Considerada a nação com maior quantidade de água doce, o Brasil abriga algumas das maiores e mais bonitas cachoeiras do mundo. Para quem gosta de natureza e aventura, existem quedas d’água surpreendentes para serem desbravadas em todas as regiões do país. Por meio de uma enquete, a Revista Bula perguntou aos leitores quais são as mais belas cachoeiras brasileiras. As dez mais votadas foram reunidas em uma lista, que reúne pontos turísticos já famosos e outros pouco conhecidos. Entre as mais votadas, estão as Cataratas do Iguaçu, no Paraná; que atraem milhões de turistas todos os anos; a Cascata do Caracol, o cenário de fotos mais requisitado em Canela, no Rio Grande do Sul; e a Cachoeira da Fumaça, na Bahia, uma das maiores do país.

Tombadas como Patrimônio Natural da Humanidade, as Cataratas do Iguaçu são formadas por 275 quedas de água. Mundialmente reconhecidas pela beleza, recebem milhões de visitantes todos os anos. O acesso aos mirantes se dá pelo Parque Nacional do Iguaçu. O passeio se inicia no Centro de Visitantes e tem como cartão-postal a cachoeira Garganta do Diabo, a queda com maior fluxo de água.

A vista da Cachoeira da Fumaça está entre as mais belas paisagens da Chapada Diamantina, na Bahia. Possui 380 metros, sendo considerada a terceira maior do Brasil. Pela altura da queda, a água evapora, formando uma névoa que se assemelha à fumaça. Para avistar a cachoeira de cima, a trilha de 12 km é de nível médio. Para visitar o poço, o percurso de três dias é complicado e exige preparo físico.

A Cascata do Caracol, com 131 metros de altura, é a principal atração turística de Canela e fica localizada no Parque do Caracol, uma reserva natural a 7 km do centro da cidade. Formada pelas águas do Arroio do Caracol, pode ser observada pelo mirante, pela escadaria que leva à parte inferior ou através dos Bondinhos Aéreos Parque da Serra. Também é possível passear de trem pelo parque.

Com 273 metros de queda d’água, a Cachoeira do Tabuleiro é a mais alta de Minas Gerais e a oitava maior do Brasil. Cercada por um paredão multicolorido, de beleza monumental, forma um poço de 20 metros de profundidade. Na parte alta da cascata, o visitante pode apreciar outras quedas, em meio a jardins naturais com orquídeas e bromélias gigantes. Esportes de aventura também atraem turistas ao local.

Com uma queda livre de 86 metros, a cachoeira Véu de Noiva é a principal atração do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, a 67 km de Cuiabá, capital do estado. Formada pelas águas do Córrego Coxipózinho, a cachoeira é cercada por um vale com paredões de arenito. A trilha do estacionamento até o mirante, de 550 metros, é fácil de percorrer. As araras vermelhas que voam no local emocionam os turistas.

Uma das principais atrações da Chapada dos Veadeiros, a Cachoeira Santa Bárbara possui apenas 30 metros de altura, mas chama a atenção por formar piscinas de águas azuis e cristalinas, lembrando os fervedouros do Jalapão. Fica localizada no quilombo Kalunga, em Cavalcante, comunidade que controla o acesso ao local. A trilha de acesso, com 1,5 km, é considerada de intensidade leve.

Com 156 metros de queda d’água, a Cachoeira Boca da Onça é a maior do Mato Grosso do Sul. Localizada no cânion do Rio Salobra, em uma fazenda de mesmo nome, pode ser acessada por uma trilha ecológica que leva a várias cascatas de piscinas cristalinas. É possível tomar banho numa área reservada e a prática de rapel também é comum no local.

Com 1800 metros de extensão, o maior salto longitudinal do mundo está no Brasil. Localizado no Parque Estadual do Turvo, é formado por uma fenda do Rio Uruguai. A descida até o salto se dá por uma estrada de 15 km, que atravessa as matas do parque, e uma trilha leve de 500 metros. A altura das quedas depende da vazão do rio, podendo atingir 20 metros.

Localizado no Parque Municipal do Itiquira, o salto é a maior cachoeira da região Centro-Oeste, com 168 metros de altura. A trilha até a base da queda é totalmente pavimentada, com apenas 450 m; enquanto o percurso até o Mirante do Salto, com 1,7 km, é mais difícil. Ao longo do caminho, é possível avistar cascatas menores e nadar nas piscinas naturais em meio à vegetação.

O Salto São Francisco, apontado como a maior queda de água da região Sul do país, possui 196 metros de altura. Localizado dentro da Área de Preservação Ambiental da Serra da Esperança, pode ser acessado por duas trilhas, uma leve e outra de nível avançado. No fim, a vista do mirante surpreende: uma cascata cercada por um paredão rochoso gigantesco.