Os brasileiros estão entre os maiores consumidores de cerveja do mundo, mas, nos últimos anos, as exigências acerca da qualidade da bebida aumentaram. Com o crescimento do mercado de cervejas artesanais, um novo público de apreciadores está surgindo, valorizando produtos diferenciados e produzidos com ingredientes nobres. A partir dos prêmios recebidos na World Beer Cup e na Brussels Beer Challenge 2018, as duas maiores competições de cerveja do mundo, a Revista Bula elencou os dez melhores rótulos nacionais. A World Beer Cup é um evento bienal, promovido pela Brewers Association. Em 2018, 295 juízes de 33 países julgaram mais de oito mil cervejas, contempladas com medalhas de ouro, prata e bronze. As brasileiras Wäls Brut e Tupiniquim Pecan Imperial Stout foram premiadas na categoria ouro. Na Brussels Beer Challeng, 80 especialistas de renome internacional analisaram 1.250 rótulos de diferentes países. Ganharam medalha de ouro três brasileiras: Dama Pilsen, Bierbaum Weizenbock, Baden Baden Red Ale e Es Belgian Dubbel (que ainda não está disponível no mercado). As demais cervejas elencadas foram contempladas nas categorias prata ou bronze.
Produzida em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, essa é uma cerveja preta, do estilo Stout, com o adicional de nozes Pecan. Cremosa e consistente, apresenta um leve amargor, com notas de chocolate, licor de cacau, café e caramelo. Harmoniza perfeitamente com sobremesas à base de chocolate, como petit gateau, fondue e mousse.
Do estilo Stout, essa cerveja produzida em Lauro Müller, Santa Catarina, representa a combinação perfeita entre lúpulo inglês e grãos brasileiros. Densa e complexa, possui notas de baunilha, cacau, madeira, café e chocolate amargo. Combina com queijos e sobremesas, como sorvete de creme, tiramisù, creme brulée e petit gateau.
Do estilo Biére Brut, essa é uma cerveja complexa e delicada, elaborada com leveduras de champagne, através do tradicional método champenoise. Sofisticada, possui notas cítricas que remetem ao vinho branco. É produzida em Belo Horizonte, Minas Gerais. Harmoniza bem com ostras, queijos especiais, peixes, lagosta e saladas de folhas.
Produzida em Piracicaba, São Paulo, essa é uma cerveja do estilo Flanders Red Ale. Encorpada e complexa, é elaborada com diferentes maltes importados e lúpulos nobres. Possui sabor marcante e seco, com notas de ervas, caramelo e grãos torrados. Harmoniza bem com churrasco, pratos da culinária mexicana e hambúrguer.
Duplamente fermentada, a ZOZ nº 3 se destaca pelo equilíbrio entre os sabores frutados, condimentados e alcoólicos. Do estilo Golden Ale, possui notas adocicadas e amadeiradas. É produzida na cidade de Turuçu, no Rio Grande do Sul. Versátil, harmoniza perfeitamente com frutos do mar, vitela, massas com molho pesto e risoto de legumes.
Do estilo Premium American Lager, a cerveja Dama Pilsen é refrescante, com cremosidade intensa e leve amargor. Predominam as notas de malte e lúpulo. Harmoniza bem com peixes, saladas, mariscos, pratos da culinária japonesa e queijos brancos, como muçarela de búfala. É produzida na cidade de Piracicaba, São Paulo.
Com alta fermentação e teor alcoólico, essa é uma cerveja elaborada com os melhores maltes. Possui sabor moderado de trigo, amargor delicado e aromas que remetem à ameixa, uva-passa, chocolate e baunilha. Harmoniza com pratos da culinária chinesa, carnes grelhadas, chocolate e queijos. É produzida em Treze Tílias, em Santa Catarina.
Produzida em Campos do Jordão, em São Paulo, essa é uma cerveja do estilo Double Red Ale. É aveludada, com alto teor alcoólico e amargor moderado. Possui notas de caramelo, lúpulo e chocolate. Ideal para acompanhar pratos condimentados e intensos, carnes de caças e queijos azuis, como Stilton e Gorgonzola.