A síntese literária é uma habilidade muito importante para qualquer escritor. Desenvolvê-la é sempre um bom exercício. A escrita de microcontos é uma arte sutil, que exige cuidado e criatividade. Esse foi o tema da oficina de escrita criativa ministrada pelo escritor Carlos Edu Bernardes, na primeira edição do projeto Dia de Campo com as Letras, promovido pela União Brasileiros de Escritores. A Revista Bula selecionou para seus leitores 25 exemplos de microcontos produzidos durante o evento e por autores convidados. Que tal escrever você mesmo o vigésimo sexto e colocar nos comentários?
Pai
Meu pai tem Alzheimer e todo dia me pergunta que dia é hoje. Eu digo que é Dia dos Pais e tasco-lhe mais um abraço.
(Carlos Edu Bernardes)
Pela vidraça
O barulho crescia, inchava e tomava forma. Pela vidraça, um vulto pulou em minha cama. Rilhou os dentes vermelhos. Desembainhou seu gume. E assustou meu sono.
(Lêda Selma)
Diabetes
Eu sempre gostei de você, meu doce.
(Hélverton Baiano)
Alívio cômico
Ao constatar que a vida era uma piada, o Comediante desistiu da profissão para não trabalhar em tempo integral.
(José Fábio da Silva)
Woody Allen
Conheceu a estudante de sociologia em uma festa estranha com gente esquisita. Para puxar papo perguntou se ela gostava de Woody Allen. Recebeu cerveja na cara e foi chamado de machista. Uma pena, foi uma questão de sincronismo: dois anos antes ou dois anos depois seriam feitos um para o outro, assistindo “A Rosa Púrpura do Cairo” em um final preguiçoso de domingo.
(Roberta Ribeiro)
Duelo
Uma gota de suor escorre pelo rosto. Umas outras tantas pela cueca. “Nossa, a minha mulher vai me matar!”.
(Eliézer Cardoso)
Insistência
De tão torto, endireitou-se.
(Letícia Leão)
Lógica etílica
Tudo na vida é relativo. Só a vodka é Absolut.
(Cristiano Deveras)
Cipó
O cipó arrebentou-se: não cogitara um Tarzan fraturado.
(Joaquim de Azevedo)
Criar
Se fez a luz, e assim criou-se o dia e a morte.
(Marilia Penna)
Escuridão
Depois da luz, escuridão. Sem saber o que era, nunca saiu.
(Maria Abadia Leão)
Fonte dos desejos
Diziam que a fonte realizava desejos; nunca acreditei. Muitas vezes ridicularizei aquela credulidade ingênua. Um dia, passando diante da fonte, eu a desafiei: desejei que ela secasse… secou.
(Einstein Augusto)
Jogatina
Mesmo perdendo tudo nas apostas, sobrou a vontade de jogar mais.
(Leonardo Teixeira)
Vida
Finjo ser poeta para sobreviver no meio de tanta vida.
(Maristela Martins da Silva)
Os olhos de Borges
Certa vez Jorge Luis Borges, já inteiramente cego, me contratou para ir ao cinema com ele. Minha tarefa era descrever o filme — enquadramento, luz, performances — da forma mais fria e técnica possível, de modo que ele reprocessasse tudo por conta própria e cuidasse de sentir o que bem quisesse. Em um momento me excedi, dei meu parecer emocional em uma cena e ele, pétreo: “quero meus olhos. Não sua opinião”. Recebi o combinado, nos despedimos e nunca mais o vi.
(Nelson Moraes)
Brevidade
Na tempestade de verão, de fim de tarde, a areia branca se lavou por completa do vermelho âmbar que impregnava seus grãos. Molhado de chuva, de mãos vazias e com a satisfação em alta, joguei o corpo na correnteza do rio, lavei grosseiramente as mãos manchadas e caminhei sereno até o posto policial para denunciar o sequestro.
(Lauriane Santin)
Brilho nos olhos
Ela o olhava atenta e com brilho nos olhos enquanto ele falava. Estava em quase êxtase. É seu esposo? Não, é meu namorado.
(Elson de Souza Ribeiro)
Ingratidão
O poeta ressignificou até a inveja. A ingratidão o matou.
(Nel Anakim)
Harmonização
Ela esperou o marido em casa, sem grandes expectativas. Há dias não pensava como esposa. Abriu uma garrafa de Chardonnay que bebeu com demora. O homem chegou e tomou-lhe a taça da mão, bruto. Bebeu em pequenos goles o vinho envenenado, seco.
(Solemar Oliveira)
Luz
4:14. A luz da lua acorda aquela que anseia pela poesia.
(Mayara Stephane)
Pangloss
Frederico se encanta fácil. Voltou da fazenda esses dias e me disse de olhos esbugalhados: José, não é incrível? O ovo da galinha é feito do tamanho exato do espaço na caixinha! Não sobra nem falta. E o lombo do cavalo, criado no formato certo pra sela do cavaleiro? A criação é perfeita! Dizia essas coisas com tanta maravilha que eu, querendo responder, sentia-me como vilão de filme antigo. Então só confirmava: de fato, meu amigo. Algum arquiteto distraído, algum demiurgo de plantão fez nossos olhos na exata medida da nossa ilusão.
(José M. Umbelino Filho)
Jardim
No jardim, Gris olha. Esparrama o perfume. A cabeça-de-velho pinta.
(Flávia Lacerda)
Imarcescível
Em Veneza, até cocô era Beleza.
(Carlos Willian Leite)
Dia da toalha
Ele era nerd e não sabia nadar. Ela era mergulhadora de saltos ornamentais. Foram unidos pela toalha.
(Ademir Luiz)