Um dos eventos literários mais aguardados do ano, a Festa Literária Internacional de Paraty chega a sua 17ª edição. A Flip ocorre entre os dias 10 e 14 de julho e presta homenagem ao escritor e jornalista carioca Euclides da Cunha, autor de “Os Sertões”, um dos romances mais importantes da literatura brasileira. A programação oficial recebe 33 autores de dez nacionalidades diferentes para mesas temáticas, entrevistas e bate-papo com o público. Durante o evento, Paraty respira cultura e possibilita a abertura de outros eventos que não constam na programação oficial, mas que mantêm a essência cultural que a Flip propõe. A Revista Bula escolheu dez programações culturais gratuitas para o público aproveitar a off-Flip.
O SESC Caborê sediará um encontro entre o escritor português José Luís Peixoto e a jornalista espanhola Pilar Del Río, que preside atualmente a Fundação José Saramago. Peixoto é um dos escritores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea e foi elogiado pelo próprio Saramago como “um homem que sabe escrever e que vai ser o continuador dos grandes escritores’’. O bate-papo, mediado por Henrique Rodrigues, aborda a influência de Saramago na literatura mundial por meio das perspectivas contemporâneas.
Quando: 12/07 às 14h30
Onde: SESC Caborê, Rua Octávio Gama, 1709, Bairro Caborê
A Casa Paratodxs é um ponto de encontro de diversos nomes da literatura, música, mercado editorial e cinema com uma programação que inclui bate-papo, lançamentos, sarau e apresentações musicais. Este ano, a Casa Paratodxs homenageia Chico Buarque, vencedor do Prêmio Camões de Literatura de 2019 pelo conjunto de sua obra. As canções de Chico inspiraram os nomes das mesas temáticas da programação. Na mesa “Apesar de você”, por exemplo, haverá uma conversa sobre ditaduras com os escritores Henrique Schneider, que estará lançando o romance “Setenta”, Mário Magalhães e Ricardo Ramos Filho, mediada pela jornalista Jéssica Balbino.
A programação completa você encontra aqui
Quando: 11/07 — 14/07
Onde: Galeria Aecio Sarti — Rua Dr. Samuel Costa, 254
O “Pequeno Príncipe Preto” é uma adaptação para o teatro do clássico infantil que conta a história de um príncipe que percorre vários planetas com a missão de plantar as sementes da empatia, amor, respeito, coletividade, generosidade e aprendizado familiar. Com texto e direção do diretor e ator Rodrigo França, especialista em filosofia para crianças e pesquisas relacionadas à cultura negra, a peça traz diferentes linguagens que exalta a valorização da cultura negra e retrata o quanto é bonita a diversidade de cada povo.
Quando: 14/07 às 16h
Onde: SESC Caborê (Rua Octávio Gama, 1709, bairro Caborê — Paraty)
A Casa IMS organiza uma conversa sobre o autoritarismo com a historiadora e doutora em antropologia social Lilia Schwarcz. Seu último livro lançado, “Sobre o Autoristarismo”, entrou para a lista dos melhores livros de 2019 feita pela Revista Bula. A mediação é de Paulo Roberto Pires, editor da revista “Serrote”.
Quando: 12/07 às 15h
Onde: Casa IMS 2019 — Praça da Matriz, 6
Conhecida como Flipei, a Festa Literária Pirata das Editoras Independentes traz nomes como Glenn Greenwald, Marcelo Freixo, Gregório Duvivier e Tulio Gadelha para debater temas que envolvem literatura, cultura, democracia e política. Todas as mesas da Flipei ocorre num barco temático.
A programação completa você encontra aqui
Quando: 10/07 — 14/07
Onde: Barco Flipei — Rio Perequê-Açú (altura da Rua Josefina Gibrail Costa)
A escritora e expoente da literatura feminina no Brasil, Conceição Evaristo, participará de um debate sobre mulheres negras na produção do conhecimento. Evaristo também é mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense. Ao seu lado, também estarão presentes as jornalistas Neusa Maria Pereira e Bianca Santana.
Quando: 12/07 às 17h
Onde: Barco Flipei 2019 — Rio Perequê-Açú (altura da Rua Josefina Gibrail Costa)
O palco do SESC Santa Rita promove um Café Literário com a editora Bárbara Prince e o escritor Raphael Montes com o tema “A Literatura é Pop?’’ Com apenas 28 anos, Raphael é um dos expoentes de uma nova geração do gênero policial brasileiro e seus romances já foram traduzidos para 22 idiomas.
Quando: 12/07 às 14h
Onde: SESC Unidade Santa Rita — Rua Dona Geralda 15, Centro Histórico
Para celebrar os 80 anos que o cineasta Glauber Rocha comemoraria em 2019, será exibido “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, filme fundamental para levar a produção nacional a um novo patamar de reconhecimento. Antes da sessão de cinema, está programada uma curta apresentação performática da cantora, compositora e cineasta Ava Rocha, filha do cineasta.
Quando: 11/07 às 22h
Onde: Auditório da Praça de Paraty
Após um hiato de 2 anos, o Instituto Moreira Salles volta com a sua programação especial durante a Flip. Entre os destaques estão conversas com escritores e o lançamento de duas publicações: o livro “Sertões: Luz e Trevas”, da fotógrafa Maureen Bisilliat, e a 32ª edição da “Serrote”, revista de ensaios do IMS. Durante o evento ocorrerá a gravação de episódio especial do podcast A terra é redonda com o jornalista norte-americano David Wallace-Wells, produzido pela Rádio Novelo para a revista “Piauí” e apresentado pelo repórter Bernardo Esteves. Todos os eventos serão abertos ao público, gratuitos e sujeitos a lotação.
A programação completa você encontra aqui
Quando: 11/07 — 14/07
Onde: Praça da Matriz, número 6
O “Embarque na Poesia” receberá a poeta portuguesa Calí Boreaz para o lançamento de seu livro “Outono Azul a Sul”. Calí fará também uma performance solo que ilustra o roteiro poético do exílio contido em sua obra. Após o lançamento, o barco será palco de um sarau com poetas e músicos.
Quando: 13/07 Às 17h
Onde: Centro Histórico de Paraty (no barco Baía de Paraty, ancorado em frente à tenda dos autores)