Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Livre de Berlim explica por que, quando estamos chateados, preferimos escutar músicas tristes. De acordo com a pesquisa, que entrevistou 772 participantes, a infelicidade expressada nas canções transmite um sentimento de empatia, como se o intérprete entendesse o momento ruim pelo qual o ouvinte está passando.
Por meio de um questionário, os pesquisadores Liila Taruffi e Stefan Koelsch perguntaram aos participantes em quais situações eles costumam ouvir músicas tristes e como eles se sentem. A maioria respondeu que escuta essas canções quando se sente solitário ou com algum problema emocional. Entre as emoções mais citadas, estavam “paz de espírito”, “ternura”, “nostalgia”, “transcendência” e “encantamento”.
“Os resultados indicam que as respostas emocionais à música triste são multifacetadas, moduladas pela empatia e ligadas a uma experiência multidimensional de prazer”, disseram os pesquisadores. Primeiro relatório abrangente sobre a tristeza evocada pela música, o estudo foi acompanhado por uma outra pesquisa sobre canções alegres, que mostrou diferenças entre as experiências emocionais resultantes da escuta desses dois tipos de composições.
Como ouvir música triste é benéfico e pode espantar o mau-humor, a Revista Bula elaborou uma playlist com 20 canções melancólicas de diferentes gêneros no Spotify. Para ouvi-la, é necessário possuir cadastro no aplicativo e realizar login. Há opção de assinatura gratuita. Entre as escolhidas, estão “Everybody Hurts”, da banda R.E.M, e “Are You Lonesome Tonight?”, de Elvis Presley.
Clique no link para ouvir: Ouvir música triste ajuda a acabar com a tristeza