O sucesso de uma viagem depende do planejamento com antecedência e por esse motivo muitos turistas já estão pesquisando os melhores destinos para 2020. Com base na procura dos internautas, o Airbnb, maior plataforma alternativa de acomodações do mundo, ranqueou os locais que mais cresceram na busca dos turistas e serão tendência no próximo ano. De acordo com o site, é notável que os viajantes estão procurando cidades e países menos conhecidos que demonstram preocupação com o meio ambiente. Desde grandes centros culturais a destinos emergentes que estão se beneficiando do turismo sustentável, a lista está cheia de paraísos escondidos, como Les Contamines-Montjoie, na França; e Querala, na Índia. Ubatuba, em São Paulo, é a representante brasileira no ranking.
Situada às margens do lago Michigan, Milwaukee é a maior cidade do estado de Wisconsin. É um local muito conhecido pelas cervejarias artesanais, como a Lakefront, Brenner e Sprecher. Mas, o município também é famoso pelos vários festivais de música e gastronomia que ocorrem durante todo o ano. Para os amantes de arte, o Milwaukee Art Museum, com mais de 25 mil obras, é uma parada obrigatória.
Bilbau é uma cidade portuária no norte da Espanha, rodeada por montanhas. É a capital do País Basco, uma das comunidades autônomas do país. Embora seja conhecida pelos arranha-céus, Bilbau tem um belo e boêmio centro histórico, com catedrais, mercados antigos e ótimas opções gastronômicas. Mas, o que colocou a cidade na rota do turismo foi o célebre Museu Guggenheim, inaugurado em 1997.
Buri Ram é uma pequena província que se localiza no nordeste da Tailândia, na fronteira com o Camboja. Ainda uma região rural, foi território do poderoso Império Angkor, que reinou entre os séculos 9 e 15. Os monumentos que restaram dessa época atraem turistas de todo o mundo. O maior deles é o santuário Phanom Rung, que fica no topo de um vulcão adormecido. Em 2020, a província sediará o MotoGP.
Localizada a apenas 40 km de Melbourne, Sunbury é uma cidade conhecida por suas belezas naturais, vinícolas e arquitetura vitoriana. Entre as principais atrações estão o Santuário Dingo Discovery, um zoológico que abriga dingos, cães selvagens do país; a Vinícola Craiglee, que produz muitos vinhos premiados; e a casa Rupertswood, uma mansão vitoriana com 50 quartos, construída em 1874.
Um dos países mais enigmáticos da Europa, a Romênia é conhecida pelas suas lendas, castelos e tradições culturais preservadas. A principal atração local é o castelo do Conde Drácula, lenda inspirada no príncipe Vlad III, que governou no século 15. Em Bucareste, chama a atenção o Palácio do Parlamento, o segundo maior prédio administrativo do mundo. Em Bucovina, os mosteiros pintados são verdadeiras obras de arte.
Berço da civilização chinesa, Xiam é uma cidade cheia de atrações culturais e gastronômicas. O principal ponto turístico é o Exército do Imperador Qin, uma coleção de esculturas de terracota que representa os guerreiros do primeiro imperador da China. Os montes e as muralhas de Xiam também atraem visitantes todo o ano. Em 2020, a cidade lançará um programa de turismo com 30 rotas de excursões noturnas.
No estado do Oregon, Eugene é considerada um polo da indústria de comidas orgânicas e atrai milhares de viajantes ecologicamente conscientes. A cidade mistura prédios modernos com ruas arborizadas, parques e lagos. Na primavera, o Jardim Owen Rose é a principal atração, com centenas de espécies de rosas coloridas. Eugene também tem muitas vinícolas, cervejarias artesanais e museus.
Um dos menores países da Europa, Luxemburgo tem muito a oferecer aos turistas. Conhecido pelos altos índices de qualidade de vida, é cercado por florestas, vales e colinas. O centro histórico da Cidade de Luxemburgo, capital do país, foi tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco. As áreas rurais são famosas por abrigarem vários castelos e construções históricas, além de belas vinícolas que oferecem visitas guiadas.
Segunda maior cidade do México, Guadalajara é conhecida pelo turismo histórico e possui mais de 20 museus. O centro histórico abriga a Plaza das Armas, a mais antiga, onde se encontra o Palácio do Governo de Jalisco, um ponto turístico importante. Catedrais, teatros e parques também fazem parte das atrações locais. Guadalajara é o berço da tequila e produz ainda hoje centenas de variedades da bebida.
Vanuatu é um país independente formado por um arquipélago de 82 ilhas, localizado na Oceania. Focado na agricultura familiar, o país possui altos índices de qualidade de vida e uma população muito receptiva. Vanuatu, com suas belas praias e cachoeiras cristalinas, é considerado um paraíso para os que desejam fugir da vida moderna. A ilha de Éfaté é a mais visitada e oferece desde bangalôs a resorts de luxo.
Às margens do rio Cauca, Cali é a terceira cidade mais populosa da Colômbia. É conhecida como a “cidade da salsa” e atrai turistas em busca de noites animadas. Para quem não sabe dançar, os hotéis e academias da cidade oferecem aulas para os turistas. Museus, templos religiosos e o zoológico de Cali também estão entre as atrações locais. No centro histórico, bons restaurantes preparam pratos típicos colombianos.
Cabo Canaveral é uma região do Condado de Brevard, na parte costeira do estado da Flórida. É conhecida como Costa Espacial, pois lá se encontram o Centro Espacial Kennedy (Kennedy Space Center — KSC), um complexo da NASA aberto a visitantes; e uma Base da Força Aérea norte-americana. Inaugurado em 1962, o KSC possui várias áreas temáticas que explicam tudo sobre astronomia. Em 2020, o centro lançará o Programa de Exploração de Marte.
Conhecida como a “cidade do granito”, Aberdeen é um dos maiores municípios da Escócia. Banhada pelo Mar do Norte, Aberdeen é cercada por praias, dunas e penhascos. O castelo de Dunnottar, construção do século 15, é uma das principais atrações da cidade. O imponente Marischal College, o Museu Marítimo de Aberdeen, o Museu Tolbooth e o campus do King’s College Chapel também estão entre os pontos turísticos mais procurados.
Courtenay se localiza na província da Colúmbia Britânica, conhecida por suas praias, parques e reservas naturais que atraem milhões de turistas. Além disso, Courtenay é uma das principais cidades do Vale Comox, um importante complexo econômico do país. Para os que gostam de esportes, Courtenay oferece muitas atividades ao ar livre: estações de esqui, clubes de golfes, passeios de caiaque, trilhas e muitas ciclovias.
Ubatuba é a representante brasileira da lista. Cercada pela mata atlântica, é uma cidade litorânea que atrai famílias e surfistas durante o ano todo. Com 100 km de costa, Ubatuba possui 102 praias. Entre elas, algumas ganham destaque, como a Praia do Lázaro, Praia do Cedro, Domingos Dias e Ilha das Couves. À noite, o centro possui variedade de bares e restaurantes que movimentam a cidade.
Les Contamines-Montjoie é uma comuna localizada na região dos alpes franceses. Possui a maior e mais alta reserva natural do país, na cordilheira do Mont-Blanc, a 2.800 metros de altitude. Durante os meses de inverno, o local é procurado pelos turistas que gostam de esquiar. As construções em estilo barroco também chamam a atenção dos visitantes da comuna, como a Igreja da Santíssima Trindade e a Notre-Dame-de-la-Gorge.
Uma das cidades mais modernas e tecnológicas do mundo, Tóquio também está na 14ª posição entre as mais visitadas todos os anos. Mas, além dos arranha-céus, a capital também oferece muitos parques, mercados, templos budistas e monumentos históricos. Cada distrito é especializado em algo: gastronomia, livros, eletrônicos e outros. Em 2020, Tóquio irá sediar os Jogos Olímpicos de Verão.
Querala é o estado da Índia com o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), conhecido como “país de Deus”. Banhada pelo Mar Arábico, é uma região cheia de belezas naturais, famosa por suas especiarias e pela prática da medicina ayurvédica. Os passeios de barco pelos canais que cruzam o estado, as plantações de chá, os festivais religiosos e as praias paradisíacas são as maiores atrações locais.
Localizada no litoral, Malindi é uma importante cidade histórica, um dos portos que recebeu Vasco da Gama em sua rota pela Índia, em 1498. Os parques marinhos Malindi e Watamu são áreas protegidas com praias de águas cristalinas, recifes de corais e muitas piscinas naturais. Entre os dois parques, fica Gedi, uma cidade abandonada no século 15, com ruínas de palácios e mesquitas. Nas reservas florestais, os safáris são a maior atração.
Maastricht é apontada como a cidade mais antiga da Holanda. Colonizada pelos romanos, mistura elementos das arquiteturas romana e holandesa. O principal passeio é a Caminhada da Fortificação, que passa pelos monumentos medievais e históricos de Maastricht. No centro da cidade, também é possível conhecer belas praças, parques e basílicas. Durante todo o ano, Maastricht recebe muitos festivais culturais e gastronômicos.