Sinônimos de diversão, os parques aquáticos estão entre os maiores atrativos turísticos em todo o mundo. Todos os anos, o site especializado em viagens TripAdvisor divulga o ranking Traveller’s Choice, que elenca os locais e experiências mais bem-avaliadas pelos usuários. Com base nos dados divulgados pelo site, a Revista Bula reuniu em uma lista os dez melhores parques aquáticos do mundo em 2019. Entre os mais elogiados, estão o Siam Park, na Espanha; o Wetside Park, na Austrália; e o Typhoon Lagoon, nos Estados Unidos. O Brasil também se destaca no ranking, com três locais entre os mais bem-avaliados: o Eco Parque Arraial d’Ajuda, na Bahia; o Beach Park, no Ceará; e o Thermas dos Laranjais, em São Paulo.

O melhor parque aquático do mundo, segundo os usuários do TripAdvisor, é o Siam Park, que fica na Costa Adeje, na Espanha. Um dos destinos mais procurados nas Ilhas Canárias, é cercado por praias e belezas naturais. Criado em 2008, o Siam Park possui 185 mil metros quadrados, com decoração inspirada na Tailândia. Entre as atrações principais do local, estão os tobogãs Mekond Rapids e o Tower of Power, um escorregador quase vertical de 28 metros de altura.

Parte do complexo do hotel Atlantis de Palm, o Aquaventure Waterpark está localizado à beira do Golfo Pérsico. Com mais de 570 mil metros quadrados, possui torres temáticas, áreas de natação, tobogãs de alta velocidade e um rio de 1,6 km com corredeiras e ondas. As melhores atrações do parque são os toboáguas Torre de Netuno, Torre de Poseidon e o Aquaconda, que está entre os maiores do mundo. Os que preferem relaxar, podem aproveitar a praia particular do hotel.

O Wetside Water Park, na Austrália, é menor que os seus concorrentes, mas faz muito sucesso no TripAdvisor por ter um amplo espaço totalmente dedicado às crianças, incluindo as menores de 5 anos. Além disso, a entrada e a maioria das atrações são gratuitas, com exceção dos brinquedos radicais. A estrutura do local possui escorregadores, área de recreação aquática, piscina de ondas e toboágua. Uma vez por semana, o Wetside realiza gratuitamente um show de luzes e águas.

Com 70 mil metros quadrados, o Eco Parque foi construído em frente à bela Praia do Mucugê. O local oferece atrações para todas as idades, como piscinas de ondas, rio de correnteza lenta, arvorismo, escorregadores, toboáguas e tirolesa. Os tobogãs Tambau e Quereimbaba são os mais radicais. No espaço Coral Vivo, com aquários, instrutores mostram aos visitantes as belezas e os segredos da vida marinha. O parque faz parte do complexo do Arraial d’Ajuda Eco Resort.

O Typhoon Lagoon é o parque aquático mais antigo da Disney e um dos mais visitados também, recebendo mais de 2 milhões de pessoas todos os anos. Além de possuir uma das maiores piscinas de ondas do mundo, onde se pode praticar surf, o local oferece muitas atrações para crianças e adultos, como a montanha-russa aquática Crush and Gusher, o toboágua gigante Gang Plank Falls e o escorregador Mayday Falls. No tanque Shark Reef, os visitantes podem nadar com tubarões.

Uma das maiores atrações do litoral brasileiro, o Beach Park fica localizado na praia de Porto das Dunas, em Aquiraz, a 26km de Fortaleza. Considerado o maior da América Latina, oferece opções de diversão para todos os gostos. O tobogã Insano é o mais radical do parque, com uma descida de 43m de altura, onde o corpo pode atingir uma velocidade de até 150 km/h. O funil Vaikuntudo, o toboágua Arrepius, a piscina de ondas Maremoto e a Correnteza Encantada estão entre as atrações disputadas do parque.

Com mais de 55 opções de brinquedos, o Thermas dos Laranjais é o parque aquático mais visitado do Brasil e da América Latina. Ocupa uma área de 300 mil metros quadrados e é abastecido pelas águas termais do Aquífero Guarani. Entre as principais atrações, estão os escorregadores, a praia com ondas, a pista de surfe 180º, o rio lento com corredeiras e a montanha-russa aquática, que possui 370 metros de extensão. O gigante Lendário é um complexo de toboáguas com cinco pistas que ultrapassam os 70 km/h.

Situado à beira do icônico Burj Al Arab, o Wild Wadi Water Park é um parque temático, inspirado na lenda dos amigos Juha e Sinbad, personagens da mitologia árabe. Entre as atrações do local, destacam-se o complexo Master Blasters, o Jumeirah Sceirah, escorregador de queda livre com 33m de altura; a piscina de ondas Breaker’s Bay e os simuladores de surf FlowRider, Wipeout e Riptide. O parque também tem uma cachoeira de 18m, com quedas de água a cada dez minutos.

Um dos maiores parques aquáticos da Flórida, o Blizzard Beach faz parte do complexo da Disney, em Orlando. Famoso por ser “debaixo da neve”, imita uma cidade do polo norte. A principal atração do local é o Summit Plummet, um toboágua de 35 metros de altura, com velocidade que chega a 90 km/h. A piscina de ondas Mel-Away Beach tem mais de 4 mil m² e o Teamboat Springs é um dos mais longos toboáguas com descida em grupo do mundo. No espaço Tike’s Peak estão os brinquedos para crianças de até 6 anos.

Inaugurado em 2016, em uma área de 184 mil metros quadrados, o Ramayama é o maior parque aquático da Tailândia, reunindo mais de 50 atrações. Cercado de belezas naturais, se localiza na área de Silverlake, ao sul de Pattaya. O tema do parque é inspirado em uma cidade em ruínas, com cavernas, esculturas e construções antigas. O toboágua Aquaconda, com descida em grupo, e o Aqualoop, com voltas de 360º; estão entre os brinquedos mais radicais do Ramayama.