De acordo com a Organização Internacional da Vinha e do Vinho, o Brasil é o 17º país que mais consome vinho do mundo. E o setor vinicultor continua com previsões de crescimento por aqui, o que indica que os brasileiros estão cada vez mais apaixonados pela bebida. Para facilitar na hora de escolher um bom rótulo, a Revista Bula elencou em uma lista o vinho ideal para cada signo do zodíaco. Todos os vinhos selecionados foram bem avaliados, sendo que alguns deles se destacaram em competições mundiais. Os ensinamentos sobre signos e vinhos foram retirados da publicação Vino Stats Veritas, elaborada pela adega australiana Cellamasters, que relacionou os dados de nascimento de seus clientes às preferências de cada um na hora das compras.
Arianos são conhecidos por não levarem desaforo para casa. Por outro lado, eles também são intensos, enérgicos e roubam a cena com sua alegria. Todos os dias são motivo de celebração para os nativos de Áries. Por esse motivo, eles costumam gostar muito de espumantes. Quando se trata de vinho tinto, a melhor escolha é um Cabernet Sauvignon, como o chileno Cabo De Hornos.
Os taurinos não são muito aventureiros, gostam mesmo é de estabilidade. Mas são trabalhadores e não deixam de usufruir o dinheiro que ganham. Como gostam de ostentar, combinam perfeitamente com um vinho francês produzido com uvas Shiraz, o Larmanela, eleito um dos melhores do mundo em 2019. Com acidez suave, mistura perfumes frescos e delicados do Sul da França.
Geminianos são naturalmente curiosos, inteligentes e gostam de estar cercados de pessoas. Como defeito, são muito inquietos e inconstantes. Os nativos de gêmeos adoram vinhos europeus e têm uma preferência pela Itália. A melhor indicação para esse signo é o italiano Chiante Classico Riserva, elaborado com uvas da especialidade Sangiovese, cultivadas na Toscana.
Considerados os mais sensíveis do zodíaco, os cancerianos são cuidadosos e protetores com as pessoas que amam. Gostam de romance, se apaixonam facilmente e são apegados às tradições. Talvez pela sensibilidade aguçada, os cancerianos apreciam vinhos Pinot Noir, que são complexos, mas ao mesmo tempo agradáveis. Nesse caso, uma boa indicação é o argentino Poncho Pampa Pinot Noir Crianza.
Os leoninos sabem aproveitar a vida como ninguém, são extremamente leais e um pouco egocêntricos. Embora demorem a se apaixonar, se entregam totalmente quando isso acontece. Em todos os lugares, são o centro das atenções. Devido a essa intensidade, os leoninos combinam com um vinho Merlot. O brasileiro Terroir Merlot, da Casa Valduga, pode ser uma ótima escolha.
Ao contrário dos leoninos, os virginianos não gostam de ser o centro das atenções. São gentis, trabalhadores e muito analíticos. A característica mais conhecida desse signo é a capacidade de organização. Para combinar com toda a elegância e maturidade dos virginianos, a melhor escolha é o brasileiro Shiraz, da Casa Geraldo, um vinho potente e profundo, mas equilibrado.
Os librianos podem parecer sérios, pois são muito observadores. Mas, na verdade, eles adoram aproveitar a vida, são divertidos e otimistas. Outra qualidade dos nativos de Libra é a generosidade. Um vinho leve, como o Fleur Passion, combina perfeitamente com a personalidade dos librianos. Produzido na França, possui um sabor fresco, com notas frutais.
Conhecidos como os mais misteriosos do zodíaco, os escorpianos são apontados como possessivos e imprevisíveis. Mas, no fundo são boas pessoas, tendo como principais qualidades a coragem, a criatividade e a lealdade. Os nativos de escorpião apreciam vinhos complexos, como o Finca Azaya, da Espanha, elaborado com uvas Tempranillo.
Bem-humorados, os sagitarianos são espíritos livres, cheios de otimismo e coragem. Podem ser um pouco impacientes e imprudentes, mas são ótimos amigos, pois estão sempre dando palavras de incentivo. Por serem intensos, assim como os cancerianos, combinam com vinhos mais complexos, como o norte-americano Price Family Estates Pinot Noir.
Capricórnio é um signo regido pelo elemento Terra, o que faz com que seus nativos sejam pessoas realistas e práticas. Conhecidos como os mais determinados do zodíaco, também são sensatos e sábios. Mas, todos merecem relaxar, por isso os capricornianos apreciam um bom vinho branco. Nesse caso, o chileno Calyptra Gran Reserva Sauvignon Blanc pode ser uma agradável surpresa.
Os aquarianos são liberais, pensadores, imprevisíveis e muito aventureiros. Por terem uma personalidade forte, são conhecidos como rebeldes, mas são ótimas pessoas para se ter por perto, pois alegram qualquer ambiente. Quando se trata de vinhos, os aquarianos preferem os tintos. Uma boa indicação é o australiano Yellow Tail Shiraz, produzido pela Vinícola Casella.
Assim como os cancerianos, os nativos de peixes são muito sentimentais, com a diferença de que têm uma intuição mais aguçada e geralmente são ligados às artes e a espiritualidade. Generosos e compassivos, combinam com vinhos leves e refrescantes, como o francês Petit Chablis, que apresenta notas de frutas maduras.