Desde o início do século 20, a Itália se destacou como um dos países produtores de cinema. De lá, surgiram cineastas mundialmente reconhecidos, como Federico Fellini, Sergio Leone, Vittorio de Sica e Roberto Rossellini. Embora o país tenha sofrido um certo declínio na produção cinematográfica após os anos 1980, os italianos continuam criando filmes prestigiados. Alguns deles podem ser encontrados na Netflix, como o clássico “A Vida é Bela” (1998), de Roberto Benigni e Grigori Chukhrai; e o drama “Na Própria Pele: O Caso Stefani Cucchi” (2018), dirigido por Alessio Cremonini. Para ajudar os espectadores que apreciam o cinema italiano, a Revista Bula reuniu estes e outros títulos em uma lista com dez ótimas opções. Os filmes estão organizados de acordo com o ano de lançamento.
Inspirado na história bíblica, o filme apresenta Lazzaro, um garoto muito bondoso e inocente. Apesar de ser explorado pelos familiares, ele estava satisfeito com a vida simples do campo. No entanto, após uma tragédia, Lazzaro acorda no Século 21. O rumo de sua história muda e ele começa uma jornada para reencontrar sua família e viver como antigamente.
O filme narra o drama de Stefano Cucchi, um jovem agrimensor italiano que foi detido pela polícia, em 2009, acusado de posse ilegal de drogas. A semana que passou na prisão mudou para sempre o destino de Stefano e sua família. Em poucos dias, ele perdeu uma grande quantidade de peso e foi espancado. As investigações do caso revelaram um lado sombrio do sistema judicial italiano.
Guido é um técnico de informática que perde o emprego após a empresa declarar falência. Ele tenta trabalhar em outras áreas, mas não tem sorte e logo é demitido. Sem ter como pagar suas dívidas, ele é espancado por seus credores. Então, para se redimir, Guido se oferece para trabalhar com Franco, um agiota. Mas, ele percebe que está indo contra seus princípios morais e se arrepende da escolha que fez.
Por meio da tradição do “café suspenso”, este documentário conta a história de diferentes pessoas ao redor do mundo que possuem uma relação afetiva com o café. A tradição, que se originou em Nápoles, na Itália; consiste no hábito de comprar um café e deixar outro pago para alguém que não tenha condições financeiras. O “café suspenso” é considerado um gesto de gentileza e caridade.
Samuele é um adolescente italiano de 16 anos, que sonha em terminar seus estudos e tentar uma carreira como skatista nos Estados Unidos, seguindo os passos de seu grande ídolo, Tony Hawk. Mas, seus planos acabam frustrados quando ele fica sabendo que Alice, sua namorada, está grávida. Imaturo, Samuele não sabe como lidar com a notícia. O filme é baseado no livro “Slam”, escrito por Nick Hornby.
O documentário retrata a vida e a carreira de Franca Sozzani, editora-chefe da “Vogue” Itália por mais de 25 anos. Franca assumiu o cargo no final dos anos 1980 e iniciou uma revolução na moda. Evitando a estética convencional da época, ela misturou estilo, arte conceitual e fotografia para criar algumas das mais icônicas capas de revistas de moda. Franca morreu em 2016. A obra é dirigida pelo seu filho, Francesco Carrozzini.
Durante a 2ª Guerra Mundial, Herschel é um soldado da elite do exército alemão. Após um acidente, ele é abandonado pelas tropas soviéticas e vaga por uma mata até encontrar outro soldado, Dietwolf, que lhe conta como Hitler tem exterminado judeus. Dietwolf teme pela vida de sua mulher, Eleanor, que é judia. Quando Herschel volta para a Alemanha, vê Eleanor sendo morta pela polícia. Depois desse episódio, ele se questiona se a guerra realmente vale a pena.
Conhecido como Samurai, um gângster deseja transformar a orla de uma pequena cidade perto de Roma em uma nova Las Vegas, repleta de cassinos. Um político corrupto viciado em drogas e um poderoso cardeal estão ajudando o criminoso. Os chefes da máfia também concordam com o projeto, mas as gangues locais começam a brigar pelo poder, o que pode atrapalhar os planos de Samurai.
O presidente da Itália é obrigado a renunciar. Por deboche, os líderes de partido votam em Giuseppe Garibaldi, uma figura histórica, para assumir o cargo. Mas, como existe um homem no país com o mesmo nome, por lei ele é obrigado a se tornar presidente. Esse homem é um simples bibliotecário que se torna adorado pelos italianos, enfurecendo os políticos corruptos do país.
Durante a Segunda Guerra Mundial, na Itália, o judeu Guido e seu filho, Giosué, são levados para um campo de concentração nazista. Sua esposa, Dora, não é judia e se oferece voluntariamente para ir com sua família. Mas, Guido e Giosué acabam sendo separados de Dora. Para proteger seu filho do terror e da violência que os cercam, Guido faz o menino acreditar que eles estão participando de um jogo divertido e cheio de desafios.