Pode ser um pouco assustador olhar para a última foto de uma celebridade antes de sua morte. Enquanto alguns posaram para fotógrafos, outros foram clicados por fãs ou amigos em momentos espontâneos. A imagem mais famosa é a de John Lennon, na qual ele concede um autógrafo a David Chapman, o fã que lhe assassinou horas depois. O ator Robin Williams se divertia com a macaquinha Crystal em seu último retrato, e Jimi Hendrix tomava chá no quintal de sua casa. As fotos impressionam por mostrarem a imprevisibilidade da vida: todos estavam seguindo suas tarefas rotineiras, sem saber que logo morreriam.
Famoso por filmes como “Juventude Transviada” (1955) e “Assim Caminha a Humanidade” (1956), James Dean se tornou o primeiro ator a receber uma indicação póstuma ao Oscar de Melhor Ator. Esta foto foi tirada no dia de sua morte: 30 de setembro de 1955. Fã de carros de corrida, Dean morreu um acidente automobilístico, com apenas 24 anos.
O cantor e compositor Freddy Mercury ficou conhecido mundialmente por ser o fundador e vocalista da banda britânica Queen, da qual foi integrante de 1970 até o ano de sua morte. Esta é a última foto conhecida de Mercury, tirada em 1991. Ele morreu no dia 24 de novembro daquele ano, vítima de uma broncopneumonia causada pela AIDS.
Na foto, o ator Robin Williams aparece com sua macaquinha, Crystal, alguns dias antes de tirar a própria vida. Segundo os vizinhos, ele estava magro e cansado nas últimas semanas, enfrentando uma grave depressão. Robin morreu no dia 11 de agosto de 2014. Entre seus filmes mais famosos, estão “O Gênio Indomável” (1997) e “Sociedade dos Poetas Mortos” (1989).
Conhecido como “Camaleão do Rock”, David Bowie é considerado um dos artistas mais inovadores e influentes de todos os tempos. “Space Oddity” (1969) e “Heroes” (1977) são algumas de suas músicas mais famosas. Esta foto foi tirada no dia 8 de janeiro de 2016, em seu aniversário de 69 anos. Bowie morreu dois dias depois, vítima de câncer de fígado.
Fundador da Apple, Steve Jobs foi responsável por revolucionar a indústria tecnológica. Em 2003, ele foi diagnosticado com câncer de pâncreas e lutou contra a doença por oito anos, até a sua morte. Em sua última foto conhecida, tirada em 26 de agosto de 2011, Jobs aparece já debilitado. Ele morreu no dia 5 de outubro daquele ano.
Uma das maiores estrelas do cinema na década de 1950, Marilyn Monroe atuou em filmes como “O Pecado Mora ao Lado” (1955) e “Quanto Mais Quente Melhor” (1959). Na foto, tirada em seu último final de semana, ela aparece ao lado do pianista de jazz Buddy Greco. Ela cometeu suicídio no dia 4 de agosto de 1962.
Jim Morrison foi um cantor e compositor norte-americano, mais conhecido como o vocalista da banda de rock The Doors. Morrison tinha um grave vício em álcool e drogas, o que culminou em sua morte por overdose. Nesta foto, tirada no dia 28 de junho de 1971, ele aparece com a namorada Pamela Courson. Ele morreu em 3 de julho daquele ano, com apenas 27 anos.
Considerado o maior guitarrista da história, Jimi Hendrix morreu no dia 18 de setembro de 1970, em circunstâncias que nunca foram totalmente esclarecidas. De acordo com sua namorada, Monika Dannemann, ele tinha tomado vários remédios e morreu asfixiado com o próprio vômito. Nesta foto, tirada um dia antes de sua morte, Jimi estava no jardim de sua casa.
Famosa por canções como “Back to Black” (2006) e “Rehab” (2006), a cantora Amy Winehouse alcançou o auge de sua carreira no início dos anos 2000. Mas, a fama agravou os vícios e transtornos alimentares de Amy, tornando-a uma pessoa autodestrutiva. Ela morreu com 27 anos, no dia 23 de julho de 2011, por overdose de álcool. Sua última foto conhecida foi tirada no dia 12 de julho.
Christopher McCandless era um viajante norte-americano, que morreu dentro de um trailer abandonado no deserto do Alasca, em agosto de 1992, após vagar sozinho por dois anos. O jornalista Jon Krakauer escreveu um livro sobre sua vida, “Na Natureza Selvagem”, publicado em 1996. A última foto de McCandless foi encontrada em sua câmera.
Kurt Cobain, fundador e vocalista da banda Nirvana, foi o responsável por popularizar o grunge, um subgênero do rock alternativo, no início da década de 1990. Sua última foto conhecida é de um ensaio fotográfico, realizado em novembro de 1993. Ele cometeu suicídio no dia 5 de abril de 1994 e seu corpo foi encontrado três dias depois.
Cantor, compositor e ativista pela paz, o britânico John Lennon foi um dos membros dos Beatles, uma das bandas mais conhecidas do mundo. Em sua última foto, Lennon aparece autografando uma cópia de seu álbum para um fã. Horas mais tarde, no dia 8 de dezembro de 1980, ele foi assassinado por esse mesmo fã, David Chapman.
George Harrison foi o guitarrista dos Beatles. Com o fim da banda, nos anos 1970, Harrison lançou discos que se tornaram best-sellers. Sua última foto foi tirada para o livreto do álbum “Small Word, Big Band”, de Jools Holland, lançado em 2001. Ele morreu no dia 29 de novembro de 2001, vítima de um tumor cerebral.
O autor australiano Heath Ledger ficou conhecido por filmes como “O Segredo de Brokeback Mountain” (2005) e “Batman: O Cavaleiro das Trevas” (2008). Sua última foto foi tirada nas gravações do filme “O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus” (2009). Ele morreu no dia 22 de janeiro de 2008, por uma overdose acidental de medicamentos.
Ativista e pastor protestante, Martin Luther King Jr. foi um dos mais importantes líderes do movimento pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, durante a década de 1960. Sua última foto foi tirada em 3 de abril de 1968. No dia seguinte, Martin foi assassinado pelo segregacionista James Earl Ray, momentos antes de um protesto.