Segundo estudo de Harvard, pessoas que sempre se atrasam vivem mais

Segundo estudo de Harvard, pessoas que sempre se atrasam vivem mais

Os brasileiros têm fama de ser muito atrasados, de uma forma que até assusta os estrangeiros. Por aqui, é comum que as pessoas marquem os eventos antes do horário desejado, porque só assim os convidados chegam adiantados. Mas, esse hábito pode não ser tão prejudicial assim. Segundo especialistas da Escola de Medicina de Harvard, aqueles que se atrasam constantemente podem ter uma vida mais bem-sucedida e longa.

Os pesquisadores notaram que as pessoas que estão sempre atrasadas não perdem a cabeça por causa de prazos, ao contrário dos que ficam decepcionados quando não conseguem chegar no horário. Simplificando, os atrasados tendem a ficar estressados com menos frequência e o grande benefício disso é que apresentam menor risco de desenvolver algumas doenças como infarto e pressão alta.

Além de serem mais saudáveis, os indivíduos que se atrasam geralmente têm uma visão mais positiva da vida e são mais otimistas. Então, em vez de focarem nos problemas ou na vergonha de chegar atrasados, eles apenas vivem cada momento da maneira mais tranquila possível. E, segundo os pesquisadores, ser otimista também faz muito bem para a saúde.

“O otimismo ajuda a lidar com as doenças, além de incentivar uma recuperação mais rápida. Uma visão positiva da vida impacta profundamente na saúde e na longevidade em geral”, disseram os pesquisadores à revista científica “Harvard Health Publishing”. Não é educado deixar as pessoas esperando por muito tempo, mas da próxima vez que você se atrasar um pouco, respire fundo e foque nos aspectos positivos.