouvimos sobre as paixões e ideais que moviam a vida desses ícones. Para os que desejam se aprofundar na história da música e dos grandes músicos, compositores e produtores que ajudaram a escrevê-la, a Revista Bula elencou em uma lista dez documentários essenciais disponíveis na Netflix. Por meio de relatos, entrevistas e imagens inéditas, os cineastas mergulham na vida desses artistas. Entre os destaques, estão “Chasing Trane: The John Coltrane Documentary” (2016), de John Scheinfeld; e “Quincy” (2018), dirigido por Rashida Jones e Alan Hicks. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento.
Com entrevistas e imagens inéditas, este documentário conta a história por trás de “Imagine”, o segundo álbum solo de John Lennon, lançado em 1971. Vivendo com Yoko Ono em uma casa bucólica, Lennon encontrou a atmosfera ideal para criar o disco, considerado um marco em sua carreira. Os depoimentos das pessoas envolvidas no processo confirmam que Lennon e Yoko Ono foram um dos casais mais importantes para a arte mundial.
O documentário mergulha na vida de Clarence Avant, conhecido como “The Godfather of Black Music”, em uma referência ao título original do filme “O Poderoso Chefão” (The Godfather). Mesmo não sendo conhecido pelo público em geral, Clarence é o mentor de diversos ídolos do mundo da música e da política. Hoje, aos 88 anos, ele é um dos maiores nomes do empreendedorismo negro nos Estados Unidos.
O documentário aborda a vida e a morte do cantor, compositor e guitarrista de blues Robert Johnson. Logo no início da carreira, Johnson desapareceu misteriosamente por mais de um ano. Quando voltou, mostrou habilidades impressionantes com a guitarra, surpreendendo a todos. Segundo a crença popular, ele fez um pacto com o diabo, colocando sua guitarra em uma encruzilhada. O músico morreu misteriosamente aos 27 anos.
Em 1975, Bob Dylan cruzou os Estados Unidos com a turnê “Rolling Thunder Revue”. Em seus shows, ele brincava com novas técnicas musicais e adotava uma teatralidade raramente vista em sua carreira. O cineasta Martin Scorsese uniu imagens de arquivos restaurados e novas entrevistas com Bob Dylan para criar um retrato poético da turnê, considerada um momento histórico para a música.
O documentário explora a história da revolução cultural, social, musical e espiritual que foi desencadeada no mundo a partir do surgimento dos Beatles. Traçando o impacto que os quatro membros do grupo tiveram em sua terra natal, a Grã-Bretanha, e logo depois em todo o mundo, Tom O’Dell mostra como os Beatles se tornaram a banda mais significativa da história da música.
Quincy Jones é um dos maiores produtores musicais dos Estados Unidos. Ele já ganhou 27 Grammys e trabalhou com artistas como Ray Charles, Frank Sinatra e Michael Jackson. Nesse documentário, Rashida Jones e Alan Hicks acompanham as viagens de Quincy por três anos e apresentam um olhar íntimo sobre a vida de um ícone que tem se destacado na música pop há décadas.
Em “Chasing Trane”, John Scheinfeld aborda as paixões e as experiências que moldaram a vida do saxofonista e compositor John Coltrane, cuja música continua a impactar e influenciar fãs de jazz em todo o mundo. O filme, que traz revelações inéditas sobre o músico, foi produzido com a participação total da família de Coltrane e das gravadoras que possuem os direitos de seus álbuns.
Em uma noite de neve, em fevereiro de 1972, o célebre trompetista Lee Morgan foi assassinado por sua própria esposa, Helen, durante um show em Nova York. O crime chocou a comunidade do jazz e a lembrança do evento ainda assombra aqueles que conheciam os Morgans. Nesse documentário, Kasper Collin faz um tributo à Lee Morgan e exibe uma longa entrevista dada por Helen em 1996.
Esse documentário faz uma análise pessoal da vida e carreira do lendário cantor de jazz Frank Sinatra. Narrado pelas próprias palavras de Sinatra, coletadas após horas de entrevistas arquivadas, o filme exibe fotos, filmagens, apresentações e vídeos caseiros jamais vistos. Também são mostrados os preparativos para o seu show último show antes da aposentadoria, que ocorreu em 1971, em Los Angeles.
Esse documentário apresenta a vida de Nina Simone, uma das maiores cantoras e compositoras dos Estados Unidos, que tentava sempre conciliar a carreira com a sua luta pelos direitos civis dos negros. São gravações, cartas e entrevistas inéditas, que reconstituem a vida de uma das artistas mais incompreendidas da história.