Mesmo a passos lentos, vários países caminham para a legalização da maconha. Hoje, pelo menos 31 nações são mais liberais sobre o tema, mas apenas duas (Canadá e Uruguai) aceitam o uso da droga com fins meramente recreativos. No Brasil, desde 2014, a erva é permitida para propósitos terapêuticos, mas os pacientes precisam da liberação da Anvisa. Nos Estados Unidos, o país que liderou o combate à maconha durante o século 20, dez estados liberaram o uso recreativo, enquanto outros 22 legalizaram a maconha medicinal. Mesmo quando o debate acerca do tema era um enorme tabu, várias celebridades já falavam abertamente sobre o consumo da erva. A Revista Bula reuniu em uma lista 12 famosos que defendem veementemente o uso e a legalização da maconha.

A atriz e modelo Megan Fox ficou conhecida internacionalmente em 2007, após interpretar Mikaela Banes no filme “Transformers”. Em 2009, ela disse em uma entrevista que usava maconha e seria a primeira a comprar após a legalização. “Não entendo por que a mudança da lei ainda não aconteceu. As pessoas acham que é uma coisa louca, hippie, mas não é. Espero que legalizem”, afirmou a atriz.

Uma das atrizes mais bem-sucedidas de Hollywood, Jennifer Aniston estabeleceu sua carreira ao interpretar Rachel Green na série “Friends” (1994). Desde então, ela se destacou em comédias românticas. Em 2001, quando falar sobre drogas era um tabu ainda maior, Jennifer comentou abertamente sobre a maconha: “Eu gosto de fumar e não vejo nenhum prejuízo nisso. Tudo com moderação”, disse a atriz.

Miley Cyrus, cantora e atriz norte-americana, se tornou popular em 2006, ao protagonizar a série adolescente “Hannah Montana”. Ela sempre afirmou que gosta de maconha e defende a liberação da substância em suas redes sociais. Em 2017, ela contou que havia parado de fumar, mas logo voltou, por influência da própria mãe. Recentemente, Miley presenteou o amigo Brody Jenner com um buquê de maconha.

Uma das cantoras mais influentes do cenário pop, Rihanna sempre falou abertamente sobre maconha. Ela posta várias fotos fumando em suas redes sociais e defende a legalização constantemente. Em 2012, para uma festa de Halloween, a cantora chegou a se fantasiar de noiva com um vestido verde e um buquê de maconha. Em seus clipes e músicas, Rihanna também faz apologia à erva.

A atriz Charlize Theron ganhou reconhecimento no final dos anos 1990, com os filmes “O Advogado do Diabo” (1997) e “Regras da Vida” (1999). Em uma entrevista, ela disse que usou maconha durante a juventude: “Durante muitos anos, eu fui aquela pessoa que acordava e já acendia um baseado”. Hoje, Charlize disse que diminuiu a frequência, mas ainda fuma para dormir melhor, já que sofre com insônia.

A atriz Whoopi Goldberg, famosa pelos filmes “Ghost: Do Outro Lado da Vida” (1990) e “Mudança de Hábito” (1992), sempre se mostrou a favor da legalização da maconha. Em uma entrevista, ela disse que fumou para relaxar antes de receber o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, em 1991. Em 2016, ela lançou a marca “Whoopi e Maya”, focada em produtos medicinais e estéticos à base de maconha.

Um dos cineastas mais celebrados da atualidade, Tarantino foi o responsável por filmes como “Pulp Fiction: Tempo de Violência” (1994) e “Django Livre” (2012). Em uma entrevista à “Revista Playboy”, o diretor falou que fumar maconha ajuda em seu processo criativo: “Podem surgir boas ideias. Não preciso de maconha para escrever, mas é legal”, disse Tarantino.

O ator Morgan Freeman, mais conhecido por filmes como “Um Sonho de Liberdade” (1994) e “Se7en: Os Sete Pecados Capitais” (1995), também é um defensor ferrenho do uso e da legalização da maconha. Além de fumar para aliviar dores crônicas que sente em seu braço esquerdo, Morgan disse que consome a droga de todas as formas possíveis: “Como eu uso? Do jeito que vier! Eu como, eu bebo, eu fumo, eu cheiro!”, afirmou o ator.

A cantora e atriz Lady Gaga, autora de hits como “Bad Romance” e “Shallow”, já foi flagrada usando maconha várias vezes. Em 2013, ela disse que chegou a consumir 20 cigarros por dia, para aliviar as dores de uma lesão no quadril. Em seu documentário, “Gaga: Five Foot Two”, lançado em 2017, a cantora causou polêmica ao aparecer fumando: “Sempre fico chapada no carro da minha avó”, comentou ela em uma das cenas.

Kirsten Dusnt, famosa por filmes como “Tudo Acontece em Elizabethtown” (2005) e “Melancolia” (2011), já afirmou algumas vezes que gosta de usar maconha e defende a legalização. “O melhor amigo do meu pai era Carl Sagan, o astrônomo. Ele era o maior fumante de maconha do mundo e era um gênio. Se todos fumassem, o mundo seria um lugar melhor”, disse a atriz em uma entrevista.

Uma das atrizes prestigiadas de Hollywood, Susan Sarandon se destacou em filmes como “Thelma e Louise” (1991) e “O Óleo de Lorenzo” (1992). Hoje, aos 72 anos, Susan diz que gosta de fumar maconha e defende abertamente a sua legalização. “Se mais pessoas fumassem maconha em vez de consumir bebidas alcoólicas, o mundo com certeza seria um lugar mais gentil”, disse a atriz em uma entrevista.

O ator e músico Jack Black, conhecido por filmes como “O Amor é Cego” (2001) e “Escola de Rock” (2003), fala frequentemente sobre o uso de maconha. “É um analgésico eficaz, o melhor remédio!”, disse em uma entrevista. Com sua banda, Tenacius D., Jack Black também compõe músicas a favor da legalização, além de ser um membro ativo da NORM (Organização Nacional em Prol da Reforma das Leis Sobre a Maconha, em tradução livre).